A Guarda Municipal da Serra recebeu um chamado diferente dos habituais, na manhã desta sexta-feira (21), enquanto realizava o patrulhamento ostensivo na cidade.
O pedido de ajuda era da autônoma Shirley Moreira Santana, mãe da pequena Rúbia de oito meses, que engasgou enquanto tomava remédio para cólica. “Ela parou de respirar e começou a ficar muito vermelha”, descreveu.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
A autônoma contou à equipe da TV Vitória/ Record TV que, no desespero, pediu a ajuda do vizinho e eles seguiram de carro até uma unidade de saúde do bairro. No trajeto, encontraram uma viatura da Guarda Municipal da Serra.
Os guardas foram até a casa de Shirley e encontraram a neném muito avermelhada, engasgada, com dificuldades de respirar e sem esboçar reações.
Imediatamente a equipe iniciou o procedimento de manobra de Heimlich até que a criança recuperou o fôlego e chorou.
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar. “Foi uma situação tensa, mas graças a Deus ouvimos o choro da vida” disse Miranda.
Segundo informações de Shirley, a bebê engasgou na ingestão de um medicamento. Mãe e filha foram encaminhadas para UPA de Castelândia onde passaram por atendimento médico e passam bem.
*Com informações de Luana Damasceno da TV Vitória/ Record TV
LEIA TAMBÉM: Homem morre após ser atingido por seis tiros em Cariacica