Há alguns dias uma imagem inusitada circulou na internet indignando as pessoas. Uma mãe aparece sorridente com um bebê, com as sobrancelhas delineadas como um adulto.
Outras imagens de crianças sendo “adultizadas” por mães parecem cada vez mais comum. São recorrentes fotos de meninas vestidas como mulheres, com maquiagem, salto-alto, e até posando como adultos.
Segundo o psicólogo que é mestre em psicologia social e da personalidade, Antonio Elmo de Oliveira Martins essas atitudes não são saudáveis para mães e tão pouco para os bebês.
“As mães fazem das filhas objetos de desejo que elas tinham, e transferem para a criança uma vontade de ser mais notada. Isso causa um dano às crianças”, esclareceu Oliveira Martins.
O psicólogo acredita que o que está acontecendo é uma infantilização dessas mães. Para ele, são pais que não saíram do lugar de criança, frustrados, e por isso usam os filhos para retornar a infância. Na contra-mão disso estão as crianças que sofrem as conseqüências das ações dos pais.
“Elas deixam de ser criança, para ser uma coisa, um objeto, que serve para mostrar para o outro”, afirma o psicólogo.
Bebês de salto-alto
Uma empresa norte-americana Pee Wee Pumps criou modelos de sapatos de salto para crianças. Os sapatinhos são feitos de pano e o salto maleável. Mas a ideia não agradou algumas mães, que acharam o acessório exagerado.
No site da marca o sapatos são descritos como cópias dos scarpins da mamãe, só que em tamanho miniatura. Os modelos também tem nomes ousados como “Diva”, “Atrevida” e “Criança Selvagem”.
Em 2009, Suri Cruise, filha dos atores Katie Holmes e Tom Cruise, apareceu usando salto alto e também causou polêmica. Na época, a garotinha tinha apenas cinco anos e desfilava com sapatos de saltinhos. Mas os médicos ortopedistas reprovam o uso, já que as crianças estão em processo de crescimento com nervos e músculos ainda se formando.