Geral

‘Bem Gestar’ promove acompanhamento de futuras mamães em Presidente Kennedy

O programa, que atende mulheres de todas as idades, tem como intuito incentivar o pré-natal e o parto seguro de todas as grávidas do município, garantindo uma gestação saudável

O programa ‘Bem Gestar’ oferece palestras sobre temas relacionados à gravidez, com participação de profissionais da saúde Foto: ​Divulgação/Prefeitura

O acompanhamento a mulheres no período de gestação para promover acolhimento e apoio às gestantes é um dos objetivos do programa ‘Bem Gestar’, das secretarias de Assistência Social e de Saúde de Presidente Kennedy. Só neste ano, mais de 90 gestantes foram atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e equipes de Estratégia Saúde da Família.

Atualmente, o programa promove acompanhamento de 32 mulheres de diversas faixas etárias. Mensalmente são promovidos encontros, com palestras sobre temas relacionados ao período gestacional, com participação de profissionais como enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e dentistas. 

Segundo Verônica Ramos da Silva, psicóloga e uma das responsáveis pelo grupo, o acompanhamento dessas mulheres contribui para uma gestação de qualidade. “A mulher, durante o perídio de gestação, está vulnerável, exposta a múltiplas questões relacionadas à gravidez, vivenciando um período de adaptação familiar e social. O grupo de gestantes foi desenvolvido para oferecer apoio para as questões subjetivas que permeiam a gestação, bem como auxílio social através do através do acompanhamento da gestante e da família”, explica.

No oitavo mês de gestação, Iara Florindo dos Santos, de 28 anos, é assistida pelos grupos de apoio. Casada e prestes a dar à luz ao terceiro filho, ela conta que participa dos encontros do ‘Bem Gestar’ desde a primeira gestação. “Participar dessas reuniões me ajudou e ainda me ajuda muito. Com os encontros e oficinas eu aprendi coisas que consegui passar para a minha família e que me ajudaram muito durante o período de gestação. Com as equipes da saúde ficou ainda mais claro para mim a importância também de fazer todos os exames médicos. O pré-natal é o básico, né? Tem que fazer”, reforça.

Ao final do acompanhamento, as grávidas no oitavo mês que tiverem comprovadas ao menos cinco participações no grupo de apoio, recebem kits de atenção aos primeiros dias do bebê. Cada kit contém 22 itens, como fralda, lenços umedecidos, banheira, carrinho e roupas para o bebê. A previsão é de que sejam entregues cerca de 250 kits maternidades este ano. 

Meta

As grávidas no oitavo mês que tiverem comprovadas ao menos cinco participações no grupo, recebem kits de atenção Foto: ​Divulgação/Prefeitura

O acompanhamento realizado pela Secretaria de Saúde tem por objetivo incentivar o pré-natal e o parto seguro de todas as grávidas do município. As gestantes são acompanhadas mensalmente com consultas de enfermagem, nutrição, odontologia, ginecologia e clínico geral. São ofertados ainda exames laboratoriais e de imagem. Além do atendimento médico, em todas as unidades de saúde do município são criados grupos de gestantes, onde se desenvolvem diversas atividades.

“Fazer o pré-natal é importante pra garantir a qualidade de vida da mãe e do bebê durante a gestação. Para detectar possíveis doenças, como sífilis, hepatites e outras. Todos os exames são oferecidos, para que essas gestantes tenham um acompanhamento completo, participando de grupos e palestras com informações fundamentais”, completa a enfermeira coordenadora de Saúde da Mulher, Mariana Brito Santana.