Um grupo de manifestantes bloqueou, durante toda a manhã desta terça-feira (01), um trecho da BR 101, em São Mateus. O protesto ocorreu na altura do KM 63, no município próximo ao bairro Litorâneo. Segundo a Polícia Rodoviária Federal do Espírito Santo (PRF/ES), a pista ficou interditada nos dois sentidos.
De acordo com o internauta André Padrão, o protesto teve início às 07 horas e pneus foram queimados na pista. O grupo reclama da falta de água e transporte para moradores beneficiários do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. Segundo André, por se tratar de uma comunidade nova, faltam alguns serviços para a população.
Segundo a PRF, o congestionamento chegou a aproximadamente 3km nos dois sentidos da BR 101, e a manifestação foi encerrada por volta do meio dia.
Durante a tarde, a Prefeitura de São Mateus informou em nota que o segundo poço artesiano está sendo licitado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto. O primeiro poço (perfurado antes das famílias mudarem para lá) não atendeu à demanda, principalmente devido à crise hídrica, que fez diminuir a vazão. A licitação ocorre dia 16 e o a perfuração deve iniciar dia 18. Mas enquanto isso, o bairro está sendo atendido diariamente com três caminhões-pipa.
Sobre o transporte escolar, a prefeitura disse que os motoristas estão sendo contratados através de concurso público, iniciado no ano passado.