Geral

Biden decreta sanções por reconhecimento de independência de separatistas ucranianos

O presidente dos Estados Unidos assinou nesta segunda-feira, 21, uma ordem executiva em virtude do reconhecimento de independência das regiões separatistas de Donetsk e Luhansk como independentes pela Rússia. Segundo o documento, ficam proibidos novos investimento nas chamadas regiões do Leste da Ucrânia e a importação para os Estados Unidos, direta ou indiretamente, de quaisquer bens, serviços ou tecnologia das áreas abrangidas.

Além disso, qualquer aprovação, financiamento, facilitação ou garantia por americanos nas regiões serão limitadas, aponta o documento. Os bens que estejam nos Estados Unidos das pessoas que violarem as sanções são bloqueados e não podem ser transferidos, afirma a ordem.

As ações ocorrem após o governo “constatar que o suposto reconhecimento da Federação Russa das regiões da Ucrânia denominada República Popular de Donetsk (DNR, na sigla em inglês) ou República Popular de Luhansk (LNR, na sigla em inglês) contradiz os compromissos da Rússia sob os acordos de Minsk e ameaça ainda mais a paz, a estabilidade, a soberania e a integridade territorial da Ucrânia” Segundo o comunicado, a ação constitui uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional e à política externa dos Estados Unidos.