Geral

Bilhete Único: nova fase do sistema vai habilitar cartões da Sanremo e dos 'verdinhos'

Entre os meses de maio e junho deste ano, os usuários do Transcol tiveram que apresentar o cartão nos dois validadores

Foto: Divulgação

A implantação do Bilhete Único Metropolitano está prestes a iniciar uma nova fase na Grande Vitória. Depois da habilitação dos cartões de usuários do Sistema Transcol, passageiros dos coletivos municipais de Vitória e Vila Velha também vão passar pelo período de atualização dos cartões.

Os detalhes da nova fase serão anunciadas nesta terça-feira (16) pela Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) e pelas Secretarias municipais de Transporte de Vitória e de Vila Velha realizam. Nesta fase, haverá a migração dos cartões de usuários dos sistemas municipais da Sanremo, em Vila Velha, e dos “verdinhos”, na capital.

Transcol

Entre os meses de maio e junho deste ano, os usuários do Transcol tiveram que apresentar o cartão nos dois validadores. Primeiro no antigo (azul), depois no novo (vermelho). A medida fez parte da primeira fase do Bilhete Único Metropolitano do Sistema Transcol e aconteceu para que o novo sistema reconhecesse os dados do validador antigo e que não houvesse necessidade de fazer a troca dos cartões.

Na época de implantação da primeira fase, o secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, afirmou que a ideia é integrar todas as modalidades de transporte público metropolitano. “Qualquer sistema hoje com Bilhete Único Metropolitano vai ter que aceitar o novo bilhete único. Então, quando vier o Aquaviário vai estar previsto que tem que aceitar o mesmo sistema de bilhetagem. Nós estamos conversando com os sistemas de bicicletas municipais, que possa ser integrado ao Bilhete Único Metropolitano. É um processo de integração dos sistemas de transportes. Isso é o que a gente tem de mais moderno em mobilidade no mundo hoje: você ter um único cartão que você possa fazer todo o pagamento de sua viagem”, frisou.