Geral

Bilhete Único: usuários tem até esta terça-feira para atualizar cartão do Transcol

Desde o dia 11 de maio, o Sistema Transcol realiza o processo de migração do atual sistema de bilhetagem eletrônica para um novo, o que vai permitir a implantação do Bilhete Único Metropolitano.

Foto: Folha Vitória

Os usuários do sistema Transcol da Grande Vitória têm até a próxima terça-feira (11) para atualizar o cartão que usa para o pagamento das passagens. Quem ainda não apresentou o cartão nos validadores instalados nos coletivos, deve se apressar. Após o prazo, quem não estiver atualizado precisará ir a um dos pontos de atendimento para fazer a transferência de dados.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo da Grande Vitória (GVBus), cerca de 20% dos cartões ativos ainda não foram atualizados. Desde o dia 11 de maio, o Sistema Transcol realiza o processo de migração do atual sistema de bilhetagem eletrônica para um novo, o que vai permitir a implantação do Bilhete Único Metropolitano.

Para reconfigurar o cartão e atualizá-lo, o usuário precisa apresentar o cartão, gratuidade ou não, nos dois validadores. Primeiro, deve apresentar o cartão no validador azul, o atual. Após ouvir o sinal sonoro, deve apresentá-lo no validador vermelho, o novo, até aparecer a mensagem “catraca liberada”.

Esse procedimento deve ser feito todas as vezes que o passageiro embarcar nos ônibus do Transcol, no Seletivo ou nos Terminais. Fazer este processo ao embarcar em dois dias diferentes (seguidos ou não) já é suficiente para completar a atualização.

Atualização depois do prazo

Após a retirada dos validadores azuis, os cartões que não forem atualizados não vão funcionar nos validadores novos. Neste caso, usuários com cartões não atualizados devem procurar os postos de atendimento do GVBus. O mesmo precisa ser feito pelos usuários cujo o cartão apresentou o erro “transação incompleta” durante o procedimento nos coletivos.

Os passageiros que possuem cartões de gratuidade (Idoso, Passe Livre, PCD, Escolar Gratuito e Comprovação de Renda), devem se dirigir a um desses postos de atendimento: Central Faça-Fácil (Cariacica), Terminais Vila Velha e Laranjeiras, e Loja Central (na Reta da Penha, em Vitória).

Já quem tem cartões Vale-transporte, Passe Fácil e Escolar 50% devem procurar apenas o pós-venda da Loja Central, na Avenida Nossa Senhora da Penha, 699, Ed. Century Tower, Torre B, lojas 8 e 9, Praia do Canto, em Vitória (ao lado da Caixa Econômica Federal da Reta da Penha).