Geral

Bióloga atacada por onça em zoológico no ES tem pulmão perfurado e passa por cirurgia

Ataque de onça-pintada aconteceu na manhã de sexta-feira (23) no Zoopark da Montanha, em Marechal Floriano, região Serrana do Espírito Santo

Foto: Suellen Araujo/TV Vitória

Bióloga de 24 anos atacada por uma onça nesta sexta-feira (23), no Zoopark da Montanha, em Marechal Floriano, continua internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (Heue), o antigo São Lucas, em Vitória.

A mulher teve duas perfurações nas costas, uma perfuração no pulmão e um grande corte na cabeça. Ela chegou no Heue em estado de choque, extremamente abalada e não conseguia respirar. Por isso, teve que passar por uma cirurgia.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Segundo informações da equipe médica, a cirurgia foi um sucesso e ela não tem risco de morrer. O estado de saúde da bióloga é estável e o único risco até o momento é de uma infecção. Por isso, ela continuará sendo monitorada na UTI.

Bióloga entrou na jaula achando que onça estava sedada

A equipe de reportagem da TV Vitória/Record TV entrou em contato com a proprietária do zoológico para saber como aconteceu o ataque, mas a mulher respondeu apenas que a vítima está bem e que não teve ferimentos graves.

Os acompanhantes da bióloga no hospital também foram procurados pela equipe, mas não foram encontrados. Já o zoológico disse que vai se posicionar em um momento oportuno.

LEIA TAMBÉM: Após casos de contaminações, tutores de cães evitam petiscos industrializados

Segundo informações de quem estava no local e não quis se identificar, o ataque aconteceu no momento de alimentar os animais. A bióloga imaginou que a onça já estaria sedada. 

Por isso, ela chegou na área de manejo dos animais e foi atacada. Enfermeiros contaram à equipe que a marca da mordida mede 20 centímetros.

Zoológico é o único em funcionamento no Espírito Santo

O zoológico fica a 55 quilômetros da capital capixaba e foi inaugurado em 2012 após a liberação de funcionamento pelo Ibama. É o único do Estado. O local abriga mais de 700 animais de diferentes espécies e conta com o trabalho de mais de 20 funcionários e voluntários.

Um comunicado nas redes sociais do zoológico informou que o local está fechado para visitação desde o dia 2 de setembro deste ano.

LEIA TAMBÉM: VÍDEOS | Novo incêndio atinge Parque Paulo César Vinha, em Guarapari; fumaça chega a Vitória

A onça é o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão, e o maior do continente americano. O animal tem uma mordida que costuma variar de 1350 a 200 psi, equivalente a 270 kg. A força dela é o suficiente para perfurar o couro do jacaré e o casco de uma tartaruga.

A equipe da TV Vitória/RecordTV esteve no local em novembro de 2019 e mostrou as três onças-pintadas, que faziam parte dos animais mantidos pela empresa: a mãe Tupã que tinha tido dois filhotes: Rudá e Porã.

Zoopark faz declaração sobre o caso

Em nota, o Zoopark da Montanha confirmou o incidente na área de manejo do zoológico e disse que “agiu de forma imediata na prestação do socorro da pessoa envolvida”, que a bióloga estava fora de perigo e que a instituição estava prestando a assistência necessária.

A equipe de reportagem tentou entrar em contato novamente na manhã deste sábado (24) com os proprietários do zoológico para saber atualizações sobre o incidente, mas somente um deles respondeu. 

Ele reafirmou que a empresa só se posicionará no momento oportuno e com informações mais precisas do ocorrido.

Confira nota do Zoopark na íntegra:

“O Zoopark da Montanha informa que, na manhã desta sexta-feira (23), houve um incidente na área de manejo envolvendo uma onça-pintada. O Zooparque agiu de forma imediata na prestação do socorro da pessoa envolvida, que encontra-se consciente e fora de perigo. O parque está prestando toda a assistência necessária. A onça não sofreu ferimentos e está em segurança”. 

Zoológico será vistoriado pelo Iema na próxima semana

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) informa que, mesmo não tendo sido comunicado pelo zoológico oficialmente do incidente até o momento, enviará uma equipe para vistoriar o local na próxima semana.

A Prefeitura de Marechal Floriano também foi procurada para saber se haverá também fiscalização, mas não atendeu as ligações e nem respondeu às mensagens. Quando a resposta for enviada, a matéria será atualizada. 

*Com informações da repórter Marla Bermudes, da TV Vitória/Record TV