A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, conheceu, nesta quinta-feira (11), o nome do novo bispo. Dom Luiz Fernando Lisboa ocupará o cargo, vago desde que Dom Dario Campos foi nomeado arcebispo da Arquidiocese de Vitória, em 7 de novembro de 2018. Desde então, a diocese estava sob os cuidados pastorais do padre Walter Luiz Barbiero Milaneze Altoé.
O bispo diocesano de Cachoeiro foi nomeado pelo Papa Francisco. Embora sendo brasileiro, nascido em Valença, no Rio de Janeiro, Dom Luiz Fernando era, até quarta-feira (10), bispo da diocese de Pemba, em Moçambique, na África, onde tomou posse em junho de 2013.
Dom Luiz Fernando Lisboa nasceu em 23 de dezembro de 1955. Completou os estudos de Filosofia, em Curitiba, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1977-1980), e de Teologia no Instituto Teológico São Paulo-ITESP (1980-1984). Especializou-se em Missiologia e em Liturgia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção em São Paulo.
Em 23 de janeiro de 1977, fez a profissão religiosa na Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas). Em 10 de dezembro de 1983, foi ordenado sacerdote. Dentro da Congregação no Brasil, desempenhou os seguintes cargos: diretor do Seminário Menor e dos estudantes de Teologia, vigário paroquial, pároco, superior local, ecônomo, vice-mestre de noviços e assessor para a formação.
Em 2001, foi enviado como missionário para a Diocese de Pemba, em Moçambique, na qual desempenhou o seu ministério como vigário paroquial, pároco e formador no Seminário Passionista. Voltou para o Brasil em 2010, e no ano seguinte foi nomeado pároco de Santa Teresinha de Lisieux, em Colombo, na Arquidiocese de Curitiba.
Em 12 de junho de 2013, foi nomeado Bispo de Pemba, em Moçambique, e recebeu a ordenação episcopal em 24 de agosto do mesmo ano. Em 2018, foi secretário-geral da Conferência Episcopal de Moçambique e coordenador do Departamento Social da mesma conferência.
Em comunicado, a Arquidiocese de Vitória afirmou que o acolhe e deseja uma missão frutuosa nas terras capixabas, muitas alegrias e paz.
*Com informações do Vatican News e da Arquidiocese de Vitória