Dois blocos de Carnaval ocuparam as ruas de Vitória no último final de semana sem autorização da prefeitura do município. Os organizadores poderão ser punidos com multas de até R$ 10 mil.
Além do som alto e da interdição de vias sem autorização, há ainda o fato dos blocos terem colocado em risco a integridade física das pessoas, já que não havia planejamento de segurança para o evento irregular.
Praia do Canto
O bloco “Encontro das Sereias” não fez solicitação à Comissão de Avaliação dos Desfiles de Blocos. Tudo foi planejado pelas redes sociais. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) encaminhou um ofício para a Polícia Civil para que os organizadores sejam identificados e recebam as punições cabíveis.
O bloco ocupou toda a área conhecida como Triângulo das Bermudas, no último sábado (16). Estima-se que cerca de 10 mil pessoas tenham participado do evento.
Equipes da Guarda Municipal de Vitória estiveram no local impedindo a entrada de um minitrio elétrico e também fez barreira nos acessos ao local para amenizar os problemas. “Aquele local não é adequado para a realização de um evento de grande porte como esse bloco. A chance de haver confusão é grande e, até mesmo se for necessário prestar socorro a alguém, fica complicado. Por isso, a Prefeitura não autorizaria a realização da festa no local. Tomaremos todas as medidas punitivas. As regras são necessárias para garantir a segurança dos foliões e dos moradores da região”, afirmou o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira.
Beira-Mar
Outro bloco que receberá punição é o “Peladas de Jesus de Nazareth”. Nesse caso, os organizadores chegaram a pedir autorização à comissão, mas houve uma negativa por conta do trajeto que o grupo pretendia fazer, considerado inadequado.
Mesmo com a proibição, os integrantes foram às ruas e chegaram a fechar duas vias da avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, a Beira-Mar, no último domingo (17).
Os organizadores do bloco serão multados pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec); pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), por fechamento irregular de via pública; e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), pela utilização de carro de som. O valor total das multas pode ultrapassar R$ 10 mil.
Fim do prazo
O prazo para inscrição dos blocos de rua terminou em janeiro. A comissão que analisou os pedidos é formada por representantes da Polícia Militar, das secretarias de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), Cultura (Semc), Meio Ambiente (Semmam), Segurança Urbana (Semsu) e Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), além de um representante dos blocos e um membro do Conselho Municipal de Cultura. Também é convidado um representante do Ministério Público.
Os membros levaram em consideração dia, horário, local e duração, sempre priorizando dois desfiles por dia, em regiões administrativas diferentes.
Confira a lista de blocos autorizados que vão desfilar até o dia 17 de março:
FEVEREIRO
Véia é a Mãe – Dia 26 (terça-feira), das 16 às 20 horas – Avenida Dante Micheline – Saída: SOE de Jardim da Penha
Pela Donas do Centro – Dia 27 (quarta-feira), das 16 às 22 horas – Centro de Vitória – Saída: rua Sete
Bloquete Nós, Eva e Adão – Dia 28 (quinta-feira), das 14 às 19 horas – Centro de Vitória – Saída: praça Ubaldo Ramalhete
MARÇO
Bloco da Oficina – Dia 2 (sábado), das 13 às 18 horas – Centro de Vitória – Saída: rua Filomeno Ribeiro
Regionalzinho da Nair – Dia 2 (sábado), das 15 às 19 horas – Parque Moscoso
Bloco Bleque: no Samba – Dia 2 (sábado), das 15 às 19 horas – Centro de Vitória – Saída: avenida Jerônimo Monteiro (na altura dos Correios)
Afro Kizomba – Dia 2 (sábado), das 13 às 19 horas – Centro de Vitória – saída: em frente ao Mucane
Bloco Carnavalesco da Comunidade de Goiabeiras – Dia 2 (sábado), das 11 às 18 horas – Goiabeiras – Saída: rua Leopoldo Gomes Salles
Regional da Nair – Dia 3 (domingo), das 9 às 15 horas – Centro de Vitória – Saída: em frente ao galpão do Porto de Vitória
Puta Bloco – Dia 3 (domingo), das 14 às 19 horas – Centro de Vitória – Saída: avenida Jerônimo Monteiro (na altura dos Correios)
Tô Baby – Dia 3 (domingo), das 16 às 20 horas – Jardim Camburi – Saída: rua Carlos Lindenberg
Bloco Bekoo das Pretas – Dia 4 (segunda), das 8 às 12 horas – Centro de Vitória – Saída: em frente ao galpão do Porto de Vitória (avenida Beira-Mar)
Bloco do Chifrudo – Dia 4 (segunda), das 17 às 21 horas – Centro de Vitória – Saída: rua do Rosário
Batuqdellas – Dia 4 (segunda), das 14 às 18 horas – Centro de Vitória – Saída: rua Maria Saraiva (Bar da Zilda)
O Vira Bloco – Dia 5 (terça-feira), das 14 às 18 horas – Centro de Vitória – Saída: avenida Jerônimo Monteiro (na altura dos Correios)
Amigos da Onça – Dia 5 (terça-feira), das 14 às 20 horas – Centro de Vitória – Saída: Barão de Monjardim (Bica da Capixaba)
Piranha vs Machões – Dia 5 (terça-feira), das 13 às 21 horas – Jabour – Saída: rua Professora Odila Simões
Bloco dos Trouxas – Dia 9 (sábado), das 15 às 19 horas – Centro de Vitória – Saída: praça Costa Pereira
Bloco Kustelão – Dia 9 (sábado), das 13h30 às 19 horas – Jardim Camburi – Saída: avenida Osvaldo Horta
Bloco Reciclagem – Dia 9 (sábado), das 16 às 21 horas – Caratoíra – Saída: praça Antônio Trajano dos Santos
Prakabá – Dia 10 (domingo), das 15 às 20 horas – Centro de Vitória – Saída: rua Maria Saraiva
Te Pego lá Fora – Dia 10 (domingo), das 13 às 18 horas – Jardim Camburi – Saída: rua Ranulpho Barbosa dos Santos
Bloco da Pelada – Dia 10 (domingo), das 15 às 19 horas – Nova Palestina – Saída: rua do Pedestre
Bloco das Piranhas – Dia 10 (domingo), das 16 às 20 horas – Gurigica – Saída: Rua José Barroso
Eu Quero Ela – Dia 10 (domingo), das 14 às 20 horas – Bonfim – Saída: Rua Hermínio Blackman
Bloco Seis a Um – Dia 16 (sábado), das 13 às 18 horas – Resistência – Saída: rua Santa Rita de Cassia
Bloco Vem pra Muquecada – Dia 16 (sábado), das 14 às 18 horas – Enseada do Suá – Saída: Rua João Batista Parra
Bloco Pindura Aí – Dia 17 (domingo), das 12 às 19 horas – Santos Dumont – Saída: rua Balbina dos Santos
Bloco Jaburu Folia – Dia 17 (domingo), das 13 às 19 horas – Jaburu – Saída: Mirante do Jaburu