Ensino on-line: 6 dicas para engajar os alunos durante as aulas

Ensino on-line
Compartilhe esta notícia

Em algumas regiões do Brasil, as aulas presenciais já voltaram, mas por conta da pandemia da Covid-19, o ensino remoto ainda é algo extremamente necessário. Essa transição da aula presencial para a aula digital foi uma grande mudança para os professores, que se viram obrigados a capturar a atenção de estudantes à distância e por meio de pequenas câmeras. O professor Guilherme Vargas, com mais de cinco anos de experiência em aulas à distância, tem compartilhado nos webinars da Wacom diversas dicas para ajudar profissionais da educação a aprimorarem o ensino on-line.

Inspirado por suas experiências pessoais, Vargas decidiu se tornar professor para compartilhar o conhecimento com estudantes que não têm oportunidades para entrar em uma faculdade. Sendo assim, fundou o Química em Fococanal no YouTube, portal de videoaulas especializadas em Enem. Confira 6 dicas para engajar o aluno no ensino on-line:

  1. Objetividade;
  2. Dinâmica;
  3. Preparar a aula com antecedência;
  4. Entonação de voz;
  5. Tempo;
  6. Exercícios em aula.

Objetividade

A primeira coisa é que o professor tem que ter de forma clara é o assunto que ele vai trabalhar naquela aula. No ensino on-line, não dá para analisar se todos os alunos estão focados da mesma forma que no ensino presencial. Por isso, é importante focar no assunto do dia e ser objetivo.

Dinâmica

Em aulas remotas, é sempre importante que o educador evite trabalhar somente com apresentação em slides ou apenas com um quadro digital. Dessa forma o professor pode aproveitar esse formato digital para intercalar com mais imagens ou um vídeo. De repente, dá para abrir uma reportagem e ler junto com os alunos. Essa dinâmica de conteúdo enriquece a aula e engaja a atenção da turma.

Preparar a aula com antecedência

Independente de usar um quadro ou uma mesa digitalizadora, o professor deve sempre se preparar com antecedência e deixar uma “espinha dorsal” do conteúdo que irá ensinar já pronta. Pois isso vai otimizar muito o tempo durante uma aula ao vivo, ajudar os estudantes com o tema do dia e ainda torna a experiência mais objetiva.

Entonação de voz

Alguns professores tiveram certas dificuldades com volume por estarem “sozinhos” em uma sala na hora de gravar a aula. É necessária muita atenção à entonação da voz durante o ensino à distância. Tem que tomar cuidado para não ficar gritando e parecendo um louco, da mesma forma que não é legal falar pausadamente porque isso vai desgastar e cansar o aluno.

Junto com a voz, os gestos em frente à câmera também auxiliam a manter o foco do aluno ligado na aula, seja se movimentando ou gesticulando com as mãos, por exemplo.

Tempo

Se for possível, o educador tem que priorizar aulas curtas para facilitar a aprendizagem. Portanto, se eu tenho 40 minutos para trabalhar determinado assunto, em vez de fazer um vídeo de 40 minutos, faço oito vídeos de cinco minutos. Essas “pílulas” de conteúdo irão facilitar para o aluno, que nem vai perceber que ficou 40 minutos atrelado ao conteúdo.

Exercícios em aula

Principalmente em aulas ao vivo, os exercícios realizados em aula junto com os alunos, auxiliam muito a fixar o conteúdo e entender o que o professor estava explicando. Na sala de aula é muito mais fácil o aluno chamar o professor em um canto para sanar alguma dúvida. No ensino remoto, é importante sempre pausar a aula para checar se alguém tem alguma dúvida. Fazer um exercício com os alunos é outro momento importante para o professor mostrar como o conteúdo é cobrado nas provas.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Um comentário em “Ensino on-line: 6 dicas para engajar os alunos durante as aulas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *