Em algumas regiões do Brasil, as aulas presenciais já voltaram, mas por conta da pandemia da Covid-19, o ensino remoto ainda é algo extremamente necessário. Essa transição da aula presencial para a aula digital foi uma grande mudança para os professores, que se viram obrigados a capturar a atenção de estudantes à distância e por meio de pequenas câmeras. O professor Guilherme Vargas, com mais de cinco anos de experiência em aulas à distância, tem compartilhado nos webinars da Wacom diversas dicas para ajudar profissionais da educação a aprimorarem o ensino on-line.
Inspirado por suas experiências pessoais, Vargas decidiu se tornar professor para compartilhar o conhecimento com estudantes que não têm oportunidades para entrar em uma faculdade. Sendo assim, fundou o Química em Foco, canal no YouTube, portal de videoaulas especializadas em Enem. Confira 6 dicas para engajar o aluno no ensino on-line:
- Objetividade;
- Dinâmica;
- Preparar a aula com antecedência;
- Entonação de voz;
- Tempo;
- Exercícios em aula.
Objetividade
A primeira coisa é que o professor tem que ter de forma clara é o assunto que ele vai trabalhar naquela aula. No ensino on-line, não dá para analisar se todos os alunos estão focados da mesma forma que no ensino presencial. Por isso, é importante focar no assunto do dia e ser objetivo.
Dinâmica
Em aulas remotas, é sempre importante que o educador evite trabalhar somente com apresentação em slides ou apenas com um quadro digital. Dessa forma o professor pode aproveitar esse formato digital para intercalar com mais imagens ou um vídeo. De repente, dá para abrir uma reportagem e ler junto com os alunos. Essa dinâmica de conteúdo enriquece a aula e engaja a atenção da turma.
Preparar a aula com antecedência
Independente de usar um quadro ou uma mesa digitalizadora, o professor deve sempre se preparar com antecedência e deixar uma “espinha dorsal” do conteúdo que irá ensinar já pronta. Pois isso vai otimizar muito o tempo durante uma aula ao vivo, ajudar os estudantes com o tema do dia e ainda torna a experiência mais objetiva.
Entonação de voz
Alguns professores tiveram certas dificuldades com volume por estarem “sozinhos” em uma sala na hora de gravar a aula. É necessária muita atenção à entonação da voz durante o ensino à distância. Tem que tomar cuidado para não ficar gritando e parecendo um louco, da mesma forma que não é legal falar pausadamente porque isso vai desgastar e cansar o aluno.
Junto com a voz, os gestos em frente à câmera também auxiliam a manter o foco do aluno ligado na aula, seja se movimentando ou gesticulando com as mãos, por exemplo.
Tempo
Se for possível, o educador tem que priorizar aulas curtas para facilitar a aprendizagem. Portanto, se eu tenho 40 minutos para trabalhar determinado assunto, em vez de fazer um vídeo de 40 minutos, faço oito vídeos de cinco minutos. Essas “pílulas” de conteúdo irão facilitar para o aluno, que nem vai perceber que ficou 40 minutos atrelado ao conteúdo.
Exercícios em aula
Principalmente em aulas ao vivo, os exercícios realizados em aula junto com os alunos, auxiliam muito a fixar o conteúdo e entender o que o professor estava explicando. Na sala de aula é muito mais fácil o aluno chamar o professor em um canto para sanar alguma dúvida. No ensino remoto, é importante sempre pausar a aula para checar se alguém tem alguma dúvida. Fazer um exercício com os alunos é outro momento importante para o professor mostrar como o conteúdo é cobrado nas provas.
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Aqui é a Valdirene Cristina, eu gostei muito do seu artigo
tem muito conteúdo de valor parabéns.