O lado “sombrio” das telas para as crianças e o impacto negativo na aprendizagem

Impacto negativo aprendizagem
Compartilhe esta notícia

As telas têm cada vez mais feito parte de nossas vidas, e da vida das crianças também. Elas são ótimas ferramentas para facilitar nosso cotidiano, nos entreter, mas no que diz respeito aos pequenos, é preciso ter algumas responsabilidades enquanto pais ou educadores no uso excessivo e ao horário de uso, pois elas podem ter um impacto negativo na aprendizagem

Uma das preocupações que falaremos neste artigo é em relação ao horário noturno. Pois há uma quantidade crescente de crianças que acabam se alongando à noite com as telas, antes de dormir e isso pode ser preocupante. Isso porque impacta de forma negativa, ainda mais na questão da aprendizagem.

Uma criança que utiliza o celular, o notebook ou qualquer outra tela até uma hora antes de dormir pode ter seu sono prejudicado. Há vários efeitos negativos para falarmos, mas vamos nos concentrar aqui nos três mais frequentes.

Estimulação

O primeiro deles é a estimulação. Durante o uso, o cérebro fica em total atividade, atento a tudo o que acontece ali, na telinha. Isso pode causar uma perturbação mental pelo excesso de estimulação antes do descanso merecido do cérebro. O mais afetado aqui será a qualidade do sono, que irá sofrer complicações e, por consequência, prejuízos no desempenho da criança no dia seguinte.

Luz dos aparelhos

A luz azul dos aparelhos é nossa segunda preocupação. Além das questões de saúde oftalmológicas que podem sofrer com a exposição a esse tipo de estímulo, elas têm um efeito físico: suprimem os níveis de melatonina e atrasam o estado de sono, fazendo com que haja um impacto no ciclo do dormir da criança.

Tentação

Por fim, há a tentação. Pois as telas são muito atrativas e podem levar a criança a aumentar o período de exposição, levando, inclusive, a uma dependência nociva. No caso do sono, a tentação é ficar mais tempo acordada, entretida em jogos, conversando com os amigos.

Outro ponto a considerar aqui, nessa parte, é o cuidado de não deixar o aparelho ligado próximo à criança que dorme ou ter o zelo de desligá-lo para dormir, pois as notificações podem ser perturbadoras para o sono.

Todos esses fatores citados impactam diretamente a qualidade do sono da criança. O dormir é o que a ajuda a preservar sua atenção e o sonhar é o apoio para consolidar as memórias do dia. Portanto, sem o ciclo bem preservado, protegido, a criança começará a ter maior dificuldade na atenção da aula e dos comandos dos adultos, além de lapsos de memória consideráveis para a faixa etária delas.

Como você pode perceber, realmente é algo com o que nos preocupar, como responsáveis pela criança, sejam pais, na criação para um desenvolvimento mais saudável, sejam professores, na orientação para que não ocorra um impacto negativo na aprendizagem.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

*artigo escrito por Janaína Spolidorio, formada em Letras, com pós-graduação em consciência fonológica e tecnologias aplicadas à educação e MBA em Marketing Digital. Ela atua no segmento educacional há mais de 20 anos e atualmente desenvolve materiais pedagógicos digitais que complementam o ensino dos professores em sala de aula, proporcionando uma melhor aprendizagem por parte dos alunos e atua como influenciadora digital na formação dos profissionais ligados à área de educação.

2 Respostas para “O lado “sombrio” das telas para as crianças e o impacto negativo na aprendizagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *