O distanciamento social por causa da pandemia tem motivado muitas pessoas a dedicar parte do tempo na busca por qualificação ou aquisição de novas habilidades. Dessa forma, a praticidade de poder estudar a partir de qualquer lugar fez com que os cursos online se tornassem a alternativa preferida de quem quer colocar em dia o aprendizado sem precisar sair de casa. A busca por cursos de idiomas, mais especificamente o inglês no formato online, está sempre em alta e, nesse novo cenário, não é diferente.
Mas quem se propõe a fazer um curso de inglês online precisa de uma boa dose de organização e disciplina, a fim de garantir que o aprendizado seja eficiente. A supervisora acadêmica de e-learning da Alumni, Ana Beatriz Fernandes Reis, elenca algumas dicas de como tirar o melhor proveito de um curso de inglês online.
4 dicas de como tirar melhor proveito de um curso de inglês online
- Escolher o formato que melhor se adeque ao perfil do aluno;
- Criar rotina e ter regularidade;
- Praticar, praticar e praticar;
- Perder a vergonha.
Escolha o formato do curso de inglês online que melhor se adeque ao perfil do aluno
Existem dois formatos de curso de inglês online: com aulas pré-gravadas e ao vivo. Por isso, é muito importante avaliar atentamente cada um e verificar qual deles melhor se encaixa a sua rotina e seu perfil.
Ana Beatriz explica que os cursos com aulas gravadas seguem um roteiro fixo. Isso significa que o conteúdo será dado em um ritmo pré-determinado, independentemente do rendimento do aluno. Já em um curso com aulas ao vivo, o professor consegue observar o retorno das respostas do aluno. E, se necessário, consegue fazer adaptações em tempo real de acordo com as necessidades do estudante.
Outra diferença é em relação ao horário. Em um curso pré-gravado, o aluno pode assistir as aulas a qualquer momento. Mas na modalidade ao vivo, elas ocorrem sempre nos mesmos dias e horários.
“Independentemente da modalidade, é essencial que o aluno crie uma rotina de estudos e escolha um horário que não coincida com outros compromissos para que possa estar com a atenção inteiramente voltada para a atividade”, aconselha Ana Beatriz.
Criar rotina e ter regularidade
Ter uma rotina de estudos, de acordo com Ana Beatriz, é muito importante para adquirir consistência na prática. Ao se organizar para estudar respeitando a sua realidade, mesmo que sobre apenas poucos minutos por dia, é muito vantajoso para ajudar na memorização e consolidação do conteúdo.
“Muitas vezes, o aluno tem dificuldade para se organizar e fazer as tarefas extraclasse. Ele opta por fazer sessões de estudos mais longas e esporádicas, na tentativa de recuperar o tempo perdido. No entanto, é melhor estudar por 10 minutos todos os dias do que fazer sessões de três horas a cada 15 dias”, afirma.
Praticar, praticar e praticar
Qualquer oportunidade que o aluno tenha de praticar a língua contribui para o seu aprendizado. Entretanto, começar por conteúdos pelos quais tenha mais interesse e já esteja familiarizado pode ser um incentivo extra.
“Para treinar a leitura, por exemplo, se a pessoa costuma ler sobre jogos em português, pode procurar por materiais em inglês sobre o assunto ou então ler um livro que já tenha lido em nosso idioma, agora na língua inglesa,” recomenda.
A escuta e a fala, que costumam ser mais desafiadoras que a leitura e escrita, também são habilidades que podem ser aprimoradas com a prática. “A dificuldade em relação a essas habilidades está no fato de elas acontecerem em tempo real, sem que haja muito espaço para pensar e processar a informação. No entanto, elas podem ser desenvolvidas e, quanto mais praticamos, mais fácil se torna”, tranquiliza Ana Beatriz.
Perder a vergonha
Essa é a dica número um para quem se intimida na hora de praticar a conversação por ficar pensando no que os outros vão achar. “Quanto mais nos arriscamos e tentamos colocar em prática o que aprendemos, aceitando que errar é uma parte essencial do processo de consolidação, mais rapidamente nos desenvolvemos”, atesta Ana Beatriz.
Aproveitar ao máximo o tempo de aula com os colegas para praticar a conversação. E, se possível, buscar outros ambientes de interação apenas em inglês, como grupos em redes sociais, são as suas dicas para deixar a vergonha de lado.
Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.
Concordo plenamente, nos dias de hoje onde tudo é para ontem, precisamos achar tempo para nos dedicar ao aprendizado.
Gostei
Oi
Gostei da dica, quero muito aprender um idioma, e muita das vezes não conseguimos tempo para isso. Basta um pouquinho de esforço não é?.
tem um ditado que diz…”é errando que se aprende?” rsrsrs, concordo; tem que arriscar, tentar, ir frente. mas é necessário que seja uma turma com mais ou menos a mesma faixa etária, dinamiza o aprendizado.
Quero aprender o Inglês , gosto dessa lingua ate porque ja tenho algumas noçoes..
Ótima oportunidade para quem quer aprender inglês que e meu caso faço só mas e muito bom ter um suporte com noção bem avançada tô muito interessada em fazer
Ótimas dicas. Obrigada 👏👏👏
Adorei as dicas. Muito pertinentes
Very good.
São dicas fundamentais para o um bom aprendizado.
Quero muito aprender inglês queria dicas de curso on LINE que não fosse tão caro
Gostei das dicas.
Eu sempre quis fazer um curso de ingles e vou fazer.
Preciso me organizar.
Vc tem alguma dica de um curso online gratuito?
Ótima oportunidade para quem quer aprender inglês que e meu caso faço só mas e muito bom ter um suporte com noção bem avançada tô muito interessada em fazer
Gostaria de indicação de curso online gratuito em Inglês. Alguém sabe informar?
Embora não seja gratuito, eu faço inglês na https://lumaescola.com.br . As aulas lá são individualizadas e o pessoal é super atencioso