Especial Enem: dicas, verdades e mitos (parte 4)

Enem
Compartilhe esta notícia

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), independente de ser para ingresso pelo Sisu no 1º ou 2º semestre do ano, acontece em duas etapas que ocorrem nos próximos dois domingos (21 e 28 de Novembro). Nas últimas semanas abordamos alguns mitos, verdades e demos algumas dicas importantes para o candidato nessa reta final.

+ Especial Enem: dicas, verdades e mitos (parte 1)

+ Especial Enem: dicas, verdades e mitos (parte 2)

+ Especial Enem: dicas, verdades e mitos (parte 3)

Nesse 4º e último artigo da série Especial Enem falaremos sobre as possibilidades que o exame fornece, dicas do que fazer na véspera e no dia da prova, e desmistificar o caso de interferência na elaboração da prova.

O Enem dá acesso ao ensino superior de diferentes formas: verdade

O maior vestibular do Brasil avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. Então, por se tratar de um exame com uma abrangência tão grande, sua nota pode ser usada em distintas modalidades para acesso ao ensino superior. Dentre elas, temos:

Prouni

O Programa Universidade Para Todos oferece bolsas integrais e parciais, dando acesso a vagas em faculdades particulares.

Programas de Financiamento

Os programas de financiamento e apoio estudantil são interessantes para quem quer cursar uma faculdade particular mas não possui renda completamente disponível para tal, como é o caso do Fies e do P-Fies.

Universidades estrangeiras

O Enem também conta como forma de ingresso para várias universidades no exterior, como, por exemplo, instituições portuguesas. Mais de 50 centros de ensino superior são filiados ao INEP para promover o intercâmbio de brasileiros em instituições portuguesas.

Sisu

Sem dúvida, o Sistema de Seleção Unificada é o principal sistema de ingresso ao ensino superior e dá acesso às faculdades públicas do país. O Sisu vem sendo ajustado a cada ano em busca de tornar mais justo o acesso às faculdades e universidades pelo país.

Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no Enem, as vagas são distribuídas obedecendo a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012). Algumas instituições oferecem vagas reservadas bem como outras adotam bônus na nota do candidato.

Com as últimas notícias e declarações a prova pode ter mudado completamente: mito

Nos últimos dias, funcionários do Inep pediram demissão em massa alegando pressão ideológica na formulação da prova. Isso porque, de acordo com eles, questões teriam sido retiradas da prova do Enem por terem viés ideológico contrários as diretrizes do atual governo.

Essa notícia causou um grande movimento nas redes sociais, principalmente por mexer com o psicológico dos milhões de candidatos que vêm se preparando ao longo do ano, e nas vésperas da prova receberem notícias de que a prova pode ter mudado, mediante a declarações do presidente da república.

Apesar de polêmico e ter causado impressões negativas no público é importante o vestibulando ter alguns pontos em mente para não deixar se desequilibrar e manter os ânimos controlados nesse momento:

  • O primeiro ponto é que por mais controverso que seja esse movimento, o candidato deve ter em mente que ninguém tem o poder de colocar questões dentro da prova do Enem de maneira deliberada. Todas as questões que constam na prova são retiradas do Banco Nacional de Itens (BNI). E essas questões são feitas com antecedência por professores e associados ao Inep gabaritados para tal, e passam por rigoroso processo de análise. Dessa forma, os candidatos não devem esperar questões pitorescas de conteúdo irregular;
  • Se, por algum acaso, questões forem inseridas propositalmente, é de se concordar que investigações deverão ocorrer. Isso porque estamos falando de uma quebra de protocolo de âmbito nacional;
  • Essa não é a primeira vez que esse movimento é feito e incomoda os vestibulandos. Em 2019 o Inep nomeou uma comissão para análise de itens da prova do Enem. Na época, foi afirmado a retirada de questões do universo da prova, mas negada a possibilidade de alteração da Matriz de Referência ou comprovação de adição de questão.

Enem

Mas se questões não podem ser adicionadas, só filtradas para constar na prova, o que esperar dessas questões?

Bom, nesse caso, acreditamos que os itens que constarão na prova sejam mais isentos de assuntos importantes considerados “polêmicos” pelo governo como: racismo, homofobia, desmatamento, questão indígena.

Por outro lado, podemos esperar questões menos focadas em temas atuais como os anteriores. Mas mais focadas em temas antigos como geografia física, história antiga e medieval, entre outros.

Dica: o que fazer na véspera do Enem

Apesar de a aprovação do aluno ser construída ao longo do ano, os momentos que antecedem a prova podem atrapalhar diretamente o candidato jogando-se fora tudo que foi conquistado. Dessa forma, é importante manter o equilíbrio e ponderar algumas atividades:

  • No dia anterior à prova (sábado) é bom evitar os estudos, pois se o candidato tirar o dia para estudar é possível que veja o mar de conteúdo disponível e aumente ansiedade já existente;
  • No último dia, o ideal é descansar bem, pois mesmo uma mente muito bem treinada pode sofrer quedas de atenção se estiver cansada e fatigada;
  • Ficar com a família, amigos próximos, assistir filmes e séries, passear e fazer atividades físicas moderadas são bons passatempo para o dia. Vale ressaltar que é bom evitar atividades mais extremas e radicais para não ocorrer algum infortúnio;
  • Durante todo o fim de semana é importante ter uma alimentação equilibrada. Evitar comidas gordurosas e com muita quantidade de açúcar. Buscar se alimentar de maneira saudável, principalmente na noite que antecede a prova e no almoço pré-prova são fundamentais. Para lanche na hora do exame, é importante o candidato evitar salgadinhos e biscoitos gordurosos e barulhentos, bem como muitas balas e chocolates com carboidratos simples que promovem aumento rápido das taxas de açúcar no sangue. Em contrapartida é indicado focar em lipídeos naturais como castanhas e nozes e carboidratos complexos como frutas. O foco aqui é a prova, e não um banquete durante a sua realização.

Ao longo dos últimos quatro artigos, abordamos 12 tópicos relevantes que sem dúvida podem auxiliar o candidato nessa reta final. Dessa forma, concluímos o Especial Enem dando uma última dica que claro, não podia faltar: é vital chegar com antecedência no local de prova.

Trânsitos de última hora (eles acontecem) e confusões no próprio local só podem ser contornadas se o vestibulando tiver tempo de reverter a situação, logo, sair de casa com antecedência é imprescindível. Não seja um “atrasado do Enem”.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Enem

*artigo escrito por Lorenzo Ferrari Assú Tessari, especialista em aprendizagem e metodologias de ensino e diretor e cofundador da Gama Ensino e da Anole.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *