Reimagine Education: e o Oscar vai para…

Reimagine Education
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Antes de iniciar 2022, é válido recapitular quais foram os melhores acontecimentos relacionados à educação durante o ano de 2021. Semelhante ao Oscar, todo ano um grande evento acontece para reconhecer e premiar as melhores soluções de startups, ONGs, ações e soluções educativas inovadoras ao redor do mundo. No último mês de 2021, ocorreu a Reimagine Education, o maior desses programas de premiação para práticas pedagógicas inovadoras. Será que houve algum brasileiro entre os premiados?

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A QS-Reimagine Education é uma conferência global anual que reúne startups de educação, professores acadêmicos, diretores de inovação, lideranças universitárias e interessados no futuro da aprendizagem e do ensino.

O “Oscar da educação”, como o próprio encontro se intitula, reconhece as melhores soluções e abordagens inovadoras que têm gerados resultados positivos em alunos de várias categorias diferentes, disciplinas e regiões.

Nesta edição, o evento ocorreu de modo virtual, contando com uma plataforma interativa com lobby, lounge, auditório e perfil dos expositores com o intuito de replicar o ambiente e a experiência de um evento presencial.

Dentre as categorias estão:

  • Inteligência Artificial;
  • Melhor Programa Online;
  • Gestão Educacional;
  • Aplicativo Educacional;
  • E-Learning;
  • Acessibilidade;
  • Ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação;
  • Aprendizagem Híbrida;
  • K12 (Ensino Básico);
  • Avaliações de Aprendizagem;
  • Empregabilidade;
  • Bem-estar e Propósito;
  • Aprendizado Presencial;
  • Ciência da Aprendizagem;
  • Sustentabilidade;
  • Realidade Aumentada/Virtual;
  • Disciplina como Artes e Humanidade, Educação Empresarial, Engenharia e Tecnologia, Ciências da Vida, Ciências Naturais e Ciências Sociais;
  • Regionais.

Além do reconhecimento ser dado em níveis de ouro, prata e bronze para cada categoria, existe o reconhecimento também por voto popular e premiações de 25 mil dólares para os vencedores gerais de Educação Global e EdTech Global.

O prêmio principal do evento foi para QUT (Queensland University of Technology – Australia), com o projeto Design For Impact (Design para impactar), um programa de aprendizado transdisciplinar do “mundo real” integrado à grade curricular do curso de bacharelado de Design, que tem como foco quatro unidades – lugar, pessoas, planeta, propósito.

O programa busca facilitar o desenvolvimento gradual da compreensão teórica dos alunos sobre questões sociais e globais, as habilidades básicas de design e as capacidades como colaboração transdisciplinar, reflexão e networking.

Já o prêmio EdTech Global foi para Ubongo International com o projeto Ubongo Edutainment. A Ubongo é uma empresa social panafricana que utiliza entretenimento, mídia de massa, pesquisa e design centrado em crianças, para levar aprendizado eficaz às famílias africanas à baixo custo por meio da tecnologia que elas já possuem.

A Ubongo se tornou a maior sala de aula africana, promovendo programas de entretenimento educativo que geram melhoras no desenvolvimento cognitivo, resultados de aprendizado e de aprendizado socioemocional de crianças africanas, atendendo 40 países e mais de 24 milhões de famílias.

Brasil entre os prestigiados

Entre as mais de 20 categorias principais da QS-Reimagine Education, tivemos a Universidade Federal do ABC (UFABC) como a única representante brasileira. Ela ficou com o bronze na categoria “Bem-estar e Propósito”, com o projeto CLIPS++.

O projeto da universidade trata de uma jornada de conhecimento que desenvolve habilidades de inovação nos alunos. Segundo Julio Faco, líder do projeto, o projeto tem diferenciais que envolvem experiências de aprendizado com foco na criatividade e curiosidade como catalisadores estratégicos da prosperidade e do bem-estar coletivo.

Ainda segundo o professor, o CLIPS++ atingiu milhares de pessoas, gerando oportunidades inovadoras de impacto social com retornos financeiro, humano e social para o bem-estar e para a prosperidade local.

Já na categoria regional da América Latina, outro prestigiado brasileiro foi o Instituto Rodrigo Mendes com o projeto Diversa: Educação inclusiva na prática.

A Diversa é uma plataforma com conteúdos educacionais. Ela tem como objetivo apoiar redes de ensino para o atendimento de estudantes PcD e PNE em escolas regulares. Criada em 2011, a Diversa já recebeu 5 milhões de usuários de 158 países e, mensalmente, recebe cerca de 100 mil visitas.

Nos últimos anos, o surgimento e o crescimento de empresas ou soluções na área da educação e tecnologia marcou presença no cenário brasileiro e mundial. Segundo o relatório global do mercado de EdTechs, o setor pode crescer de US$ 85 bilhões para US$ 218 bilhões em até 5 anos. Tudo isso sendo impulsionada pelo crescimento da preferência pelo aprendizado digital.

Só no Brasil, o setor apresentou um crescimento de 28% durante a pandemia do Covid-19. Hoje totaliza mais de 550 EdTechs, sendo a maior parte presente na região sudeste. Mesmo comaumento expressivo do setor educacional brasileiro, boa parte ao mercado de EdTechs, tivemos https://www.xomba.com apenas dois prestigiados no maior evento de inovação em educação do mundo. O que demonstra que é urgente a melhora dos nossos padrões e visibilidade nesse setor.

Por outro lado, especialistas acreditam que as EdTechs brasileiras têm potencial para impactar os índices educacionais e também econômicos do país já que esse âmbito foi um dos últimos a entrar na era digital.

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*artigo escrito por Lorenzo Ferrari Assú Tessari, especialista em aprendizagem e metodologias de ensino e diretor e cofundador da Gama Ensino e da Anole.

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