A transformação digital nas escolas é um conceito cada vez mais presente. E não só como um processo que permite usar recursos tecnológicos para aumentar o desempenho organizacional, mas também como uma mudança cultural.
Tecnologia e educação há algum tempo caminham juntos, seja para apoiar e melhorar o desempenho dos alunos no processo de ensino ou para melhorar a gestão escolar. O processo de transformação digital escolar tem vindo a ocorrer ao ritmo e com os recursos que cada instituição dispõe.
Contudo, foi acelerado pela pandemia de Covid-19, quando de um dia para o outro ela levou as escolas a mudar os processos de gestão. Além disso, fez com que se implementasse novas metodologias de ensino com recurso a tecnologias, trazendo consigo um conjunto de desafios e oportunidades para as escolas.
No contexto da educação, a transformação digital traz novas possibilidades: maior interação e adaptação às diferentes necessidades das escolas, professores e alunos. A transformação digital das escolas procura que estas se transformem num organismo interconectado. Ou seja, onde todos os sistemas trabalham em conjunto, com objetivos alinhados e intuitos estratégicos.
Tendo em conta, porém, que a escola tem por objetivo preparar cidadãos capazes de lidar com os desafios da vida em sociedade, compreende-se que a transformação digital seja um caminho inevitável nas escolas.
A pandemia e a transformação digital nas escolas
A pandemia veio trazer uma nova ênfase ao processo de transformação digital nas escolas. E, dessa forma, assumiu particular importância que todos os atores envolvidos no processo educativo estejam digitalmente preparados para esse desafio.
São os líderes escolares que têm a responsabilidade de identificar e definir estratégias de mudança. Não só devem ter um papel ativo na definição das linhas orientadoras para a integração das tecnologias, como devem liderar e monitorar de forma ativa todo esse processo.
Importante ressaltar também que a transformação digital de sistemas ou organizações educativas não ocorre de forma instantânea. Ele é um processo gradual, que exige uma abordagem por níveis ou fases, com um plano de ação delineado.
Exige, ainda, o envolvimento de uma variedade de intervenientes e deve considerar fatores e limitações internos e externos. Sendo assim, um planejamento adequado e a organização e aplicação dos recursos é essencial nesse processo, como a capacitação de professores, coordenadores e toda a equipe educacional.
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