Em um mundo cada vez mais tecnológico, muitas instituições e serviços tiveram que se adaptar, atualizando e modificando seus métodos. Com as bibliotecas, esse sistema de adaptação ao digital não foi diferente. Dessa forma, as bibliotecas digitais ganharam muito espaço e se tornaram uma opção eficaz, prática e atrativa para ter acesso a variados títulos do conforto de casa e com um simples clique em seus computadores, tablets e celulares.
Durante a pandemia a Tocalivros, em parceria com a Recode, criou o projeto Biblioteca Digital Tocalivros. Ao todo, foram beneficiadas 149 bibliotecas com a gratuidade do acesso à plataforma pelo período de um ano. O projeto foi concluído em março deste ano e contou com milhares de acessos e feedbacks positivos.
Devido ao seu sucesso, a Tocalivros e a Recode se aliaram mais uma vez para realizar o segundo ciclo e beneficiar novas instituições. O novo projeto, chamado de Nossa Biblioteca Digital, conta com 27 bibliotecas, uma de cada estado do país, que receberam acesso gratuito de um ano à plataforma.
Bibliotecas digitais
A biblioteca digital Tocalivros é tida como uma extensão da biblioteca física. O seu objetivo é de agregar ao acervo, além de disponibilizar o aplicativo para os usuários acessarem a biblioteca a qualquer hora e em qualquer lugar de modo online ou offline, sem limites quanto a acesso ou associados.
Além disso, os audiolivros se tornaram um recurso atrativo para pessoas portadoras de dislexia, deficiência visual e até mesmo crianças que estão no processo de alfabetização. Os e-books facilitam a leitura de pessoas idosas ou com baixa visão, pois oferecem recursos de escolha de tipo e tamanho de fonte.
Ademais, os livros digitais, em ambos os formatos, são um sistema adaptável, já que economizam tempo e se encaixam nas mais variadas tarefas do cotiano. É um recursos inovador para se adquirir conhecimento, auxiliando na memória e no aperfeiçoamento da pronúncia.
Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.