A cultura de dados no ensino surge quando com professores que, além das avaliações oficiais, registram as diversas evidências de aprendizagem dos seus alunos e as correlacionam com os respectivos desempenhos escolares. Entretanto, esse movimento ganhou verdadeiro destaque nos últimos anos, com o crescente uso de ferramentas digitais e exponencial aumento do volume de informações cotidianas que circulam nas instituições de ensino. Portanto, diante desse cenário, Michel Metzger, consultor de produto do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, destaca a importância do Data Driven no ambiente escolar e explica como os dados se tornaram peça-chave para orientar as tomadas de decisão e o planejamento estratégico no ensino.
“O uso apropriado dos dados é um grande aliado das instituições de ensino e tende a gerar múltiplos benefícios. Apenas o tradicional boletim não dá mais conta da velocidade, complexidade e riqueza de informações da aprendizagem de hoje. As avaliações podem ser vistas como um ‘sensor’ entre outros vários que a cultura Data Driven utiliza para que todos envolvidos no processo de ensino/aprendizagem tomem as decisões mais precisas e mais rápidas em benefício dos alunos”, diz Metzger.
Como poderosa ferramenta de informação, engajamento e de geração de oportunidades para os alunos em suas jornadas educacionais, os dados ajudam a fazer conexões que levam a novas percepções e aprimoramentos. Em suma, o Data Driven Education tem como principal objetivo tratar esse universo de informações, traçar pontos úteis e essenciais para o ensino. E, a partir de então, transformá-los em ativos relevantes para a melhoria dos indicadores. Nesse contexto, existem três etapas fundamentais a serem aplicadas à cultura Data Driven dentro do universo escolar: a coleta de informações, a análise dos dados e a ação.
“Os dados sintetizados em relatórios e dashboards são como parâmetros em tempo real de ‘pegadas de aprendizagem’ dos alunos. Eles funcionam, portanto, como alertas mais ágeis para ações pedagógicas por gestores e professores. Essas decisões permitem um cuidado mais preciso e pontual dos alunos. Isso leva à personalização do seu caminho da aprendizagem”, explica o consultor de produto do Educacional.
Entre as próprias soluções do Educacional, o hub.edu se destaca como um grande conector de plataformas e um elemento fundamental numa cultura baseada em dados. Basicamente, permite às escolas e redes acessarem suas plataformas digitais para professores e alunos por meio de login único. Além disso, auxiliam na gestão de quais dados serão enviados para plataformas externas. Sendo assim, a tecnologia dá às escolas a possibilidade de visualizarem, por meio de relatórios unificados e dashboards, a utilização de todas as plataformas digitais.
Preocupações com a LGPD
Toda inovação causa expectativas e desafios na sua implementação. E uma preocupação constante das instituições de ensino é estarem adequadas à Lei Geral de Proteção de Dados. Ela determina como os dados pessoais dos cidadãos, em papel ou em meio digital, podem ser tratados na prestação de serviços. Sobre esse tema, Metzger tranquiliza os gestores escolares.
“A LGPD na educação está passando por uma etapa de amadurecimento. Existem dois fatores que são fundamentais nesse momento. A compreensão de que alguns dados são sensíveis e necessitam de proteções especiais, bem como o fato de vivermos em um mundo multiplataforma, em que muitas informações são enviadas para fora da escola. Soluções como o próprio hub.edu tornam claros estes fatores. Pos eles dão o controle de quais dados serão distribuídos para cada local e se esses dados serão distribuídos de forma anonimizada ou não”, finaliza.
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