O cérebro humano é capaz de aprender ao longo de toda a vida, dizem inúmeras pesquisas realizadas ao redor do mundo. Para a ciência, sempre é possível falar um novo idioma, tocar um instrumento musical desconhecido ou dar os primeiros passos de dança. No entanto, embora tudo isso seja verdade, há um período mais adequado para a aprendizagem.
De acordo com uma apresentação feita recentemente em encontro entre o Ministério da Educação (MEC) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em 2021 apenas quatro a cada dez crianças brasileiras concluíram o 2º ano do Ensino Fundamental sabendo ler e escrever. Atualmente, quase metade dos brasileiros não está aprendendo a ler e escrever na idade correta, que é até os sete anos, segundo especialistas. E a alfabetização não é o único caso em que a idade importa.
Para a diretora pedagógica da Aprende Brasil Educação, Acedriana Vogel, “aprender na idade adequada é um direito de todas as crianças. Não quer dizer que elas não possam aprender depois, mas é papel da escola e da sociedade garantir que isso aconteça no momento correto”. As crianças e adolescentes precisam ser protagonistas do seu aprendizado para assegurar esse direito.
O papel dos professores
Ao longo da vida escolar, os marcos de desenvolvimento precisam ser bem definidos e respeitados. Somente assim será possível oferecer aos estudantes as ferramentas necessárias para que eles possam ter as mesmas oportunidades. Nesse sentido, os professores têm papel fundamental e o investimento na formação desses profissionais precisa ser priorizado para garantir o futuro das crianças.
“Os professores, principalmente os da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, necessitam de constante formação e aperfeiçoamento. Também é muito importante observar práticas que tiveram sucesso e adaptá-las para cada contexto, de modo que se tornem referência”, destaca a especialista.
Cada fase da vida escolar deve ser acompanhada de perto por profissionais capacitados para assegurar o melhor aprendizado possível aos alunos.
Recursos didáticos digitais
Atualmente, o uso da tecnologia é um importante aliado para a escola – e precisa ser encarado como tal. Entretanto, Acedriana lembra que esse tipo de recurso digital precisa estar em conformidade com os livros didáticos e alinhados a cada faixa etária.
“Jogos, atividades colaborativas e simulações especialmente desenvolvidas para o ensino devem acompanhar os propósitos do que se pretende ensinar para que não disputem a atenção dos estudantes, mas os envolvam no processo de aprendizagem”, finaliza.
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