O ensino tech passou por diversas transformações durante os últimos anos. Se durante parte das últimas décadas os cursos de graduação e técnicos eram os modelos mais utilizados por quem tinha o interesse em atuar na área, hoje, com um ambiente digital muito mais avançado, cursos com especialistas e cargas horárias reduzidas ganharam espaço no interesse daqueles que querem iniciar na profissão ou mudar de carreira.
Além da praticidade e do conteúdo apresentado de maneira dinâmica, os cursos de ensino tech que se popularizaram de alguns anos para cá podem ter papel fundamental para suprir a lacuna de profissionais esperada no país. De acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), o país deve chegar em 2025 com um déficit de quase 800 mil profissionais de tecnologia.
Diante deste cenário, a plataforma de ensino tech Refatorando busca diversificar o modelo de aprendizagem de tecnologia no país, com uma metodologia direcionada ao estudante e profissionais de mercado na condução da aprendizagem. “A plataforma oferece cursos práticos, ministrados por instrutores experientes e atuantes no mercado de trabalho, além de suporte total ao aluno, conduzindo-o até sua transformação profissional, oferecendo a ele as melhores ferramentas e práticas para se destacar no mercado de tecnologia”, explica Marco Gabriel, sócio-fundador da Refatorando.
Para Roger Santos, também sócio-fundador da empresa, a transformação vivenciada atualmente, com cursos mais curtos na duração com conteúdos objetivos e práticos, podem ajudar a preencher a lacuna de profissionais do país. “Por as graduações tradicionais terem mais tempo de duração, as pessoas estão procurando cursos que tenham maior praticidade, diminuindo o tempo entre o período teórico e a entrada no mercado de trabalho com mais rapidez, o que pode com certeza ajudar no preenchimento do número de vagas que serão criadas nos próximos anos”, afirma.
A transformação do ensino tech no Brasil
A Refatorando é uma plataforma que hoje conta com mais de 6 mil usuários ativos, além de ter preparado mais de 40 mil profissionais através de cursos gratuitos no YouTube ao longo dos últimos três anos de atuação.
Sem as amarras de uma graduação tradicional, a plataforma oferece aos alunos, com o passar dos módulos, as hard skills necessárias para adaptação e construção de carreira no mercado de trabalho.
Outro diferencial apresentado pela plataforma é o curso introdutório, que auxilia os interessados no caminho que irão escolher dentro do campo tecnológico. Este fator, aliado ao acelerador de carreiras de TI, projetado pela Refatorando tornam o percurso de iniciar os cursos e a alocação no mercado de trabalho muito mais rápido.
“Não pensamos a Refatorando para ser apenas uma plataforma que o aluno simplesmente assiste o conteúdo. Temos a preocupação de mantê-lo engajado, a partir de networking com profissionais e a possibilidade de oferecer a flexibilidade de aprender, absorvendo o conteúdo da maneira que preferir, e de qualquer lugar”, finaliza Roger.
Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.