Muitas vezes, a Matemática é vista com temor por estudantes, o que pode até influenciá-los a escolher profissões que não exigem essa competência no currículo. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, aponta que 56% dos alunos do ensino médio preferem a área de humanas em detrimento das exatas (44%).
Mas, para desmistificar essa percepção, a UpMat Educacional, empresa que engaja estudantes e escolas em conceitos de raciocínio lógico e resolução de problemas, trouxe para o Brasil o Canguru de Matemática, concurso que reúne diversos países em uma luta pela universalização da disciplina.
Mas, afinal, o que o Canguru de Matemática?
Criado em 1991, na França, o Canguru de Matemática tem como objetivo estimular o interesse pela matéria e promover a resolução de problemas de forma lúdica e desafiadora para os mais de seis milhões de estudantes que participam da competição.
Os exames são preparados por especialistas de mais de 95 países parceiros e aplicados uma vez por ano nas redes pública e particular. No Brasil, o concurso é realizado desde 2009 para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio e, desde 2018, passou a ser representado pela UpMat Educacional.
“O nosso objetivo é apresentar, para as escolas, como os estudantes podem aprender Matemática, Computação, Pensamento Computacional, raciocínio lógico e solução de problemas de forma divertida, interessante e aplicada. A UpMat Educacional tem acesso ao que há de mais moderno na Educação e garante que essas inovações cheguem às mãos dos professores, para que eles aproximem seus alunos da satisfação intelectual de aprender Matemática”, explica Cristina Diaz, empresária, CEO e cofundadora da UpMat Educacional.
Canguru Experience
Fundada em 2018, a UpMat Educacional contribui para a Educação Básica, aplicando, no Brasil, tanto o Canguru de Matemática quanto o Desafio Bebras, outra competição internacional, com origem na Lituânia, que introduz conceitos de pensamento computacional de forma simples e divertida nas escolas.
Neste ano, a empresa brasileira também criou o Canguru Experience, uma plataforma para que professores apresentem, na sala de aula, conteúdos desafiadores e diferentes baseados nas questões da prova global.
Entre os serviços, estão planos de aula exclusivos, formação continuada com novos temas, curadoria de materiais internacionais, avaliações diagnósticas, atividades de sondagem para o próximo ano letivo e roteiros de oficinas.
“Na última edição do Canguru de Matemática, realizada em março deste ano, nós tivemos a participação de mais de 4,5 mil escolas e mais de 938 mil estudantes de todo o país. Essa grandeza indica que estamos conseguindo aprimorar as habilidades lógicas dos estudantes, e que eles precisam muito dessa experiência”, finaliza Diaz.
Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.