Melhore seu desempenho nos estudos para concurso

Não há uma fórmula secreta para a aprendizagem, ela pode variar de acordo com o estudante. Porém, há algumas dicas das coaches Lízia Medina e Gabriela Melo, que certamente vão ajudar não só seu desempenho nos estudos, aumentando suas chances de conseguir a vaga desejada, como até melhorar sua qualidade de vida. Tudo com um único objetivo: ser aprovado em concurso público.

  1. Saber o motivo de querer ser aprovado no concurso
    Tendo em mente suas resoluções e percebendo objetivamente seus resultados, é possível estudar com mais concentração e empenho. A coach Lízia Medina afirma: “você deve entender a importância de saber quais são os seus sonhos e seu lugar no mundo para conseguir buscar nos seus estudos o seu objetivo final”. “Só sabendo onde quer chegar que terá forças para enfrentar a falta de tempo e dinheiro, a rotina, etc”, completa.
  1. Realizar um estudo ativo
    Lízia diz que “parando de ser aluno, você começa a progredir”. A diferença entre aluno e estudante é que sendo aluno se está estudando de forma passiva, por exemplo, assistir deitado uma videoaula sem ao menos fazer uma anotação. Já ser estudante significa estudar de forma ativa, através de esquemas, mapas mentais, infográficos, quadros comparativos, entre outros métodos.
  1. Seguir o Ciclo do Aprendizado diariamente
    A coach Lízia afirma que Entender é a primeira etapa do Ciclo do Aprendizado, que se caracteriza pelo primeiro contato com, por exemplo, uma matéria do concurso que não conhece e está estudando pela primeira vez. Em seguida vem o Aprender, que nada mais é do que realizar o estudo ativo e observar o modo como melhor assimila o conteúdo para estudar corretamente. Por fim, a terceira etapa é a Fixação, realizada com revisões do conteúdo.
  1. Aumentar sua concentração
    A coach Gabriela Melo afirma que deve-se entrar em Estado de Flow, um estado de total imersão, durante o momento de estudo. Para atingir esse estado, uma boa alternativa é ouvir música adequada enquanto estuda, de preferência alguma que tenha mais de 30 minutos, ter um estilo de vida produtivo, gerenciando até pequenas atividades, e deixar uma garrafa de água por perto, que impede a distração de se levantar para beber água.
  1. Dizer não para as distrações
    No horário de estudo é necessário dizer não para distrações, seja para um familiar ou amigo que acaba interrompendo por algo trivial ou por uma conversa que queira responder, tenha seus estudos como prioridade. Lízia diz que “o momento de estudo é o seu momento, onde acontece seu crescimento, e certamente sua aprovação vai trazer felicidade também a essas pessoas”. Ela aconselha a programar seus estudos para a parte da manhã sempre que possível, por ser um horário geralmente mais calmo.
  1. Perceber a distinção de tarefas importantes e ocupação
    Se precisar parar os estudos por alguns minutos para realizar uma tarefa, reflita se tal tarefa é urgente ou se pode ser realizada mais tarde. Organização gera concentração e por isso focar no que é importante sem procrastinação aumenta sua produtividade.
  1. Dividir seu tempo de estudo
    As técnicas de estudo funcionam de maneiras diferentes em cada estudante, porém Gabriela aconselha a Técnica Pomodoro, que divide o horário em 25 minutos de estudo com cinco minutos de pausa para descansar, pois melhora a dedicação ao condicionar o candidato a pensar que está estudando menos, quando o que acontece é o contrário.
  1. Gerenciar seu sono
    Com a mente descansada após uma boa noite de sono, a pessoa está mais apta a se dedicar a uma atividade e entendê-la melhor. Gabriela recomenda criar um mapa semanal que não gerencie só os estudos mas também a rotina, contabilizando o tempo para ter um sono de qualidade. Algumas dicas para melhorar a qualidade são criar hábitos de dormir no mesmo horário, optar por roupa de cama confortável, evitar dormir com computador e televisão ligados e reduzir o uso de estimulantes, como o café, na parte da noite.
  1. Manter uma boa alimentação
    Seu modo de se alimentar também pode alterar seu desempenho. A coach Gabriela comenta que o uso de água com limão em jejum e café à prova de balas (bulletproof) aumenta foco e energia, aumenta sua resistência corporal, diminui a fome, entre outros benefícios.

9 passos para melhorar estudos

Banner_RedeVitoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *