Começar os estudos para concurso público pode ser uma tarefa árdua. Você não sabe quais materiais escolher, se vai fazer um curso ou estudar online, quantas horas e, o principal: qual concurso prestar. Para ajudar esses concurseiros iniciantes, o coach Igor Lima, da Coach de Concursos, explica quais são esses primeiros passos. Lima, que também é analista legislativo da Câmara do Rio de Janeiro, diz que antes de tudo é importante que você veja se está ou não contente com sua situação atual e se vê no concurso o meio para chegar aos seus objetivos.
Concurseiros iniciantes têm três passos essenciais
Igor Lima pontua que existem três passos essenciais que o concurseiro iniciante deve ter mente. O primeiro é definir o foco de estudo. Para definir isso, porém, você deve se perguntar algumas coisas:
- Em que órgão quero trabalhar? (Tente projetar quais conquistas pretende obter e se este órgão possibilitará isto);
- Qual cargo desejo passar? (É importante para conhecer a atividade e suas peculiaridades, se existe realmente uma identificação e se seus desejos e necessidades serão atendidos);
- Quanto tempo para minha aprovação? (Considere a quantidade de matérias, a complexidade de cada uma e os esforços físicos e emocionais que serão exigidos).
O segundo passo é fazer uma autoavaliação de disciplinas nas quais teve contato. É aqui que você deve ficar atento a quanto maior for o seu rendimento em uma matéria, menor o número de horas demandadas e maior ênfase nos exercícios. Assim como, quanto menor o rendimento, maior o número de horas demandadas e maior ênfase na teoria.
O terceiro passo para os concurseiros iniciantes é o estabelecimento das metas, quando começar e terminar cada tópico. Aqui é importante que você se motive a terminar a disciplina no período pré-fixado.
Quer fazer o download gratuito do Guia do Concurseiro Iniciante? Confira na FOLHA DIRIGIDA!