O papel do Pedagogo/Professor é intervir nas atividades que o aluno ainda não possui autonomia para desenvolver sozinho, ajudando-o a se sentir capaz de realizá-las. É com essa dinâmica que o professor seleciona estratégias de ensino e de apoio para compartilhar, confrontar e resolver conflitos cognitivos.
Na Amaes – Associação dos Amigos Autistas do Espírito Santo, em parceria com a SEDU, temos o CAEE – Centro de Atendimento Educacional Especializado “Augusta Bragatto”, que tem como o objetivo de acompanhar as grandes mudanças sociais e atender às especificidades educacionais e funcionais quanto a independência pessoal e social de alunos autistas.
A finalidade do CAEE é complementar o processo de ensino aprendizagem oferecido na classe comum para que os educandos, egressos da Educação Especial e incluídos no Ensino Regular, alcancem o máximo nível de seu desenvolvimento global (em consonância com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, MEC, 2008).
No CAEE da Amaes são realizados hoje, 160 atendimentos. É composto por 4 salas de atendimentos (2 salas de Liguagem Oral e Escrita,1 sala de Raciocínio Lógico Matemático e 1 sala em Natureza e Sociedade) , 1 coordenadora pedagógica, 4 professoras de Educação Especial e 4 cuidadores. O atendimento no turno matutino e vespertino, o aluno deverá frequentar 02 (duas) vezes por semana (segunda e quarta feira ou terça e quinta-feira) durante 02:00h.
Os alunos são avaliados pela equipe pedagógica para identificação de suas necessidades básicas de aprendizagem e de participação, com vistas à organização do trabalho em grupos de até 05 (cinco) alunos. Os atendimentos são realizados no contraturno da escola regular.
A proposta pedagógica para os atendimentos são: Identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação do educando na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem, desenvolver o comportamento adaptativo dos alunos, manifestos por habilidades conceituais, sociais e práticas além das habilidades intelectuais, desenvolver as funções mentais superiores.
A parceria com a família é entendida como estritamente necessária ao desenvolvimento integral do aluno com Transtorno Espectro Autista. Por isso mesmo, todos os programas desenvolvidos pelos Centros de Atendimento Educacional Especializado ressaltarão a importância do envolvimento da família na superação das necessidades individuais e propiciarão subsídios para que a família aprenda a lidar com as dificuldades de seus filhos levando-os a construção do desenvolvimento para si e a interação com o meio em que vive.
A Pedagoga Renata Gandra trabalha na instituição desde 2019. Iniciou no CAEE, como professora e hoje atua como Pedagoga no Projeto de Equoterapia da Instituição (Em parceria com o RPMont). A Pedagoga Renata relata que o trabalho deve ser realizado em parceria entre a escola, família e sociedade é uma tríade importantíssima para ajudar uma criança com Transtorno do Espectro autista (TEA) no seu desenvolvimento mútuo, social, educacional e atitudinal. Saber compreender um autista sem causar constrangimento é uma tarefa humanitária de inclusão e garantia de direitos. Ressaltando que todo autista é diferente. Então, para todo professor é um desafio que precisa de muito esforço e dedicação.
A professora Renata Gandra relatou também que, as experiências que teve na Amaes foram diferentes e extraordinárias. No CAEE, um primeiro contato direto com a educação especial e agora na Equoterapia um desafio enorme de exercer a sua profissão em um ambiente muito diferente do dito “normal”. Adaptar atividades pedagógicas e trabalhá-las em cima de um cavalo.
“A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.” (Autor: Jorge Tertuliano)
Pedagoga Renata Subtil Mattos Gandra, atua na Associação dos Amigos Autista – Amaes no projeto de Equoterapia.