Simpósio discute o mercado de crédito de carbono – O mercado de crédito de carbono vem se tornando a cada ano mais atraente, movimentando a economia de grandes países. No Brasil não é diferente. As receitas geradas com as vendas dos créditos já correspondem a US$ 476,5 milhões anuais e a tendência é aumentar. Para suprir em parte esta demanda, o Instituto de Excelência em Relações Comerciais e Internacionais (Inceri) organiza o Simpósio do Mercado de Crédito de Carbono, que está em sua terceira edição e este ano será realizado no Hotel Senac Ilha do Boi no dia 18 de julho. Com abertura do governador Renato Casagrande, o Simpósio traz ao Estado grandes nomes do meio ambiente para debater mudanças climáticas, projetos florestais de carbono e o papel das empresas na transição para uma economia de baixo carbono no Brasil, entre outros temas. O Espírito Santo tem apenas 3% do total de projetos de MDL registrados no Brasil. Isso é muito pouco, nossa participação é muito tímida, afirmou Lorena Santos, advogada especializada em Direito Ambiental e uma das organizadoras do Simpósio. Os debates começam pela manhã. Depois da solenidade de abertura com o governador Renato Casagrande haverá o painel Desdobramentos da COP 16 e previsões para a COP 17 na África do Sul. No segundo painel do dia estará em debate o tema Adaptação às mudanças climáticas papel das entidades públicas e da sociedade civil, que contará com a participação de Carlos Nobre, secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência e Tecnologia/Inpe.
Conta nova na Allma Comunicação Holística – O Laboratório Marcos Daniel, um dos mais respeitados laboratórios de análises clínicas do Espírito Santo, com 16 pontos de coleta na Grande Vitória escolheu a agência Allma para cuidar de sua comunicação. Fundado em 1995 pelo médico e professor Dr. Marcos Daniel, primeiro hematologista do estado, o Laboratório se destaca pela tecnologia de última geração e a forma humana como os exames são conduzidos. A agência já está envolvida nos primeiros trabalhos e terá como prioridade comunicar a qualidade dos serviços prestados pelo Laboratório Marcos Daniel.
Novidade na equipe da e-brand – Esta é a primeira semana da nova gerente de projetos da e-brand Estratégias Multiplataformas, que integrará junto com Andrea Roque a equipe de atendimento e coordenação de campanhas. Formada em Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Espírito Santo, Amanda Fagundes chegou na agência para atender clientes, como Rede Tribuna e King Rent a Car. A publicitária já teve experiência como Atendimento Comercial na comercialização de mídia na Publicine.
Marca do Sindiplast-ES é mostrada na Super Acaps – Leonardo de Castro e Rubens Szpilman, presidente e diretor de Comunicação do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Espírito Santo, respectivamente, aproveitaram a Super Acaps Panshow para apresentar a nova logomarca e o novo nome do sindicato, que passou de Sindiembalagens a Sindiplast-ES.Africa chega no RJ com verba garantida de R$ 50 milhões – A Africa, premiada agência paulista, dos sócios Nizan Guanaes, Sérgio Gordilho, Márcio Santoro, Luiz Fernando Vieira e Olívia Machado, chega ao Rio de Janeiro com foco no merchandising. O objetivo é ir além do modelo tradicional que é realizado no País, e proporcionar ações de product placement aos seus clientes, algo que é praticado há muitos anos, e com eficiência, por indústrias como a do cinema e da música em outros locais do mundo principalmente nos Estados Unidos. O comando do escritório local ficará a cargo dos próprios sócios da agência, que esperam aproveitar o bom momento vivido pelo País e o promissor cenário de áreas como a do entretenimento e a do esporte para crescer no Rio. A agência já tem uma verba inicial de R$ 50 milhões para trabalhar as primeiras ações.
ISH faz 15 anos e tem nova identidade visual – A ISH Tecnologia, empresa capixaba líder de mercado no fornecimento de soluções integradas de segurança e infraestrutura em TI, ajustou sua identidade visual buscando simplificar e modernizar a utilização da marca. Todo processo faz parte das ações planejadas para campanha de 15 anos da empresa em 2011, tendo ainda dentro das atividades propostas a reformulação e otimização do website, veiculação nas revistas especializadas do setor, eventos comerciais e institucionais e entre outras. Todas ações estão sob a coordenação do departamento de marketing e comunicação da empresa tendo como responsável Luiz Fernando Simões. Atuando desde 1996 com abrangência nacional, a ISH Tecnologia possui matriz em Vitória (ES) e filiais em São Paulo (SP), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). Neste período conquistou um amplo portfolio de clientes, dos mais diversos segmentos de negócios, desde empresas multinacionais, governamentais, bancos e indústrias.
Minha Empresa, Minha Casa – A equipe de marketing da Shori desenvolveu um projeto de endomarketing voltado para a conscientização ambiental e a economia de recursos. A campanha Minha Empresa, Minha Casa já está circulando em todas as três lojas da revendedora Honda (Vila Velha, Vitória e Linhares), com cartazes, e-mails, protetores de tela (de baixo consumo de energia) e folderes explicativos impressos em papel reciclado. A meta é reduzir os gastos, promovendo uma utilização mais consciente, como incentivar a impressão mais racional de documentos e a economia de água e energia, com cartazes localizados próximos a torneiras, descargas, interruptores, com um breve lembrete de conscientização. Com o intuito de envolver todos os funcionários no projeto como os agentes principais das boas práticas, cada um recebeu um folder, chamado de Manual do Colaborador, com dicas de economia e conscientização ambiental e uma caneca com as cores e a logo da loja. Com a caneca, o objetivo é combater o desperdício de copos descartáveis, já que cada pessoa pode chegar a utilizar vários por dia, o que gera uma grande quantidade de lixo sólido.
A rotina do projeto – O projeto tem o objetivo de se tornar uma rotina permanente na Shori e, para incentivar ainda mais os funcionários, todas as filiais serão avaliadas periodicamente, com o intuito de fazer a medição dos gastos. A que se mostrar mais ecologicamente consciente, até o final do ano, será premiada com um troféu. Para a equipe de marketing, o intuito é mostrar aos colaboradores a necessidade de zelar pelo local de trabalho, uma vez que é o ambiente onde se passa a maior ou boa parte do dia, tornando-se uma segunda casa. O resultado dessas atitudes, além de benéfico para a redução de despesas e para o meio ambiente, será convertido em benefício para cada um dos colaboradores, tornando-os cidadãos mais conscientes e agentes de boas práticas.
Pesquisa AMPRO-Ibope traz raio X do setor promocional – A Associação de Marketing Promocional (AMPRO) acaba de divulgar os resultados da Pesquisa AMPRO-Ibope 2011, com informações sobre a movimentação do setor promocional brasileiro. O levantamento, feito em parceria com o Ibope Solution e coordenado pelo VP Executivo da AMPRO, Auli De Vitto, ( foto) consultou profissionais decisores de 85 empresas que contratam serviços de marketing promocional, em quatro regiões brasileiras sudeste, sul, nordeste e centro-oeste -, durante o período entre os dias 04 de abril e 03 de junho deste ano. Entre o perfil das empresas entrevistadas, 55% pertencem ao segmento industrial, sendo 21% de alimentos e bebidas e os demais divididos entre entretenimento; farmacêutica; cosméticos e perfumaria; papel, celulose e derivados; química; construção; automobilística e outras. E 45% em serviços, sendo 12% pertencentes ao comércio varejista e demais divididos entre instituições financeiras, internet, transportes, serviços médicos, serviços públicos, instituições de ensino, Telecom, entre outros. A maior parte das empresas consultadas pertence à região sudeste (79%). A média de tempo de casa dos executivos entrevistados foi de 6 anos, a maioria (45%) com mais de 40 anos de idade, ocupando cargos especialmente de gerência ou diretoria em Marketing, Comunicação/Publicidade e Eventos.
Cenário do setor – O marketing promocional tem se tornado uma ferramenta cada vez mais importante nas empresas. Entre os resultados observados, o estudo revelou crescimento no planejamento das ações – 82% responderam que há um planejamento prévio para ações de marketing promocional, dado 9% maior que o observado em 2009. Quanto à verba empregada, as respostas mostraram continuidade na tendência de crescimento para 68% das empresas, com média de 16% de aumento dos recursos destinados a ações promocionais. Este dado vai de acordo com as expectativas da AMPRO, prevíamos um crescimento médio de 15% este ano e as respostas mostram o quanto o mercado continua evoluindo., observa o presidente da AMPRO, Guilherme de Almeida Prado. (foto) A satisfação também aumentou 61% dos executivos demonstraram que estão satisfeitos ou muito satisfeitos com as agências de promo com as quais costumam trabalhar.
Mais promoção que publicidade – A ações promocionais ganharam mais credibilidade quando comparadas às ações de publicidade. Para 41% dos entrevistados, as campanhas promocionais tem sido mais criativas que as de propaganda, um crescimento de 9% em relação às respostas da última pesquisa AMPRO-Ibope. A percepção das empresas foi que o marketing promocional oferece recursos diferenciados que contribuem para a criatividade nas ações., complementa De Vitto. Para 53% das companhias, a divisão de verba também está pesando mais para o lado da promoção, com crescimento de 7% em comparação aos resultados para a mesma questão observados em 2009.
Sustentabilidade – Uma das informações novas trazidas pela terceira edição da pesquisa AMPRO-Ibope foi a intenção das empresas em investir em ações mais sustentáveis. 83% delas pretendem destinar mais recursos para a sustentabilidade em todas ou algumas ações promocionais nos próximos meses. Esta informação traz uma excelente oportunidade para as agências. Aquelas que se diferenciarem e souberem mostrar o caminho para ações mais sustentáveis, vão se destacar., afirma Guilherme Prado.
Crescimento da região Nordeste – Em virtude do crescimento observado na economia do Nordeste, outra novidade da pesquisa foi ter buscado a percepção das empresas com relação às ações promocionais naquela região. Para 76% dos entrevistados, as ações de marketing promocional tendem a ser mais implementadas por agências locais, o que evidencia um cenário propício para investimentos no setor, localmente.
Redes Sociais – Os resultados demonstraram ainda o crescimento nos investimentos das empresas em mídias sociais e mostram a importância destes canais para as ações promocionais. 73% das empresas consultadas já investem em divulgação em redes sociais e, destes 73%, 82% pretende aumentar em média 42% o investimento. Foi observado ainda que, dos 27% que não investem nesse tipo de divulgação, 57% pretende investir em canais como o Orkut, Facebook, Twitter, entre outros.
Classe C e mídias digitais – O aumento no poder de consumo da Classe C tem levado as empresas a investirem em ações e produtos voltados para este público. Além disso, na percepção dos executivos entrevistados (68%), esse nicho da população já tem condições suficientes de ser atingido também com recursos do marketing digital e entendem que vale a pena investir em ações com esta finalidade. Os dados mostraram ainda que, para 55% das empresas consultadas, a promoção é o melhor instrumento para atingir as classes C, D e E.
As tendências que apontam – Das várias ações de marketing promocional que foram listadas na pesquisa, as respostas mostraram um crescimento de 48% da preferência para as ações que envolvem marketing digital nos próximos anos. Foram 78% contra 30% em 2009. Na sequência, predominam as ações no ponto de venda, com preferência de 59% das empresas (crescimento de 3% em relação à última edição da pesquisa); atividades de marketing de incentivo, com 49% (crescimento de 3%); eventos, com 47% (crescimento de 14%) e promoções com distribuição de brindes, também com 47% (crescimento de 28%).