Os museus são templos dos amantes da arte e da história e abrigam alguns dos artefatos mais incríveis encontrados no mundo, desde os tempos remotos. Você pode revisitar períodos antigos da arte, arquitetura, pintura, escultura e as mais diversas coleções de objetos de valor cultural.
Cada país tem museus que exibem sua rica história e milhões de pessoas os visitam todos os
anos. Mas existem algumas instituições quem atraem visitantes de todo o mundo devido ao
seu rico acervo. Veja estes nove melhores e mais visitados museus do mundo, que abrigam coleções de arte fabulosas, juntamente com um pouco da sua história.
1. Museu do Louvre, Paris
O Louvre é o museu mais visitado do mundo. Conhecido por sua famosa obra Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, e a Vênus de Milo, atribuída a Alexandre de Antioquia, no seu acervo existem mais de 380.000 objetos e mais de 35.000 obras de arte, em oito departamentos
curatoriais. O Museu do Louvre, um marco histórico em Paris, na França, foi inaugurado em
1793.
2. Museu Nacional da China, Pequim
Inaugurado em 2003, o Museu Nacional da China reúne em sua coleção itens relacionados à
história chinesa moderna e antiga. Entre as obras-primas populares armazenadas no museu da Praça da Paz Celestial estão tesouros neolíticos, esculturas de jade com cerca de 8.000 anos e a bandeira hasteada por Mao Tsé-Tung durante a proclamação da República Popular da China, em 1949.
3. Museus do Vaticano, Vaticano
Os museus públicos da Cidade do Vaticano foram fundados pelo Papa Júlio II no início do
século 16. Chamados coletivamente de Museus do Vaticano, reúnem em seus acervos obras
de arte da Igreja Católica e do papado ao longo dos séculos. Esculturas romanas renomadas e obras-primas importantes da arte renascentista estão presentes no Vaticano. De sua coleção de mais de 70.000 obras, apenas 20.000 estão abertas à exibição pública. A grande atração é a Capela Sistina, cujo teto e parede do altar foram pintados por Michelangelo. O Vaticano é uma cidade-estado localizada no coração da capital italiana, Roma.
4. The Metropolitan Museum of Art, Nova York
O Metropolitan Museum of Art, em Nova York, comumente conhecido como MET, foi fundado em 1870 e é um dos maiores museus de arte do mundo. São mais de dois milhões de obras em seu acervo permanente, divididas entre 17 departamentos curatoriais. Arte, arquitetura e artefatos da Europa medieval, coleção de arte americana e moderna, pinturas e esculturas de todos os mestres europeus, obras de arte da antiguidade clássica e do antigo Egito são as principais atrações deste museu. Além disso, obras de arte africanas, asiáticas, oceânicas, bizantinas e islâmicas também são encontradas no MET.
5. British Museum, Londres
Um dos maiores e mais abrangentes museus existentes, o British Museum, em Londres, possui mais de oito milhões de obras em sua coleção permanente dedicada à história humana, arte e cultura. Fundado em 1753, foi o primeiro museu público do mundo e seu acervo é dividido em dezessete departamentos curatoriais. Devido à colonização britânica, muitas das obras famosas do acervo ainda permanecem contestadas devido à sua origem em outros países e ainda são alvo de polêmica internacional.
6. Tate Modern, Londres
O Tate Modern, também no Reino Unido, é um ótimo museu para explorar e aprender sobre
arte moderna e contemporânea desde 1900 até o presente. Instalado na antiga Bankside
Power Station – um dos edifícios mais históricos de Londres – a Tate Modern ocupa um
enorme espaço onde antigamente estavam as turbinas da central elétrica. Fundado em 2000, é o mais visitado do mundo na sua especialidade. A coleção permanente do Tate Modern é uma das mais completas do mundo, com obras de artistas como Pablo Picasso, Andy Warhol, Salvador Dalí e Edvard Munch.
7. National Gallery, Londres
A National Gallery, situada na Trafalgar Square, no distrito de Westminster, em Londres, e
abriga mais de 2.300 pinturas datadas do século 13 ao século 20, incluindo obras de Rembrandt, Ticiano, Velázquez, Van Gogh e Michelangelo. Fundado em 1824, este museu de
arte não inclui esculturas, artefatos ou objetos decorativos, preferindo se concentrar em pinturas, cobrindo toda a história da pintura no mundo ocidental. Além de ser um dos melhores museus de arte do mundo, a National Gallery oferece entrada gratuita.
8. Natural History Museum, Londres
O Museu de História Natural de Londres, em South Kensington, reúne em suas exposições
cerca de 80 milhões de espécimes e abrangem 5 áreas principais: entomologia, botânica,
paleontologia, zoologia e mineralogia. Exibições que incluem o esqueleto da grande baleia-
azul, fosseis de dinossauros e meteoritos estão entre as atrações mais populares. O museu é
reconhecido como o centro preeminente de história natural e pesquisa de campos relacionados no mundo. Muitas das coleções têm grande valor histórico e científico, como as
espécies coletadas por Charles Darwin.
9. American Museum of Natural History, Nova York
O Museu Americano de História Natural (AMNH), localizado no Upper West Side de
Manhattan, abrange 26 edifícios conectados e possuindo 45 salas de exposições permanentes, além de um planetário e uma biblioteca, o que o torna um dos maiores museus naturais do planeta. Fundado em 1869, o museu possui mais de 34 milhões de espécimes e conta a história da humanidade, desde a Idade da Pedra até o espaço sideral, através de ossos de dinossauros reais e galáxias distantes. Assim como a unidade britânica, o AMNH de Nova York também tem como atração uma baleia-azul – uma réplica em tamanho real nadando em um oceano virtual.