Considerada uma das artistas mais relevantes culturalmente e influente de todos os tempos, Madonna se juntou ao Itaú Unibanco para estrelar um filme falando ‘por que ela é feita de futuro’. A campanha, que celebra os 100 anos do Itaú Unibanco, foi desenvolvida em torno do movimento “Feito de Futuro”, lançado pelo banco no final do ano passado para celebrar seu centenário. A ideia de inspirar as pessoas a honrar a importância do tempo, legado e longevidade é o cerne da mensagem. Madonna, a artista musical feminina que mais vendeu em todos os tempos, foi a escolha por conta de sua história de liberdade criativa, versatilidade e uma carreira que continua a transcender fronteiras tradicionais.
Esta é a primeira vez que um artista assume a criação de um filme publicitário para o banco – “Quando uma escolha assim é feita, a marca precisa de coragem para abraçar o que é verdadeiro no artista. Foi a primeira vez que o Itaú abriu mão de signos muito característicos da marca, e fizemos isso para ser fiéis ao conteúdo dela”, conta Thaiza Akemi, superintendente de marketing do Itaú Unibanco. Assim como em tudo o que Madonna faz em sua carreira, ela esteve muito envolvida em todo o processo. Sua perspectiva está presente em cada cena, pois nenhum detalhe foi ignorado. Ela escolheu a direção de Jonas Åkerlund, que também dirigiu seu premiado videoclipe para “Ray of Light” e se tornou um parceiro criativo contínuo ao longo de sua carreira.
O filme que Madonna criou não é sobre tempo – No filme, Madonna declara: “eles me chamam de rainha do pop. Eu sei que é um elogio. Mas a monarquia está no passado e eu não. Eu não tenho uma idade: tenho todas as idades. Não se trata de quem eu sou, mas de quantas eu sou. Contem minhas conquistas e não o número de anos que vivi neste planeta. Estou sempre me reinventando, para poder continuar sendo eu mesma. Acho que a coisa mais controversa que já fiz foi permanecer. Vi muitas estrelas aparecerem e desaparecerem, como estrelas cadentes. Mas minha luz nunca se apagará. Nem todos estão vindo para o futuro. Mas eu estou. Continuarei hoje, amanhã e pelos próximos 100 anos”. “O filme que Madonna criou não é sobre tempo. É sobre ser atemporal, com uma carreira incomparável de 40 anos, ativa em todos os sentidos, nunca para de criar ou inovar. Ela continua sendo uma pioneira em sua arte, seu propósito e sua vida. Este é o aspecto que se relaciona com a trajetória do Itaú. O movimento Feito de Futuro é exatamente sobre isso, e veremos muito dessa verdade nas próximas etapas e ações da campanha”, acrescenta Thaiza.
É a primeira vez que um filme do Itaú Unibanco é criado e dirigido por um artista – um movimento pioneiro do banco que já foi percebido em suas estratégias de mídias sociais. “Madonna é reconhecida mundialmente por seu talento, seu espírito ousado e sua autenticidade. Tê-la conosco, com todos esses atributos, durante o processo criativo, trouxe ainda mais força à comunicação dos 100 anos do Itaú, que celebra precisamente a relevância do legado e a construção do futuro”, acrescenta a executiva. O filme foi desenvolvido pela agência Africa Creative. A estreia foi no intervalo do Jornal Nacional, na TV Globo, na quinta-feira, dia 22 de fevereiro. “Procuramos Madonna pela sua carreira inovadora, pela sua capacidade de atravessar gerações e permanecer sempre contemporânea”, concluiu Alexandre Peralta, co-CCO da Africa Creative.
Filme de 100 anos do itaú
FICHA TÉCNICA
FILME DE MADONNA
Cliente: Itaú
Agência: Africa
Equipe da Africa
CCO: Sergio Gordilho
Co-CCO: Alexandre Peralta
Chefe de design: Bruno Valença
DC: Renato Jardim
ACD: Dudu Barcelos
Criação: Madonna, Alexandre Peralta, Dudu Barcelos, Renato Jardim, Cortez Pereira, Diego Viana
Conteúdo: Maria Carolina Colicigno, Caio Verçosa, João Machado, Mateus Souza, Leandro Lucena
Atendimento: Renato Broggin, Stephanie Barbatto, Isadora Charbel, Eduardo Chijo, Marina Buzzi Fontes, Guilherme Alves
Mídia: Pedro Eustachio, Haroldo Paro, Rodrigo Rodrigues, Henrique Arakaki, Fabio Vannucci, Rafael Leite, Milena Oliveira, Nicole Cardoso, Jonathan Victor dos Santos
Planejamento: Ana Paula Kuroki, Guilherme Godinho, Victória Franco
Talentos: Fernando Alonso, Bruna Cicolino e Leandro Motta
Produção da Agência: Rodrigo Ferrari, Mariana Hermeto e Gabriela Ferrer
Aquisição de agência de talentos: RM Mgmt – Renata Murga e Allan Meira.
Equipe do Itaú
Aprovação do cliente: Eduardo Tracanella, Thaiza Akemi, Caroline Pintarelli, Pedro Smith, Paula Pazikas, Caroline Paluan
Artista
Artista: Madonna
Diretor
Diretor do filme: Jonas Åkerlund
Production Team UK – Black Dog Films
Global Head of Black Dog / Executive Producer: Martin Roker
Producer: Holly Wolfers
UK Production Manager: Lily Moore
UK Production Coordinator: Daisy Shepherd
Director’s Assistant: Jack Dentinger
International Team
Director of Photography: Eric Broms
Madonna’s Creative Team
Creative Director & BTS Photographer: Ricardo Gomes @sfcreative_
BTS Videographer & Editor: Courtney Harvier
Madonna’s Team
M Make Up Artist: Wendi Miyake
Make Up Assistant: Justin Lentz
Hair Stylist: Sasha Nesterchuk
Hair Assistant: Céline de Cruz
Manicurist: Naomi Yasuda
Stylist: Rita Melssen
Stylist Assistant: Pauline Abadia
Tailor: Samuel Ososki
Service Company Paris: Mommy Production
Production Paris Line Producer: Cécile Liconnet
Production Manager: Céline André
Production Coordinator: Alma Labarthe
Production Coordinator: Julia Mongin
Chaperone Agency & Client: Anastasia Marto
AD
1st Assistant Director: Fabrice Jeandemange
2nd Assistant Director: Eric Labat
Camera
1st Assistant Camera A: Franck Leclerc
2nd Assistant Camera A: Lucas Leclerc
1st Assistant Camera B: Olivier Greco
2nd Assistant Camera B: Maguelonne Pochon
1st Assistant Camera C: François Gallet
Assistant camera GoPro: Jule Poisso
Video Assistant: Brune Aulagne
Q-take Operator: Stephen Coquin
DIT: David Goudier
Steadicam Operator: Loïc Andrieu
Teleprompter Operator: Goulven Salliou
Grip
Key Grip: Benjamin Renaud
Grip: Benjamin Ramé
Grip: Arthur Ehret
Grip: Pierre-Alain Mainguy
Grip: Guillaume Mondin
Grip: Dorian Pirot
Lighting
Gaffer: Yvan Quéhec
Best Boy: Stéphane Martin
Electrician: Antoine Quéhec
Electrician: Clément Duroux
Electrician: Guillaume Brunet
Electrician: Willy Gauzin
Electrician: Teddy Moireau
Air Star: Brice Mousnier
Sound
Sound Engineer: Cyril Moisson
Boom Operator: Valentin Sampietro
Boom Operator: Sacha Mikoff
Art Department
Art Director: Jean-Michel Bertin
1st Assistant Art Director: Antoine Lamperiere
2nd Assistant Art Director: Sylvio Marchand
Art director Assistant: Raphael Berrichon
Art director Assistant: Anne-Camille Allueva
Unit / Locations / Security
Location Manager: Stéphane Aoughlis
Assistant Location Manager: Gilles Serrao Nunes
Unit Manager: Ludovic Dupont
Assistant Location Manager: Clément Perot
PA Location: Eva Bakouche
PA Location: Arthur Meurisse
PA Unit: Mathilde Rossi
PA Unit: Juliet Ames
PA Unit: Coline Chatard
PA Unit: Anae Beille
PA Unit: Anne-Caroline Remy
PA Unit: Antoine Peltier
PA Unit: Phébé Loucano
PA Unit: Nelson de Melo
Head of Security: Christophe Feve
Catering @Catering Parisien: Hava Celik
Catering @Catering Parisien: Jade Amalric
Catering @Catering Parisien: Lea Berlingaud
On Set Medic: Johanna
Transport
Transport Manager: Sylvain Trystram
Driver UK Production Team: Valerian Skowron
Driver Director: Christophe Coupé
Driver DOP: Jean-Paul Girbal
Driver Glam M: Didier Stebon
Driver Management M: Christophe Coupé
Driver Agency: Pierre HueDriver Client: Nabil Azzoug
Lighting Stand In
Lighting Stand-In: Satine Jahn
Equipment
Camera & Lighting: RVZ
Editor – Main Film
Editor: Danny Tull
Archive Research Team Archive Research: Fourth Drawer
Archive Producer: Tess McNally Watson
Post-Production – Hero Film
@Black Dog Films
Producer: Holly Wolfers
@1920
Colourist: Kai Van Beers
2D Supervisor: Ryan Hadfield
2D Artist: Lucas Warren
2D Artist: Taylor Webber
2D Artist: Matilda Craig
2D Artist: Weronika Holak
VFX Producer: Ella Whiting
@Supersonic
Sound Designer: Rune Klausen
@Pope Creative Studio
Graphics: Robin Olofsson
Music composer: Mikael Åkerfeld
Mestre Kukinha está com inscrições abertas para edição especial de Páscoa – Uma das datas comemorativas que mais fazem sucesso com as crianças é a Páscoa. Para celebrar a temporada mais doce do ano, a Buaiz Alimentos preparou uma edição especial do seu curso de culinária infantil Mestre Kukinha. O curso, que acontecerá no dia 09 de março, na loja Kouzina Club, na Praia do Canto, está com inscrições abertas. Nesta edição, a criançada vai aprender a fazer bolo de chocolate e cenoura no formato de coelhos, sob o comando da chef Flavia Gama, da Chocolateria Brasil. O curso será dividido em três turmas, às 9h, às 10h e às 11h. Poderão participar crianças de 03 a 13 anos de idade. Recorde de público em todas as edições que promoveu no ano passado, o Mestre Kukinha faz sucesso com a garotada e suas vagas estão cada vez mais disputadas.
O curso de culinária infantil da Buaiz Alimentos acaba de abrir inscrições para primeira edição deste ano – Interessados em participar devem se antecipar e comparecer, presencialmente, na loja Kouzina Club, na Praia do Canto, levando 5kg de alimentos, sendo arroz, feijão ou macarrão. As vagas são limitadas. Como já é tradição do Mestre Kukinha, o curso realiza uma ação solidária. Por isso, os alimentos arrecadados no ato da inscrição serão doados para o projeto Amor Solidário, que atende famílias carentes de Viana. Criado na década de 80, o Mestre Kukinha é uma iniciativa da Buaiz Alimentos que conta com a parceria da loja Kouzina Club e da Chocolateria Brasil e recebe o apoio do Instituto Americo Buaiz (IAB). O projeto, que começou com cursos de culinária no Centro de Atendimento ao Consumidor que o Grupo Buaiz mantinha na Praia do Suá, foi repaginado, em 2016, por Eduarda Buaiz, (foto) vice-presidente da Buaiz Alimentos, e segue sendo um sucesso até hoje. “Conversando com amigos, descobri que muitos tinham um carinho especial pelo Mestre Kukinha. Fiquei surpresa ao perceber que muitos tiveram seu primeiro contato com a cozinha e a culinária por meio desta iniciativa. Alguns guardaram o livro de culinária da época e até o ‘certificado’ que o curso concedia ao final”, conta Eduarda.
Sicoob ES bate recorde e ultrapassa R$ 1 bilhão em resultado em 2023 – O Sicoob ES alcançou um marco histórico em 2023 ao registrar um resultado recorde de R$ 1.063.210.665,83 em suas operações. O número representa um aumento de 21,7% em relação ao ano anterior, com acréscimo de quase R$ 190 milhões. Além disso, o sistema regional evoluiu em praticamente todos os seus indicadores, seguindo a lógica do comparativo de 2022 para 2023, com destaque para o crédito rural, que, na carteira ampliada, cresceu 72,3%. “Os nossos resultados são uma demonstração da solidez e da eficiência do Sicoob ES, bem como do modelo de negócio cooperativista como um todo. Ao completar 35 anos, estamos felizes pelo papel que estamos desempenhando na promoção do desenvolvimento econômico e social da nossa região”, avalia Bento Venturim, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central ES.
Instituição também comemora mais de 732 mil associados e quase R$ 22 bilhões em ativos totais – A instituição alcançou R$ 21,9 bilhões em ativos, registrando um aumento significativo de 34,3%, o que equivale a um acréscimo de mais de R$ 5,6 bilhões. Isso significa que o Sicoob ES dobrou de tamanho, mais uma vez, pelo terceiro triênio seguido. O percentual superou o alcançado de 2021 para 2022. O patrimônio líquido do Sicoob ES também apresentou um crescimento expressivo, totalizando mais de R$ 4,3 bilhões, aumento de 26,2%. Destaca-se ainda o crescimento dos depósitos totais, que superou o marco de R$ 15,2 bilhões, número 36,4% maior que o ano passado, ou seja, acréscimo de mais de R$ 4 bilhões. Outro índice que teve um excelente desempenho foi o ganho de tesouraria (Renda Líquida de Aplicações Financeiras), que cresceu 47,8%.
Reconhecimento do sistema Findes, como o maior grupo empresarial do Espírito Santo – No que diz respeito à receita de serviços, que inclui vendas de seguros, consórcios, cartões, entre outros, o Sicoob ES registrou um aumento de 30,5% em relação ao ano anterior, totalizando R$ 418,8 milhões. O sistema regional fechou 2023 comemorando mais de 732 mil associados, sendo que, aproximadamente 597 mil são pessoas físicas e 134 mil são jurídicas. Das empresas, 127 mil, o que representa 94,8% do total, são micro e pequenos negócios. “Em 2023, fomos reconhecidos pelo IEL, entidade do sistema Findes, como o maior grupo empresarial do Espírito Santo. E a nossa perspectiva é seguir neste caminho, mas não para sermos ‘o maior’, e sim para sermos cada vez mais relevantes para o desenvolvimento econômico e social das localidades onde atuamos, crescendo e reafirmando nosso compromisso com nossos colaboradores, parceiros e cooperados”, reforça Nailson Dalla Bernadina, diretor-executivo do Sicoob ES. A partir da divulgação dos resultados, as seis cooperativas vinculadas ao sistema regional que atuam no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e São José dos Campos (SP) vão iniciar suas prestações de contas no chamado Ciclo Assemblear. As datas dos eventos das singulares estão disponíveis no site www.comunidadesicoob.com.br.
Eficiência na gestão – Os índices positivos do Sicoob ES em 2023 foram atrelados a um importante controle das despesas administrativas, que aumentaram 15,6% em relação ao ano anterior, mesmo com a abertura de 16 novos pontos de atendimento. O índice de eficiência, que demonstra a capacidade de gestão e geração de resultados, melhorou 8,5%, chegando a 26,98%. Este indicador posiciona o Sicoob ES como uma das melhores em eficiência administrativa do mercado financeiro, se comparado a outras instituições. “Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados em 2023, que refletem o compromisso e a dedicação de toda a equipe do Sicoob ES juntamente com a gestão responsável das lideranças que compõem a nossa estrutura. A melhoria contínua nesse sentido é fundamental para garantir o crescimento sustentável da cooperativa, condições diferenciadas em nossas soluções e no atendimento aos nossos cooperados”, avalia o diretor-executivo do Sicoob Central ES, Nailson Dalla Bernadina.
Crédito rural tem alta de mais de 70% – Em 2023, a carteira de crédito do Sicoob ES ultrapassou os R$ 13,6 bilhões, crescimento de 26,2% em relação a 2022. O valor agrupa todo o montante concedido pelo Sicoob por meio de empréstimos, financiamentos, operações de crédito rural e descontos de recebíveis. Os financiamentos registraram aumento de 13,8%, com montante de R$ 2,4 bilhões; e a carteira de desconto de recebíveis subiu 9% e somou R$ 444 milhões. Já os empréstimos somaram R$ 8,1 bilhões, aumento de 28,2% de 2022 para 2023. Do total de crédito liberado pelo Sicoob em 2023, mais de R$ 8,7 bilhões foram destinados para empresas, desse montante mais de 84% foram destinados a micros, pequenos e médios empreendimentos. Ainda sobre crédito, o destaque foram as operações de crédito rural, que na carteira ampliada, cresceram 72,3% em relação a 2022 e atingiram R$ 2,6 bilhões.
“O produtor rural tem no Sicoob uma instituição parceira e o nosso crescimento consolida essa realidade. Além disso, temos uma atuação relevante quando o assunto é o apoio a Micro e Pequena Empresa, reconhecidos como a principal instituição de apoio aos pequenos negócios”, informa Alecsandro Casassi, (FOTO) diretor de Operações e Negócios do Sicoob ES.
Quase R$ 10 milhões investidos em responsabilidade social – As iniciativas do Sicoob ES voltadas à responsabilidade social em 2023 somaram investimentos de R$ 9,9 milhões, direcionados a projetos divididos em seis eixos: Cooperativismo e Empreendedorismo, Desenvolvimento Sustentável, Cidadania Financeira, Saúde, Ações Socioambientais e Educação. Ao todo, foram mais de 520 mil pessoas beneficiadas em 112 municípios diferentes. Foram realizadas 2.221 ações, envolvendo 1.924 instituições. Além disso, o ano de 2023 trouxe como resultado a participação de 57% dos funcionários do Sicoob ES em iniciativas de voluntariado, doando 8,5 mil horas em iniciativas beneficentes. Entre os investimentos mais relevantes do Sicoob ES na área está o Edital Social, que aprovou 153 projetos, beneficiando 68 municípios, com recursos de R$ 3.544 milhões. A partir do dia 1º de março até 30 de abril estarão abertas as inscrições para o 6º Edital de Projetos Sociais. Todas as informações estão em www.sicoobes.sociall.com.br. “Buscamos impactar positivamente nossos cooperados e a sociedade por meio da promoção da justiça financeira em todos os nossos relacionamentos e através dos recursos que direcionamos para as nossas ações socioambientais. Precisamos avançar em educação financeira no Brasil e continuar colaborando como instituição e também pessoalmente, para a construção de um mundo melhor”, destaca Sandra Helena Rosa Kwak, diretora de Recursos Humanos e Sustentabilidade do Sicoob Central ES.
O Sicoob ES está celebrando 35 anos este ano – e em 2023, foi reconhecido como o Maior Grupo Empresarial do Estado, segundo o Anuário IEL 200 Maiores e Melhores Empresas no Espírito Santo. Parte de um dos 14 sistemas regionais do País, o sistema regional sediado no Espírito Santo atua também no Rio de Janeiro, Bahia e São José dos Campos (SP), por meio de seis cooperativas singulares: Sul-Litorâneo, Sul, Coopermais, Sul-Serrano, Credirochas e Conexão. Ao longo de 2023, o Sicoob ES ampliou sua presença com a inauguração de 16 novos pontos de atendimento em diversas localidades e fechou o ano com um total de 188 pontos de atendimento, distribuídos pelos quatro estados. O Sicoob ES integra um sistema nacional que conta com mais de 7,7 milhões de associados, estando presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. O sistema ocupa a liderança entre as instituições financeiras com o maior número de agências no Brasil, superando 4,6 mil pontos de atendimento e comemorando ser a única instituição financeira presente em mais de 400 municípios.