A sustentabilidade tem se tornado um dos pilares centrais para impulsionar transformações em diversos setores. Conectar a sustentabilidade à ação envolve adotar práticas que vão além trazendo soluções concretas para um futuro mais verde. Desde a economia circular até estratégias para a neutralidade de carbono e a transição para energias renováveis, organizações estão integrando a responsabilidade ambiental em suas operações. Os desafios em transformar essas iniciativas em ações escaláveis, que gerem impacto real, promovam inovação e garantam um crescimento sustentável, serão discutidos no evento ESG+ Ambiental , que acontece amanhã, dia 16 de outubro, as 8h, na sede da Marca Ambiental, em Cariacica, Espírito Santo – e reunirá especialistas, líderes empresariais e profissionais para discutir estratégias e soluções que promovam uma economia mais verde e eficiente. Quer conhecer mais sobre o evento e a programação prevista? Clique aqui e saiba mais: https://bit.ly/3XC0W0h Para participar inscreva-se no site https://cvent.me/ZdzYR3
Cafuso celebra tradição e conexão com seu novo slogan “Muita História Pra Contar e Cafuso Pra Acompanhar” – O Café Cafuso, a marca de café mais lembrada do Espírito Santo, lança sua nova campanha anual com o slogan “Muita História Pra Contar e Cafuso Pra Acompanhar” criada pela agência ebrand. A frase reflete a longa trajetória da marca e celebra as histórias que o Cafuso tem acompanhado ao longo dos anos, tanto nas mesas capixabas quanto em momentos especiais, como encontros de família, trabalho e lazer. Com mais de 50 anos de tradição, o Cafuso reforça o papel essencial que desempenha na vida de seus consumidores, sempre presente em momentos únicos e inesquecíveis. O novo slogan destaca a dualidade do termo “história”, referindo-se tanto à trajetória da marca quanto às vivências pessoais de quem aprecia o café, mostrando como o Cafuso faz parte da rotina e das celebrações.
Tradição capixaba e conexão pessoal – A campanha busca destacar a forte conexão emocional dos capixabas com o Cafuso. A marca faz parte da vida cotidiana, sendo presença constante desde o café da manhã até encontros familiares. O objetivo da campanha é humanizar a marca e criar uma conexão ainda mais profunda com os consumidores, reforçando o Cafuso como companheiro nos momentos importantes e cotidianos.
A construção da campanha – A campanha foi elaborada com base no método SB7 de storytelling, que posiciona a mulher capixaba como a heroína, enquanto o Cafuso é o guia que oferece tradição e qualidade. A campanha terá várias fases, começando com o lançamento de um jingle, que será o hino da campanha. A história da marca será contada através de conteúdos especiais nas redes sociais e vídeos, que mostrarão a evolução do Cafuso ao longo dos anos, reforçando seu legado. Com “Muita História Pra Contar e Cafuso Pra Acompanhar”, a marca convida os capixabas a celebrar não só a trajetória do Cafuso, mas também suas próprias histórias, reafirmando o café como sinônimo de tradição, qualidade e afeto. Para mais informações, acesse: @cafe.cafuso
VT CAFUSO
FICHA TÉCNICA
Agência: Agência ebrand
Cliente: Café Cafuso
Aprovação: Karolliny Scardua, Gérson Peterle e Janine Duarte Schowenck
Diretor de Criação: Diego Gambini
Diretor de Arte: Jefferson Silva
Atendimento: Andressa Neres e Mayara Junquilho
Redator: Filippe Saraiva
Mídia: Rayane Araujo
Produtora de áudio: REC Sonora
Direção: Higor Tresman
Direção de Fotografia: Matheus Costa
Direção de Arte: Syã Fonseca
Produção: Paula Stange
Produção de Cast: Amanda Lima
1 Assistente de Câmera: Luiza Grillo
2 Assistente de Câmera: Jackson Garcia
Gaffer: Marcos Supeleto
Eletricista: Junior Negão
Assistência de Elétrica: Gabriel Lannes
Figurino: Edpo Gaspar
Maquiagem: Valéria
Foto Still: Alex Gouveia
Assistente de arte: Henrique Gaudio
Calia cria uma nova campanha publicitária para combater o abuso infantil – Dados da OMS mostram que, só no Brasil, todos os anos, 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente. Mais de 70% desses casos ocorrem dentro de seus próprios lares. Com essas informações alarmantes em mente, surgiu o slogan: “Seja a voz de quem não sabe como falar”, incentivando os adultos a protegerem as vítimas e a promoverem o diálogo sobre a violência sexual contra menores. A ação contou com um movimento especial no hall do cinema Cinesystem, no shopping Casa Park em Brasília. O local foi escolhido por ser frequentado, principalmente, por adultos, já que os filmes têm uma classificação mais alta.
A Calia Instalou uma máquina de pegar bichinhos de pelúcia no espaço e ofereceu uma experiência gratuita aos espectadores – No entanto, ao pegar um ursinho, os participantes se depararam com uma revelação impactante: as pelúcias apresentavam pequenos machucados, visíveis apenas quando já estavam em mãos. Ao lado dos rasgos, vinha a tag da campanha, que busca promover um maior conhecimento público da situação e também incentivar a denúncia por meio do “disque 100”. Com o intuito de capturar as reações autênticas dos participantes, a agência filmou essas interações, criando um case envolvente.
A Calia desenvolveu, em parceria com a Câmara Legislativa do Distrito Federal, a campanha “Abuso Não!”, sobre a conscientização do abuso infantil – José Augusto Nigro, sócio e vice-presidente executivo da Calia, reconhece a importância de elaborar uma ação como essa: “O abuso infantil é uma violação devastadora que impacta muitas vítimas no Brasil. Esta campanha busca oferecer suporte e promover um ambiente seguro, mostrando que além de saber identificar a situação, é preciso também denunciar através do disque 100. A mudança começa com a empatia e a ação de cada um de nós, garantindo que nenhuma criança sofra em silêncio.”
Segue vídeo da campanha:
Kurumá lança campanha de outubro com condições exclusivas para modelos Toyota – A Kurumá anuncia sua nova campanha para o mês de outubro, com o slogan “Sua melhor escolha, sempre”, oferecendo condições imperdíveis para quem deseja adquirir um veículo zero quilômetro. Dentre os principais destaques, está o Yaris Hatchback XL 2025, que combina tecnologia e conforto. Equipado com sistema multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay, o modelo está disponível à vista por R$ 99.490,00, com uma taxa de 0%. Outro grande destaque é o RAV XSE Plug-in Hybrid 2024, o SUV híbrido mais vendido do mundo. Ele oferece R$ 20 mil de bônus para uso à escolha do cliente ou taxa de 0%. A RAV4 SX Connect Hybrid 2024 também está em promoção, com preço à vista de R$ 349.290,00 e um bônus de R$ 15 mil ou taxa de 0%.
A campanha também abrange o Corolla Cross XRE 2025, que apresenta recursos como porta-malas acionado por sensor, teto solar elétrico e faróis de LED, disponível por R$ 181.910,00. O Corolla XEI 2024, por sua vez, tem preço de R$ 162.820,00, além de um bônus de R$ 6 mil no seminovo ou taxa de 0,99%. Para os amantes de picapes, a Hilux SRX Plus Diesel 2024 oferece 5 revisões gratuitas, a partir de R$ 335.300,00. E, na compra do SW4 SRX Platinum 7 Lugares 2024, o cliente ganha R$ 10 mil de bônus no seminovo ou taxa de 0,99%. Aproveite essas condições especiais e garanta seu Toyota com benefícios exclusivos!
Exposição “A Era da Imagem Analógica” tem câmera escura gigante e objetos interativos no Sesc Glória – Já pensou em “entrar” em uma câmera fotográfica? Conhecer por dentro como a mágica do registro da luz acontece… ou melhor: a ciência da câmera escura! Isso é possível na exposição “A Era da Imagem Analógica”, no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória. A mostra convida os participantes a conhecerem a história da fotografia de forma interativa, com objetos, equipamentos pré-fotográficos e instalações que mesclam luz, olhar, tecnologia, curiosidade e fantasia. A visitação é gratuita e livre para todas as idades, aberta de quarta a sábado, das 10h às 20h, no Sesc Glória. Segundo o curador da exposição, Paulo de Barros, o objetivo é que o público compreenda como a câmera escura contribuiu para a alfabetização em novas linguagens universais, como a fotografia e o cinema.
Uma câmera gigante foi instalada no Centro Cultural Sesc Glória para que o público tenha a oportunidade de ingressar no seu interior – a partir dessa experiência, entender o fenômeno físico que permite a existência da fotografia. A recomendação é que esse espaço seja visitado durante o dia, até às 17 horas, pois depende da luz natural para fazer a “magia” acontecer. Desde as cavernas, o ser humano tem testemunhado o fenômeno da formação da imagem com base no princípio físico da propagação retilínea da luz, que transformou a própria caverna em uma câmera escura, fato que deve ter surpreendido e assombrado nossos antepassados, com projeções de imagens misteriosas de um mundo exterior cheio de luz e cor. Dentro da câmera gigante, é possível experimentar a percepção que a imagem formada na parede provocou em cientistas, artistas e filósofos, historicamente.
O segundo espaço da mostra é de outro antecessor da fotografia – o retrato de silhueta. Os visitantes podem conhecer e interagir com instrumentos de produção de retratos utilizados no século XVIII, especialmente a partir dos anos de 1760. O terceiro espaço traz para o público a oportunidade de usar uma “câmara lúcida” para a produção de imagens. Esse aparato foi inventado em 1806, pelo cientista inglês William Hyde Wollaston. O quarto espaço é dedicado à fotografia estereoscópica e ao formato carte de visite. Na mostra, são expostos diferentes modelos de visores e fotografias estereoscópicas originais do final do século XIX e início do século XX. O público terá a experiência de visualizar imagens em 3D, utilizando réplicas de visores antigos.
Memória fotográfica da Baia de Vitória – No quinto e último espaço da mostra, os visitantes terão a rara oportunidade de conhecer, a partir de imagens originais, a diversidade dos processos fotográficos – negativos e positivos – utilizados ao longo da história da fotografia, com os seus variados suportes: metal, vidro, papel, plástico, entre outros. Por fim, os visitantes são convidados a conhecer também a exposição “Memória Fotográfica da Baía de Vitória”, que reúne 120 imagens históricas expostas pela primeira vez no Espírito Santo, entre desenhos e fotografias, fruto de intensa pesquisa do curador, Paulo de Barros, e da colaboração de importantes instituições públicas e privadas do Brasil
Sicoob usa o Dia das Crianças para falar de dinheiro com diversão e aprendizado – O Dia das Crianças é sempre uma data especial para pais e filhos, mas, muitas vezes associada a presentes e consumo. No entanto, essa também pode ser uma excelente oportunidade para introduzir as crianças no mundo da educação financeira de maneira lúdica e leve. De acordo com o educador financeiro do Sicoob, Renato Costa, ensinar as crianças a lidarem com o dinheiro desde cedo é um passo importante para a construção de uma relação saudável com as finanças no futuro. “A educação financeira infantil deve começar de forma simples, com explicação de onde vem o dinheiro e abordagem de conceitos como economizar, poupar, dividir e gastar conscientemente. Isso pode ser feito por meio de brincadeiras, jogos e atividades que despertem o interesse e a curiosidade das crianças. O mais importante é mostrar que o dinheiro não é infinito e que as escolhas feitas hoje podem impactar o futuro. Usar exemplos práticos conforme realidade da família é uma ótima forma de reforçar o aprendizado”, destaca Renato.
Educação financeira na infância ajuda a construir uma relação saudável com o dinheiro no futuro – Segundo um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), crianças que têm experiências positivas com o dinheiro e educação financeira tendem a ser mais bem-sucedidas na vida adulta. “O Dia das Crianças pode ser uma oportunidade perfeita para unir diversão com aprendizado. Presentes não precisam ser apenas materiais, experiências também são valiosas”, sugere o especialista. Para mais, pequenas ações no cotidiano podem ser transformadoras para as crianças. A famosa “mesada”, por exemplo, pode ser usada como ferramenta de ensino, explicando a importância de guardar uma parte para o futuro, investir em algo que se deseja e até mesmo doar uma fração para ajudar quem precisa.
Educação financeira na infância – Além das conversas sobre dinheiro, projetos como os oferecidos pelo Sicoob, por meio dos seus voluntários e do Instituto Sicoob, têm se destacado por promover a educação financeira desde a infância. O Programa Financinhas nas Escolas, lançado em 2021, é direcionado a crianças entre 6 e 10 anos do Ensino Fundamental I. A finalidade é abordar a educação financeira na infância, abarcando valores como cooperação, participação, autoconhecimento e senso de comunidade para estimular comportamentos que auxiliem na criação de bons hábitos financeiros e de cidadania. Por meio de capacitação, professores de escolas da rede pública e privada são treinados para trabalhar o tema Educação Financeira em sala de aula, de forma transversal, tal como preconiza a Base Nacional Comum Curricular. Este ano, 175 escolas de 30 cidades diferentes, envolvendo Espírito Santo e Rio de Janeiro, receberam o programa, com formação para mais de 630 professores e beneficiando quase 17 mil alunos.
O programa tem como ferramenta didática a Coleção Financinhas – conjunto de livros cm histórias para ensinar educação financeira às crianças de uma forma leve e divertida. É composta por quatro volumes, que abordam temas como sonhos, desejos, necessidades e poupança. As edições estão disponíveis em português, inglês e espanhol e, de forma lúdica e inteligente, as histórias apresentam reflexões que contribuem para a formação de gerações bem-informadas e aptas a tomar decisões conscientes, sustentáveis e derivadas da responsabilidade que o uso do dinheiro exerce nos processos relativos às finanças. Todos os livros têm versão física e em libras, para que crianças com problemas auditivos possam ter acesso ao conteúdo. Algumas das histórias também foram transformadas em animação e estão disponíveis para acesso no canal do Instituto Sicoob no YouTube (www.youtube.com/@InstitutoSicoob). Os livros podem ser baixados gratuitamente no site www.institutosicoob.org.br.
Reef Safe : publicação de Gabriel Medina causa a maior busca pelo termo no Brasil – No último mês, Gabriel Medina fez uma publicação em suas redes sociais informando que seu protetor solar havia acabado e pedindo ajuda ao público para uma reposição “reef safe”, ou seja, segura para os corais. O post, feito em parceria com a Australian Gold, expert na relação da pele com o sol e de itens de alta performance, não só foi replicado por outras páginas de conteúdo e veículos de imprensa, como também ocasionou um pico nas buscas pelo termo no Google, sendo o maior da história em solo brasileiro, segundo o Google Trends. A publicação alcançou mais de 3 milhões de visualizações e 52 mil interações orgânicas, além de gerar conversas espontâneas, impulsionadas por formadores de opinião, como dermatologistas e influenciadores de beleza, que apresentaram o protetor solar “reef safe” às suas audiências. Essa movimentação dobrou as menções positivas em ambientes digitais, e, em menos de um mês, resultou na criação de mais de 100 conteúdos feitos por usuários mencionando a marca, alcançando o seu objetivo principal: engajar a população na preservação da vida marinha, especialmente com a proximidade do Dia Nacional do Mar (12 de outubro). A expressão passou a ser utilizada pela indústria há aproximadamente 10 anos, para identificar os produtos que não são prejudiciais aos corais – desde 2013, são realizados estudos que indicam alguns filtros solares químicos como agressoras dessa espécie marinha.
O surfista se juntou a Australian Gold, marca que chama atenção para projetos que preservam a saúde dos oceanos, para engajar a população na causa – Australian Gold foi uma das primeiras marcas de cosméticos a adquirir o atributo Reef Safe em seus produtos nacionalmente, sendo uma das responsáveis pela popularização do termo no Brasil e por gerar conhecimento sobre projetos voltados para a saúde dos oceanos. Além disso, suas embalagens são feitas com plásticos retirados da região litorânea, fortalecendo sua conexão com o meio-ambiente. A perda de cor dos corais é um problema ecológico grave, que compromete todo o bioma marinho, visto que várias espécies dependem dos recifes de corais para o seu desenvolvimento e reprodução. É possível observar uma perda de cor massiva e crescente globalmente, sendo que alguns estudos já apontam o desaparecimento total dessa espécie caso não haja uma mudança de comportamento. Diante desse cenário, o Grupo Boticário avançou na busca por sucesso responsável e desenvolveu uma metodologia científica inovadora que garante que a formulação completa do protetor solar não branqueie ou agrida esse grupo de animais, protegendo o ecossistema.
Gabriel Medina como novo embaixador da marca – “Somos comprometidos com a segurança dos nossos consumidores e a preservação ambiental, o que se reflete em nosso portfólio que conta com o selo Reef Safe desde 2021,” afirma Marcela De Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário. “A marca nasceu com inspiração na cultura surfista australiana, sempre valorizando a conexão com a comunidade e a natureza, o pioneirismo no compromisso com a preservação dos oceanos vem de encontro a levar mais consciência e informação também para as pessoas. Com Gabriel Medina como nosso novo embaixador, reforçamos ainda mais esse compromisso com a segurança da pele e dos oceanos”, completa. A divulgação do surfista foi mais uma das ações de Australian Gold com o objetivo de gerar visibilidade para a importância dos produtos com o selo. Além disso, neste Dia Nacional do Mar, a marca se juntou à Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza para reforçar a importância de iniciativas que enfrentam o desafio de conservar e recuperar esses ecossistemas tão valiosos. Uma delas é o projeto pioneiro Biofábrica de Corais, que desenvolveu tecnologia inédita no Brasil para cultivar corais a partir de seus fragmentos e, assim, restaurar áreas e preservar espécies. Proporciona, ainda aprendizado e uma imersão no ambiente marinho, com atividades de turismo científico e regenerativo.
A atenção à saúde do oceano faz parte da atuação da FGB, já tendo apoiado 280 pesquisas em toda a costa brasileira – destinado cerca de 25% de todo o investimento ao longo de 34 anos de história a iniciativas conectadas com a zona costeira e o oceano (a média global não passa de 4%, segundo a UNESCO); e participado da criação ou ampliação de 11,5 milhões de hectares em seis áreas marinhas protegidas. Em 2023, Australian Gold embranqueceu os prédios do Minhocão, em São Paulo, que conta com diversas artes coloridas. A campanha teve como objetivo divulgar o movimento #SemCorSemVida, assim como alertar sobre o estado de saúde dos corais e sobre os riscos que envolvem a extinção desse grupo de animais. No ano de 2020, o Ibirapuera recebeu a obra “Oceano em transformação” em uma ação promovida pela marca, criada pela artista visual e pesquisadora marinha Beatriz Chachamovits. A instalação inédita e gratuita chamou a atenção do público para a importância da proteção dos corais, essenciais para a preservação da fauna marinha e da vida no planeta.