Série A lidera a preferência dos brasileiros em números de 2024 divulgados pela casa de aposta KTO. 60% do público faz os palpites antes dos jogos.
Foto: Daniela Veiga/Atlético-MG
Os campeonatos de pontos corridos ainda são questionados por muitos torcedores. Quem aposta no futebol brasileiro, porém, aproveita bem o formato. A conclusão vem de números do site KTO, que divulgou dados de janeiro a setembro de 2024. As duas primeiras divisões nacionais, disputadas em turno e returno, saem na frente das principais copas.
A Série A do Brasileirão lidera as estatísticas, sendo responsável por 38% do volume de aposta realizado na KTO. A Série B vem na sequência, com 21% dos palpites. Os mata-matas têm números similares: quase 16% para Libertadores, 13% para a Copa Sul-Americana e 11% para a Copa do Brasil.
Curiosamente, a diferença é bem menor quando consideramos o número de usuários ativos. Embora a Série A ainda lidere, com 28% dos apostadores, as outras quatro competições estão no mesmo patamar. A Libertadores assume a segunda posição, com 19% dos usuários, enquanto a Sul-Americana cai para a quinta colocação, com 17%. Entre ambas, a Série B tem 18% e a Copa do Brasil 17,6%.
TIMES QUE MAIS RECEBERAM APOSTA
Favoritismo e tamanho da torcida são os dois fatores que explicam os resultados desta parte dos dados divulgados pela KTO. A plataforma publicou os cinco times que mais receberam aposta em cada uma das competições analisadas.
Na Série A, quase empate entre Palmeiras (6,9%) e Flamengo (6,7%). O líder Botafogo aparece apenas em quarto lugar (4,4%), atrás do Atlético-MG (4.7%), que aparecia entre os candidatos ao título no início do ano.
Flamengo (6%) e Palmeiras (5,1%) invertem os papéis na Copa Libertadores, com o Verdão superando por pouco o River Plate (4,9%), mesmo disputando duas fases a menos. Outro semifinalista, o Atlético-MG (4,5%) aparece apenas na quinta posição desta lista, atrás do São Paulo (4,7%) , que caiu nas quartas de final.
Uma curiosidade é a Copa do Brasil. Três dos quatro semifinalistas aparecem nas três primeiras posições: Atlético-MG (5%), Flamengo (4,94%) e Corinthians (4,91%). Já o Vasco, que entrou na competição desde a primeira fase, não aparece no top 5 do torneio.
VOLUME E PREFERÊNCIA DE APOSTA
Uma informação interessante entre os dados da KTO é acerca do volume e preferência de aposta dos brasileiros. Sem surpresa, a Série A recebe o maior número de palpites por dia, 152. Quase não há diferença entre as três competições seguintes, com a Série B (91) e a Copa do Brasil (90) praticamente empatadas. A Libertadores não vem muito atrás (84).
Uma preferência que aparece em todos dados divulgados pela plataforma é o momento que a aposta é realizada. Cerca de 60% das entradas acontecem antes do jogo começar, com apenas 21% sendo feitas ao vivo. Somente 18% dos usuários utilizam uma estratégia mista, cobrindo palpites pré-jogo quando a bola começa a rolar.
COMPARAÇÃO COM OS CAMPEONATOS EUROPEUS
Embora a Série A do Brasileirão tenha grande vantagem entre os torneios nacionais, o cenário é diferente na comparação com os campeonatos europeus. A Premier League lidera entre as apostas realizadas entre janeiro e agosto deste ano: a primeira divisão inglesa teve 15,2% dos palpites na KTO.
O Brasileirão ainda aparece em segundo lugar, com 14% do total de aposta. Quantidade superior ao número de entradas em La Liga (13,3%) e a Serie A italiana (11,6%).