Campanha da DeBrito para o Ministério da Saúde coloca pessoas vivendo com HIV e Aids como protagonistas da prevenção combinada do HIV

As pessoas estão no centro da campanha publicitária de prevenção ao HIV/Aids veiculada a partir de quinta-feira (28/11) em todo o país. Criada pela agência DeBrito, a campanha integra a agenda do Ministério da Saúde (MS) para 1.º de Dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids. A data foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade para a prevenção, o tratamento e a redução do estigma em torno do HIV e da Aids.

“Coloque as pessoas em primeiro lugar.” –  Essa foi a recomendação da Conferência Internacional sobre Aids, realizada no mês de julho na Alemanha, ao preconizar que as políticas públicas devem dar protagonismo às pessoas, e não apenas à doença. A nova abordagem pretende ser uma resposta global ao HIV e à Aids, e visa garantir que as vozes de quem vive com HIV e Aids sejam ouvidas e respeitadas, e que o acesso a tratamentos essenciais seja um direito universal. A linha criativa proposta pela DeBrito foi resultado de uma imersão em todo esse universo. Ela buscou colocar as pessoas que vivem com HIV e Aids como centro da mensagem e a qualidade de vida como um ponto-chave do tratamento. A compreensão do desafio de comunicação e a percepção da realidade em torno do tema inspiraram o conceito: “HIV. É sobre viver, conviver e respeitar. Teste e trate. Previna-se”. 

Trata-se de um conceito assertivo, que promove uma visão positiva e inclusiva sobre o HIV e a Aids –  ao destacar ser possível viver e conviver sem preconceitos. Para além de uma narrativa, o conceito apresentado é um convite às pessoas a se informarem, adotarem a prevenção e cuidarem da saúde, porque hoje o HIV não limita as relações nem a vida cotidiana. Nessa perspectiva, a campanha mostra que, com o acesso ao teste, tratamento adequado e prevenção, é possível construir uma sociedade mais informada, empática e livre de estigmas. Para conectar-se com os diferentes públicos, a campanha utiliza um tom inclusivo e acessível, e, para tanto, uma linguagem direta e empática, evitando expressões violentas ou discriminatórias. Além disso, as principais peças foram produzidas com personagens e histórias reais, de forma a humanizar a campanha e valorizar a diversidade das experiências de quem vive com HIV. O criativo também atentou para uma abordagem simples e educativa, ao tratar da importância da adesão ao tratamento, da regularidade na testagem e dos benefícios do tratamento antirretroviral, assim como dos dados sobre indetectabilidade e o seu impacto positivo na saúde.

 

O FILME –  Para dar leveza às mensagens e gerar uma identificação imediata com os públicos, o filme traz influenciadores e influenciadoras que criam conteúdos para podcasts de grande audiência: Preto Positivo ─ Emer Conatus e Raul Nunnes ─, Hellena Malditta, Thais Renovatto e o youtuber Diego Krausz. No decorrer do filme, eles respondem a dúvidas e dão dicas sobre prevenção e tratamento do HIV, com uma pegada mais descontraída e uma linguagem muito presente nos ambientes da plataforma TikTok e outras redes sociais. Assim como na realidade, os influenciadores e as influenciadoras utilizam telas variadas para dialogar com o público e passar as mensagens da campanha. Cada um empresta seu carisma e credibilidade para explicar, por exemplo, que HIV e Aids não são a mesma coisa; que é possível viver bem com a Aids, mas não com o preconceito; e que não se pega Aids em contato com o ar ou objetos.

O conjunto de peças e mensagens da campanha visa impactar as pessoas que vivem com HIV ou Aids (PVHA) – jovens e adultos de 18 a 29 anos, especialmente das populações em situação de maior vulnerabilidade para o HIV, profissionais de saúde e da educação (gestão, agentes de saúde, estudantes e formadores e formadoras de opinião), além da sociedade em geral. Para alcançar todos eles, a estratégia de mídia foi segmentada nos meios de internet e mídia exterior, os quais têm penetração e afinidade com todos esses públicos. Além de gerar impacto e frequência, a agência quer dar importância, nesta campanha, à aproximação com o público, fortalecendo os costumes e rotinas locais. Em todo o país, serão utilizados portais/editorias de entretenimento em grandes portais do segmento, além de outros portais de formadores de opinião, como Alma Preta e Agência Aids. Já nas redes sociais, a campanha estará na Meta, TikTok e Kwai, além de outras redes de conteúdo audiovisual, como Netflix e Spotify.  Em termos regionais, a campanha será veiculada nas principais salas de cinema de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Bahia (BA), Distrito Federal (DF), Santa Catarina (SC) e Amazonas (AM).

Para tornar ainda mais robusta a segmentação da campanha, haverá uma ação de comunicação especial nos dois maiores aplicativos de relacionamento do país: o Grindr, maior App de relacionamentos para gays e trans do Brasil, e no Tinder, que tem 1,1 milhão de usuários ativos por mês e 400.000 usuários ativos diariamente. No dia 1º de dezembro, usuários e usuárias que acessarem o Grindr verão, primeiramente, um banner com uma mensagem especial, cuidadosamente desenvolvida para ser “decodificada” por quem já utiliza emojis para se comunicar de maneira sutil. O objetivo é criar uma conexão autêntica, capturando a atenção e promovendo uma conscientização relevante e engajadora. Já no Tinder, teremos no mesmo dia um banner para promover a conscientização de usuários e usuárias com uma mensagem que reduza o estigma e destaque a possibilidade de uma vida plena com o HIV. A veiculação da campanha será entre os dias 28/11 e 20/12.

Link do filme:

Ficha Técnica Filme

Agência: DeBrito Brasil

Cliente: Ministério da Saúde

Produto: Utilidade Pública

Campanha: Campanha do dia mundial de luta contra a aids 2024

Diretor executivo: Marcuce Luz

Diretor de criação: Pablo Seabra

Criação: Adan Augusto, Nilton Barbosa e Pedro Pessoa

Diretora de contas: Vanessa Monteiro

Planejamento: Cynthia Rocha

Digital: Cynthia Rocha e Vanderlan Dias

Mídia: Soraia Duarte, Thiago Ribeiro, Wislley Boa Ventura e Beatriz Vilanova

Produção/RTV: Rodrigo Cavalcante, Joelma Rosa e Fernando Silva

Produtora de Filme: Biruta Filmes

Produção Executiva: Fred Farah – Fernanda Carpinelli

Direção: Tiago Soban

Direção de Fotografia: Alberto La Salvia

Diretor de Arte: Luciana Nunes

Atendimento: Milene Traldi

Produtora de Áudio: Muzak Estúdio Áudio Visual

Direção Musical: Esdras dos Anjos

Atendimento: Simone Sbardellini

Gerenciamento de Projeto: Bruno Soares

Direção de Voz:  Bruno Soares

Trilha: Esdras dos Anjos

Sound Design: Anderson Barros

Aprovação cliente: Myrian Pereira, Heloisa Rodrigues, Rodrigo Bauer, Poliana de Oliveira, Juliana Vieira e Nathalia Gardini.

Equipe capixaba Pocadores conquista prêmios no Mundial do F1 in Schools, na Arábia Saudita  – A Pocadores Racing Team, patrocinada pela ArcelorMittal, participou pela quarta vez da final mundial do projeto F1 in Schools, realizada em Dhahran, na Arábia Saudita. E o grupo garantiu duas importantes premiações nesta edição: o Nose Challenge, pela troca de bico mais rápida do carro, e o Identity Award, pela excelência em identidade visual. Representando o Espírito Santo e o Brasil no evento, que reúne as 50 melhores equipes estudantis do mundo, a escuderia capixaba embarcou no dia 19 de novembro.

A abertura oficial do torneio ocorreu em 23 de novembro –  com transmissão ao vivo pelo canal oficial da F1 in Schools no YouTube. Durante a competição, os participantes foram desafiados a desenvolver miniaturas de carros de F1, englobando desde o design até as provas práticas, proporcionando uma experiência imersiva no automobilismo. Após a premiação, realizada no dia 26, os integrantes da Pocadores seguiram para o Catar, onde vivenciaram uma experiência única no Grande Prêmio do Catar, que aconteceu entre 29 de novembro e 01 de dezembro.

Cooperativas do Sicoob fazem união operacional, fortalecendo sua presença no Espírito Santo – Neste final de semana, o sistema regional Sicoob ES deu mais um passo em sua trajetória de expansão e fortalecimento no Espírito Santo, com a união operacional entre o Sicoob Sul-Serrano e o Sicoob Servidores. A incorporação foi autorizada pelo Banco Central do Brasil e representa um marco importante para a instituição, ampliando o alcance e a oferta de soluções financeiras para os cerca de 200 mil servidores públicos do Espírito Santo. Com a união, o Sicoob agora conta com 141 agências em operação no Estado, fortalecendo sua rede de atendimento. A nova estrutura integra as agências do Sicoob Servidores à presença do Sicoob Sul-Serrano, consolidando um patrimônio líquido conjunto superior a R$ 900 milhões e ativos que ultrapassaram R$ 6 bilhões. 

Um dos objetivos estratégicos do Sicoob foi ampliar ainda mais o acesso aos seus produtos e serviços – Atualmente, o sistema regional está presente em quase todo o Espírito Santo, em 73 dos 78 municípios, e, até 2026, a cooperativa prevê inaugurar agências nos últimos municípios do Estado que ainda não contam com atendimento físico do Sicoob. “Juntas, as cooperativas reúnem mais de 160 mil associados, sendo que mais de 30 mil são servidores. Este movimento demonstra, na prática, que até mesmo os servidores que ainda não possuem relacionamento conosco serão beneficiados, já que a concorrência incentiva condições mais vantajosas para todos — um dos principais objetivos do cooperativismo. Esta união nos fortalece como um todo no Estado”, afirma o presidente do Sicoob Sul-Serrano, Cleto Venturim.

Benefícios para servidores públicos  – A experiência do Sicoob Servidores no atendimento ao setor público somada à estrutura e abrangência do Sicoob Sul-Serrano vai reverberar em ainda mais benefícios aos servidores estaduais e municipais. Uma das principais iniciativas é a ampliação do crédito consignado, com a meta de atingir R$ 500 milhões em operações até o final de 2026. “Os servidores públicos têm à disposição um portfólio completo de produtos e serviços financeiros com condições competitivas e atendimento humanizado. Além disso, a participação na cooperativa permitirá o retorno de resultados financeiros mais robustos, com as sobras e os juros sobre o capital”, destaca o presidente do Sicoob Servidores, Márcio José Neves Gomes. Na foto, Nailson Dalla Bernadina, diretor-executivo do Sicoob Central ES; Roberta Cristina Bispo de Carvalho, diretora Operacional do Sicoob Servidores; Márcio Gomes, presidente do Sicoob Servidores; Cleto Venturim, presidente do Sicoob Sul-Serrano; Mayara Caus, diretora Operacional do Sicoob Sul-Serrano; e Giovane Bissoli, diretor-executivo do Sicoob Sul-Serrano. 

Transição aconteceu neste fim de semana – Com a união, o número da conta corrente dos cooperados do Sicoob Servidores foi alterado. É possível consultar o novo número de contato e sanar outras dúvidas no site servidores.sicoobes.com.br. As senhas pessoais de acesso e transações permaneceram as mesmas e, em nenhum momento, o Sicoob solicitou atualizações ou trocas de senhas. Durante este final da semana, os serviços de caixas eletrônicos e o acesso aos serviços do aplicativo de celular ficaram temporariamente suspensos para os cooperados do Sicoob Servidores (4021), mas já foram plenamente restabelecidos nesta segunda-feira, 02 de dezembro. Para mais informações, os associados podem entrar em contato com sua agência de relacionamento ou pelo WhatsApp (27) 3232-1888.

Novembro Azul no Steffen Eventos – O autocuidado é um importante aliado na promoção da saúde. Com o objetivo de cuidar do bem-estar de seus colaboradores, o Steffen Eventos promoveu um almoço para falar sobre o Novembro Azul. Foi um dia dedicado a abordar a importância do autocuidado e da realização de exames anuais para prevenir o câncer de próstata.

Sesc promove palestras sobre uso das redes sociais por criança – O uso de telas e redes sociais têm grande impacto no desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes. Pensando nisso, a Rede Sesc de Educação está promovendo palestras para pais e responsáveis, com o objetivo de ampliar o diálogo sobre os desafios e as oportunidades do uso consciente das redes no ambiente escolar e familiar. As palestras são abertas ao público. Com o tema “Entre redes e realidades: a jornada do aluno e o papel da escola e da família”, as conversas serão conduzidas pelo professor Everton Lima, em quatro escolas do Sesc-ES.

02/12 – Sesc São Mateus, às 7h

03/12 – Sesc Baixo Guandu, às 7h

03/12 – Sesc Colatina, às 16h

04/12 – Sesc Linhares, às 7h

As matrículas de 2025 na Rede Sesc de Educação estão abertas, venha fazer parte de nossas atividades! Para mais informações, procure a unidade do Sesc do seu interesse, ou acesse o link: Matrículas abertas 2025 – Sesc

Sobre a palestra –  A palestra abordará como pais e escolas podem, juntos, preparar as crianças para os desafios do futuro, explorando temas como bullying, redes sociais e o impacto do ambiente escolar na formação do aluno. Em uma conversa leve e emocionante, o palestrante trará insights sobre como desenvolver habilidades essenciais para o futuro do trabalho e o bem-estar dos jovens, mostrando como pais e educadores podem apoiar uma experiência escolar que vai além da sala de aula. https://sesc-es.com.br/sesc-es-promove-palestra-sobre-o-impacto-uso-das-telas-na-educacao-de-criancas-e-adolescentes/

Conhecendo o palestrante Everton Lima – Especialista em Gestão Empresarial. Cursando MBA em Marketing, Branding e Growth. Cursando MBA em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness. Possui graduação em Administração – Faminas BH (2016). Empreteco (2019). Ator formado pelo Espaço Cênico Rick Alves (2015). Comediante Stand up. Experiência na área de gestão cultural como: Produtor; Roteirista; Diretor; Ator e Comediante. Possui experiência no ambiente corporativo nos segmentos de tecnologia, saúde, gastronomia e moda. Palestrante com ênfase em comunicação e empreendedorismo. Professor de Inovação, Startup e Competitividade. Vencedor do prêmio Inova-se Senac (2018). Co-fundador da Gentil Camisas Solidárias e da Lembre Saúde. Sócio do FeliciStart.

A 7On Hot Agency está de cara nova   –  A 7On Hot Agency, a maior agência especializada em VIPs no Telegram, acaba de anunciar uma parceria Grupo Pepper Produções para trazer ainda mais benefícios para as criadoras de conteúdo adulto e, também, para seus clientes. A parceria vem para tornar o serviço mais ágil e mais rentável para as milhares de modelos cadastradas na plataforma e as modelos passam a ter acesso a benefícios exclusivos conforme seu faturamento, como um ensaio na Revista Sexy, publicação tradicional do mercado 18+, entre outros.

Ticket anuncia pagamento por aproximação e estreia campanha publicitária – A Ticket, marca da Edenred Brasil de benefícios e engajamento, anuncia que as pessoas que recebem benefícios-refeição e alimentação passarão a ter mais uma opção para pagar suas compras: o pagamento por aproximação através da carteira do Google. Lado a lado com os trabalhadores brasileiros há quase 50 anos, a novidade da empresa é um marco tecnológico para o mercado de benefícios e para a experiência de milhões de consumidores. Para dar escala à comunicação da nova funcionalidade, que será liberada em ondas para a base de usuários, a empresa lança uma campanha digital histórica. “Quem nunca esqueceu a carteira em casa, não é mesmo? O objetivo da campanha é o de mostrar mais uma alternativa de pagamento, agora por aproximação, e bastante focada na experiência do usuário. Com Ticket no Google Pay, ninguém mais vai precisar perder o almoço com colegas de trabalho e nem deixar compras na boca do caixa porque esqueceu o cartão em casa”, afirma Danilo Teixeira, Superintendente de Marca e Eventos da marca.

Peças mostram a praticidade gerada pela novidade no dia a dia das pessoas  – Desenvolvida em parceria com a agência Euphoria Creative, com produção de imagem da Kaus e produção de áudio pela Canja, a campanha tem abrangência nacional e aposta em peças para as mídias digitais (Instagram, Facebook, Linkedin, Google, TikTok e mídia programática) e ativações especiais. O destaque fica para o filme publicitário que acontece em um ambiente profissional e que mostra uma pessoa que perderia um almoço com a equipe porque havia esquecido o cartão de benefício em casa. Divertida, a cena traz uma reflexão de tantos outros momentos que uma pessoa poderia perder ao não estar com o cartão em mãos. Então, ela é relembrada pelo RH de que a Ticket agora está pronta para pagamento por aproximação também, permitindo a ida dela ao almoço com os colegas.

A nova modalidade de pagamento é válida para pessoas que recebem benefícios pelos produtos Ticket  – “A ideia é simples e direta: com Ticket no celular você não precisa de mais nada. E mesmo se alguém esquecer a carteira em casa, conseguirá usar Ticket por aproximação no celular para não perder o almoço ou tantas outras coisas boas que acontecem nesse momento do dia. De um jeito leve e divertido queremos apresentar essa novidade e mostrar que a marca sempre busca formas de fortalecer sua parceria de cinco décadas com os consumidores.”, afirma Marcelo Rizério, Co-fundador e CCO da Euphoria Creative. A nova modalidade de pagamento é válida para pessoas que recebem benefícios pelos produtos Ticket Restaurante, Ticket Alimentação, Ticket Flex e Ticket Super Flex e que tenham aparelho com sistema Android e tecnologia para pagamento por aproximação (NFC – Near Field Communication). A implantação será em ondas e teve início dia  14 de novembro.

Link filme:

Ficha técnica:

Cliente: Ticket

Danilo Teixeira

Amanda Lisboa

Eduarda Arruda

Agência Criativa: Euphoria Creative

Criação: Marcelo Rizério, Rafael Guth, Elisa Gerber, Bianca Fratus e Henrique Soares

Planejamento: Caio Del Manto, César Villas Bôas, Julia Lupinacci, Paula Baião e Katlyn Teixeira

Atendimento: Andressa Fukunaga, Amanda Teixeira, Cicero Liberato e Wellington Faustino

Mídia: Tiago Santos, Eliane Bernardino, Lucas Uehara, Marcus Paschero e Cauan Carvalho

Produção: Cris Almeida e Larissa Gonzaga

Produtora de imagem: Kaus

Direção Executiva: Thiago Mascarenhas e Del Reginato

Produção Executiva: Michele Pavão

Coordenação de Produção: Larissa Luisi

Assistente de Coordenação: Ueslei Santana e Julia Faria

Producer: Carol Duarte

Atendimento de Pós: Letícia Almeida

Assistente de atendimento: Paula Ballas

Assistente Criativo: Henrique Barretto e Ana Achcar

Direção: Martina Quezado e Los Pibes

Direção de Fotografia: Danilo Arenas Ireijo

1° Assistente de Direção: Larissa Andrade

2° Assistente de Direção: Andrea Cristina

Direção de Produção: Hugo Castelo Branco

Assistentes de Produção: Cintia Vitirito

Direção de Arte:Joana Leonzini

Produção de Objetos: Livia Guireli

Produção de Elenco: Tatyana Horta

Produção de Figurino: Paula Zoboli

Produção de Locação: Fabiano Anacleto Ramos

Maquiagem: Adriana Gonçalves dos Anjos

Pós-Produção: Sinapse Post

Edição/ Montagem: Lucas Cainã

Coord. Pós e Finalização: Ivan Lemos

Color Grading: Erick Moraes

VFX: Edgard Magoo

Assis. De Finalização: Brunno Pagamice

Produtora de Áudio: Canja

Direção Musical: Eduardo Karas, Filipe Resende

Produção Executiva: Matheus Peres

Head de Novos Negócios: Lari Storch

Gerenciamento de Projeto: Ana Flor Bohrer, Flavia Medeiros, Igor Lobo, Mariana Aldrigue.

Supervisão Musical: Bruno Vieira Brixel, Levi Mynssen de Mello

Trilha: Érica Silva

Produção de Áudio: Érica Silva, Filipe Lopes

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