Não faz muito tempo que o mercado pet brasileiro foi invadido com uma porção de novidades. Antigamente, ter um animal de estimação se restringia à compra de ração e o banho dos bichinhos, essencialmente. Os diversos mimos que temos hoje foram surgindo de um setor em ascensão para empresas que compreenderam que os pets fazem parte da família.
No Brasil, quando falamos de pet, é importante lembrar que não se trata apenas de cães e gatos, como também de peixes, aves, coelhos, mamíferos e répteis de pequeno porte. São mais de 132,4 milhões de animais de estimação em nosso país, compondo a segunda maior população de cães, gatos e aves, e a quarta em população de animais de estimação do mundo.
No Brasil, temos:
- 52,2 milhões de cães
- 22,1 milhões de gatos
- 37,9 milhões de aves
- 18 milhões de Peixes
- 2,2 milhões de outros
*Pesquisa IBGE quinquenal. Elaboração: Abinpet, dados 2013.
Os números do setor
Esse volume de pets abre portas para o terceiro maior faturamento do mercado em escala mundial. Em 2016, foram R$ 18,9 bilhões movimentados, tendo uma crescente de 7,9% em 2017, ficando por volta dos R$ 20,3 bilhões.
Esse valor é dividido entre os produtos que compõe nosso mercado, sendo 68,6% apenas de alimentos. Os serviços ficam com 15,8% do faturamento, seguido de 7,9% de pet care (equipamentos, acessórios, produtos de higiene e beleza animal) e 7,7% de medicamentos veterinários.
Esses números nos dizem o tamanho que o segmento chegou no nosso país. Com a diversidade de produtos e cada vez mais marcas no mercado, a concorrência eleva a qualidade dos produtos e serviços. Afinal, seu pet merece uma comida de qualidade, cuidados de higiene, acessórios para lazer e conforto e remédios de fácil acesso.
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