A fisioterapia veterinária é uma forma de cuidado que vem ganhando cada vez mais adeptos para melhorar a qualidade de vida dos nossos bichinhos. Seja para recuperar alguma lesão ou aperfeiçoar tratamentos, essa pode ser a melhor saída para o bem-estar do seu pet.
A prática é apenas exercida por médicos veterinários, que possuem o conhecimento anatômico, fisiológico de patologia clínica e cirúrgica necessários para a saúde animal. A fisioterapia veterinária teve início em cavalos de competição, mas rapidamente se estendeu a outros animais de pequeno porte. Por isso, é muito importante se atentar que fisioterapeutas humanos não estão avaliados para o tratamento animal.
Para que serve a Fisioterapia Veterinária?
Assim como nós, os pets podem desenvolver diversas complicações de saúde, das mais inofensivas até as que necessitam de incisões por anestesia. A fisioterapia, em alguns casos, pode vir como uma alternativa mais lenta e menos invasiva para problemas que necessitam de cirurgia, desde que o diagnóstico seja feito o mais cedo possível e o veterinário recomende.
Esse tipo de tratamento pode ser indicado para diversos problemas de saúde, tais como:
- Fraturas e lesões
- Obesidade
- Artrite e artrose
- Hérnia de disco
- Discopatia
- Luxação
- Desvio de postura
- Doenças degenerativas
- Doenças da coluna em geral
Tipos de fisioterapia Veterinária
Os métodos para o tratamento fisioterápico também variam de acordo com a necessidade, porte e peso dos animais. O profissional deverá indicar a técnica adequada para o problema do seu pet, porém as mais comuns são:
Massoterapia
Também bastante popular entre os humanos, a massoterapia é o tratamento que utiliza de massagens para aliviar dores e tensões. Diminui inchaços e melhora a circulação sanguínea, deixando os movimentos do seu animal com muito menos dores e incômodos.
Hidroterapia
A fisioterapia na água é bastante popular por diminuir o impacto dos movimentos quando em uma piscina. Assim, pode auxiliar em casos de articulações inflamadas, hérnia de disco e obesidade de cães, ajudando também no emagrecimento.
Ultrassonografia
Essa técnica também é muito utilizada em humanos. Comum para tratamentos pós operatório, ajuda a reconstruir os tecidos e desinflamar as articulações, sendo também a recomendação para casos de artrose.
Um comentário em “Fisioterapia veterinária aumenta qualidade de vida do seu pet”