SUBSÍDIO. Qual a pronúncia correta: /subssídio/ ou /subzídio/? Antes de dar a resposta a essa dúvida tão comum, que se lembre da pronúncia da palavra “subsolo”: /subssolo/. Observe-se que não se registrou aqui /subzolo/. Diante disso, por uma questão de comparação e de lógica, que se fale /subssídio/, e não /subzídio/.
PREÇO. Respectivamente, as palavras “caro” e “barato” correspondem a “preço alto/elevado” e a “preço baixo”. Por causa disso, rejeitam-se as expressões “preço caro” e “preço barato”. Empregam-se “caro” e “barato” depois de palavras que indicam produto e serviço, por exemplo. Leiam-se estas frases: 1. Os preços baixos atraíram muitos clientes. 2. Produtos caros assustam clientes.
AO PAR. A expressão “ao par” significa “título ou moeda de valor idêntico”. Ela é exclusivamente comercial (Exemplo: O real e o dólar já estiveram ao par.). Já a expressão “a par” aparece em “a par de”, cujo sentido está voltado à ideia de “estar ciente” (Exemplo: Sempre distraído, João nunca está a par dos acontecimentos ligados à sua família.).
Dicas atrás, fiz uma pergunta sobre caro/barato. Só não ficou explicado se fala no feminino:cara/barata, que significam outras coisas: (face/inseto). Por ex.: roupa cara/roupa barata. Ainda tenho dúvida!
Nesse caso “caro” e “barato” são adjetivos e concordam com o substantivo que qualificam em número e gênero (exemplo: roupas caras, roupas baratas).
Pablo,
Muito obrigado por sua contribuição!
Prof. J. Jerry
Edmilson,
Na “dica do dia”, as palavras “caro(s), cara(s)”, “barato(s), barata(s)” têm
relação com “preço” (caro = preço alto / barato = preço baixo). Em outros contextos,
os termos “cara” (face) e “barata” (inseto) assumem outros sentidos. Obrigado por sua mensagem!
Prof. J. Jerry