PARABÉNS. Com o tempo, a palavra “parabém” foi descartada. Hoje só se usa seu plural: parabéns (Exemplo: Escrevo-lhe para expressar meus sinceros parabéns.). Nesse contexto, é interessante lembrar a letra original de uma música cantada em festa de aniversário. A letra diz “parabéns a você” (e não “pra você”) e “muita felicidade” (e não “muitas felicidades”).
ANFITRIÃO. Algumas formas femininas causam estranheza nos leitores. Como exemplo, cita-se aqui o feminino de “anfitrião”. Nesse caso, existem as palavras “anfitriã” e “anfitrioa” (Exemplo: Muito feliz, a anfitriã/anfitrioa recebeu os convidados da festa.). Na indicação do feminino de “tabelião”, existem também duas formas: “tabeliã” e “tabelioa”.
BENEFICENTE. Como se sabe, uma festa beneficente é “organizada para arrecadar dinheiro para obra de caridade” (Exemplo: Anualmente, ocorre um concerto beneficente na cidade.). Observe que, nas palavras “beneficente” e “beneficência”, não ocorre a letra “i” depois da consoante “c” (Erros: beneficiente e beneficiência).