LITERAL. Em jogos de futebol, torcedores, narradores e jornalistas dizem esporadicamente, por exemplo, que “o atacante do América Júnior (Marilândia/ES) estava literalmente impedido”. O vocábulo “literal” quer dizer “com as mesmas letras” (Exemplo: Houve transcrição literal dos versos.). Por esse motivo, no exemplo, no lugar de “literalmente”, recomenda-se o uso de “realmente” e “verdadeiramente”.
TOTALMENTE. Na década de 80, diziam que “o estádio ficava totalmente lotado com torcedores do América Júnior (Marilândia/ES)”. Na verdade, espera-se que não se diga mais isso. Explica-se: Não há “estádio totalmente lotado”. O vocábulo “lotado” dispensa a palavra “totalmente”. Veja-se a frase corrigida: O estádio estava lotado com torcedores do América Júnior (Marilândia/ES).
CONTINUIDADE/CONTINUAÇÃO. A palavra “continuidade” significa “propriedade física da superfície dos corpos” (Exemplos: continuidade do campo de futebol e continuidade da quadra). Já o vocábulo “continuação” tem o sentido de “prosseguimento”. Leia-se este exemplo: Ansiosos, os torcedores do América Júnior (Marilândia/ES) aguardavam a continuação do jogo.