“Deixa a vida me levar” só é bonito na música. Para se obter sucesso na vida pessoal e profissional é preciso planejar as ações. Quando estamos incertos quanto aos nossos objetivos, começamos a agir de modo desalinhado e não chegamos a lugar algum.
O cérebro é como um computador.
Ele funciona uma máquina poderosíssima, mas que precisa ser bem programada para produzir a eficiência que se espera dele.
Se a operação não é bem feita, a máquina certamente não corresponderá às nossas expectativas. Porém, diante de um resultado negativo pode-se dizer que o computador falhou? De forma alguma!
O problema foi de operação, falha no manuseio dos seus múltiplos recursos. Assim também acontece com o cérebro. Ele precisa ser bem programado para dar o resultado que se espera dele.
A mente necessita de informações muito precisas para produzir a realidade que os nossos pensamentos criam a todo instante.
Os recursos da mente são infinitos, mas pouco usados pelos seres humanos. Por isso, nós nos consideramos pequenos, frágeis, incapazes de realizar grandes sonhos.
Se você pensa desta forma, comece a mudar agora mesmo. Crie o hábito de se perguntar: onde estou hoje? Para onde estou indo? O que eu penso, sinto e faço me aproxima das minhas metas ou me distancia delas?
Esse simples questionamento expande a percepção de nós mesmos, nos faz perceber o resultado de nossas ações no cotidiano.
Se não estou feliz com o resultado que estou obtendo, esse fato não é suficiente para que as coisas melhorem. Devo mudar imediatamente o meu comportamento e as atitudes que estou tendo diante da vida, para assim, obter o resultado desejado.
Às vezes, nos distraímos e não fazemos esse questionamento, deixando a vida nos levar como se estivéssemos num rio de forte correnteza, sem prestar a menor atenção no percurso.
Mas isso é um perigo! O melhor que se tem a fazer é correr para a margem do rio, tomar consciência do perigo, fazer o questionamento e reavaliar o que pode ser melhorado ou modificado.
Atitudes simples assim representam o início de grandes mudanças.
A sua mente precisa saber com clareza o que você pretende da vida.
Primeiro você define o Estado Atual (onde estou), em seguida você visualiza o Estado Desejado (onde quero chegar). Simples assim.
Caso contrário, o barco continuará navegando sem bússola, completamente perdido na imensidão do oceano. E você continuará obtendo os resultados que sempre obteve.
Colocar o foco de atenção no Estado Desejado, aprender a confiar e acessar os recursos internos necessários para atingir a meta, ao invés de avaliar somente a situação externa, nos encoraja e fortalece no caminho da autorrealização.
Minha experiência na área do comportamento humano provou que a palavra “impossível” precisa ser banida com a maior urgência da mente de todos os realizadores.
Está cientificamente provado pelos recentes estudos da Física Quântica que só existem os limites reconhecidos pela mente.
Tales de Mileto, um dos sete grandes sábios da Grécia, disse certa vez que somos seres espirituais passando por uma experiência material e não o contrário. Isso significa que essa história de impossível realmente não existe.
Podemos ir muito além das crenças limitantes. Podemos realizar todos os nossos desejos, desde que eles estejam em conformidade com as leis divinas.
Não há limites para a alma humana, assim eu creio.
No processo de definição de nossas metas é importantíssimo equilibrar razão e emoção.
Da mesma forma que um passarinho não voa com uma asa só, nós precisamos do Quociente Intelectual e do Quociente Emocional para darmos sentido ao nosso viver.
Avaliar a realidade racionalmente e identificar quais recursos externos e internos eu tenho para apoiar minhas metas, investir no nosso lado intuitivo e sonhador, dar asas à imaginação: Tudo isso é essencial para realizarmos nossa missão neste plano terrestre.
Procure abraçar o seu verdadeiro querer.
Permita-se sonhar e ouvir a sua intuição. Muitas vezes as respostas que buscamos fora estão dentro de nós, na nossa fonte criativa e amorosa.
Tudo que foi criado pelo homem, um dia foi sonhado, imaginado por ele e até considerado loucura.
Em qualquer circunstância da vida, por maiores que sejam as dificuldades que se apresentem, jamais desista de um sonho por considerá-lo grande demais.
Sinta-se merecedor(a) de qualquer grande realização. Jamais se diminua, achando que não é capaz. Derrotadas são apenas aquelas pessoas que, mesmo antes de tentar, desistem de seus sonhos.
Saiba que quando a gente abre mão de um sonho, o universo fica triste, porque é como se duvidássemos do poder divino.
Portanto, tire o foco de atenção das dificuldades e abandone a ideia do não merecimento, da saúde precária e sucesso limitado.
Quando aprendemos a planejar e focar no nosso ideal, nos sentimos confiantes, abrimos um caminho de oportunidades para uma vida mais plena e feliz.
A nossa maior dificuldade na vida não é atingir nossas metas, mas defini-las. Saber com clareza o que queremos internamente, colocar a atenção naquilo que nos leva até o objetivo proposto e manter uma forte crença de merecimento.
Essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida, mas só você pode fazer isso por si mesmo. É uma tarefa intransferível, porque diz respeito à sua felicidade e ao destino que você resolver traçar.
Se me permite uma última reflexão: Não espere que a sua autorrealização caia do céu!
Você mesmo terá que construí-la através de uma programação mental bem feita e uma absoluta confiança na sua força interior, no Deus que habita o seu ser mais profundo e que tudo pode.