O avanço da ciência e da tecnologia tem levado a um progressivo aumento da longevidade, proporcionando a um número maior de pessoas usufruírem de mais tempo de vida aposentados e ainda gozando de boas condições físicas e mentais.
Mas como se preparar para viver com saúde e tranquilidade nessa nova e importante fase da vida? Para preparar seus empregados, independentemente de já estarem em vias de se aposentarem ou não, a ArcelorMittal Tubarão, por exemplo, realiza, desde 1993, o Programa de Reflexão sobre Aposentadoria (PRA). “A empresa entende que quanto mais cedo a pessoa receber informações sobre o tema, melhor preparada estará para o momento de se aposentar”, explica Rodrigo Gama, gerente Geral de Gestão de Pessoas, Saúde e Segurança.
Segundo ele, o programa proporciona um espaço de conhecimento, preparação e reflexão sobre diversos aspectos, tais como: saúde, hábitos saudáveis e planejamento financeiro. A programação, aberta para empregados e seus cônjuges, é aplicada durante dois dias e inclui palestras e dinâmicas, promovidas sob orientação de uma equipe multiprofissional. Dentre os temas tratados estão: importância da elaboração de um projeto de vida; qualidade de vida física, emocional e mental; processo de envelhecimento; alimentação saudável; aposentadoria especial, Fundação de Seguridade e INSS; sexualidade na terceira idade, dentre outros.
Entre as ex-empregadas da empresa que se aposentaram recentemente e participaram do PRA está Kátia Siquara, que entrou na AcelorMittal Tubarão como estagiária, em 1982, e trabalhou por 33 anos no setor de Recursos Humanos. Ela destaca a importância de se preparar para essa nova fase. “Tudo na vida precisa de planejamento e eu me preparei para esse momento. Nos últimos cinco anos, cursei a faculdade de Educação Física para continuar minha trajetória dando aula de voleibol, esporte que é minha paixão”, revela.
Outro exemplo é de Maria Eliza Barbieri de Souza, que foi responsável pela equipe de Enfermagem da empresa por 26 anos e se aposentou no final do ano passado. “A alegria, a sensação de dever cumprido e a vontade de viver novas experiências estiveram presentes até o dia 31 de dezembro, data em que encerrei o ciclo da minha vida profissional, mas sempre tive a convicção de que o momento era aquele mesmo. A certeza veio com o planejamento de como conduzir a vida e o desejo de ter mais disponibilidade de tempo, descansar um pouco, viver novas emoções e novas trocas”, diz.
Com o tema da previdência tão em evidência hoje, iniciativas como essa são importantes para ajudar o empregado a fazer uma transição tranquila e poder desfrutar de uma aposentadoria com o máximo de saúde, segurança e tranquilidade.