Geral

Boate onde ocorreu incêndio não possuía alvará para evento, diz Corpo de Bombeiros

Segundo os bombeiros, havia uma licença expedida, entretanto, para cada evento específico, seria preciso um novo pedido de vistoria e um novo alvará

Foto: Reprodução / Instagram
Incêndio atingiu a casa noturna em Jaburuna, Vila Velha, na madrugada do último domingo

O Corpo de Bombeiros informou que a boate Nook Beach Club, em Vila Velha, onde ocorreu um incêndio na madrugada do último domingo (11), não possuía alvará da corporação para o tipo de evento que ocorria no momento do incidente.

Segundo os bombeiros, havia uma licença expedida, entretanto, para cada evento específico, haveria a necessidade de um novo pedido de vistoria e um novo alvará em virtude das características de cada show, tais como materiais de revestimento, estrutura montável e capacidade de público.

O Corpo de Bombeiros informou ainda que as equipes que realizaram o combate às chamas e também os peritos responsáveis pela investigação do incêndio constataram que os extintores do estabelecimento estavam descarregados ou não funcionaram. Foi observado ainda que não havia qualquer tipo de sistema ou equipamento de controle de público (não sendo, portanto possível atestar quantas pessoas estavam no local no momento do incêndio). Além disso, os bombeiros verificaram que, no evento, havia diversos materiais utilizados para shows pirotécnicos, o que é proibido por lei.

O Corpo de Bombeiros ressaltou ainda que o alvará de licença da boate será cassado e os proprietários notificados. Ainda de acordo com a corporação, todas as situações que envolvem o incidente e que norteiam a segurança contra incêndio e pânico serão investigadas e as informações serão enviadas ao Ministério Público Estadual. A empresa terá até 30 dias para apresentar defesa e pode ser multada em R$ 5 mil.

O caso

O incêndio que atingiu a casa noturna, localizada no bairro Jaburuna, em Vila Velha, deixou o estabelecimento completamente destruído. Viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram acionadas.

Segundo os bombeiros, a ocorrência foi atendida pelas equipes da 2ª Companhia do 1º Batalhão de Vila Velha, tendo os trabalhos sido concluídos em aproximadamente duas horas e meia. Os bombeiros informaram também que ninguém se feriu na ocorrência.

Segundo informações do Ciodes, o incêndio teve início próximo à mesa do DJ e, em seguida, se alastrou pelo local. O Corpo de Bombeiros ainda não apresentou uma versão para explicar a causa do incêndio. Entretanto, diversas pessoas afirmam que o DJ teria usado algum artefato que acabou dando início ao fogo.

De acordo com os bombeiros, a previsão de conclusão do laudo pericial que apontará as causas do incêndio é de, no mínimo, 30 dias.

Casa de show

A equipe de produção da TV Vitória/Record TV entrou em contato com a assessoria de imprensa da Nook Beach para falar sobre a notificação feita pelo Corpo de Bombeiros, mas, até o momento, o documento não foi entregue e, por isso, a boate preferiu não se manifestar. O corpo de bombeiros informou que a notificação será entregue a boate até esta terça-feira (13).

A reportagem também tentou conversar com a organização da festa que ocupou o estaço da boate e com o DJ que tocava no momento do incêndio, para falar sobre os fogos de artifício, mas não conseguiu contato com nenhum deles.