Em tempos de inflação, de dinheiro que não rende e de orçamento apertado, muitos casais precisam de um plano B na hora de organizar sua festa de casamento. E 10 entre 10 cerimonialistas garantem que esse plano B atende pelo nome de Bolo com champanhe. Sua principal vantagem está relacionada à economia, já que não requer grande orçamento, muito menos horas e horas de organização. Mas as profissionais do ramo vão além e o elegem como uma forma simples, porém elegante, tradicional e inteligente, de recepcionar os convidados após a cerimônia.
Confira abaixo um tira-dúvidas sobre essa forma de comemorar seu grande dia:
Local: Como será uma comemoração de curta duração – entre duas e três horas –, faça a recepção próxima ou no mesmo local da cerimônia. Caso seja jeito na própria igreja, cheque a disponibilidade da sacristia ou do salão de festas.
No Casamento Civil: Alguns cartórios permitem que a comemoração seja feita no próprio local. Se não for o caso, o casal pode seguir para a casa dos noivos ou para um restaurante que reserve um espaço só para vocês.
Horário: Pode ser realizado em qualquer horário, mas ele fica melhor quando realizado de manhã ou no fim da tarde, às 17 horas. Evite o horário de almoço ou jantar.
Além do bolo e champanhe: Nesse tipo de recepção, o ideal é que ofereça também água e refrigerantes para atender às pessoas que não bebem álcool. Além do bolo, pode oferecer salgadinhos e doces.
Garçom: Esse tipo de comemoração é extremamente informal. Portanto, a presença de garçons não é essencial. Deixe as taças, pratos e copos arrumados sobre uma mesa. Seus pais e amigos mais próximos podem ajudar a servir.
Mesas e cadeiras: Não são fundamentais. É interessante, no entanto, garantir que existam mesinhas de apoio espalhadas pelo local e algumas poltronas e puffs.
Música: Uma boa dica é o som ambiente.
Lembrancinhas: É um gesto elegante fazê-las para entregar aos convidados, mas não é obrigatório.
Cumprimentos: Não demore para entrar na festa e caso sua lista de convidados seja superior a 200, cumprimente-os circulando pelo salão.
Fotos: Tire as fotos com pais, avós e padrinhos na mesa do bolo. A seguir vem o tradicional corte do bolo com seu noivo e depois o brinde. Nesse tipo de festa, todos os convidados devem ser servidos de uma taça com espumante para brindar.
Buquê: Se a noiva quiser, pode jogá-lo no final da recepção.