
O bolo de casamento é, sem a menor dúvida, um dos personagens principais de qualquer festa de casamento. Ele tem lugar de destaque na decoração e guarda um momento bastante simbólico: o corte feito pelos noivos juntos, simbolizando a união do casal. Seja clássico, em forma de pirâmide, ou à base de pequenos bolos, como cupcakes, não importa! Ele nunca perderá sua majestade no casório.
Dentre as tendências do mercado, a que continua em alta são as maquetes, protótipos do bolo de casamento que ficam expostos durante a recepção enquanto o bolo de corte está guardado na cozinha esperando o momento certo para ser servido. E as vantagens por optar pela maquete são várias.
Segundo o cake designer Junior Vieira, que já conta com 12 anos de experiência no ramo, os cerimoniais começaram a sofisticar e ampliar o cardápio. Assim, quando era chegado o momento de partir os bolos, os convidados já estavam saciados e, por isso, a sobra do doce era grande.
A maquete do bolo veio, então, para evitar esse desperdício, sem, contudo, tirar seu glamour diante da decoração. “Quando o casamento é para 300 pessoas e o cardápio é vasto, contrata-se um bolo para 150 pessoas. A variedade do buffet faz com que o consumo de bolo seja menor. Então, para que ele não fique pequeno diante da decoração, as noivas acabam optando pela maquete, que vai manter o nível da decoração”, argumenta o profissional.
Bolo personalizado
E a cada dia as maquetes estão mais personalizadas, acompanhando as novidades constantes do segmento casamenteiro. O que isso significa? Que o bolo atua como um retrato do estilo do casal, se eles são românticos, arrojados ou mais modernos.
E engana-se quem pensa que a característica principal da maquete está em seu tamanho. O que ela precisa mesmo é estar inserida na decoração. “Na hora da escolha, é preciso avaliar o tamanho de maquete em relação ao cerimonial, à altura, amplitude e ao tipo de decoração escolhida pelos noivos. Também precisamos ver se existe algum lustre próximo ou se os arranjos estão grandes. Afinal, o bolo não pode ficar apagado”, orienta o cake designer.
E para as mulheres que já estão ás voltas com seu grande dia, ele dá outra dica valiosa. Hoje em dia, também estão em alta as maquetes com acabamentos de renda, pérola, flores e laços. E a flor que tem dominado a preferência das noivas é a peônia. E aí, anotou?
É de glacê!
E tem outro detalhe, que faz toda a diferença: o glacê que vai no bolo de corte é o mesmo que cobre a maquete, dando a ela um ar bem natural. E, acima de tudo, agradando tanto os olhos quanto o paladar dos convidados.