Geral

Bolsa Estágio no ES último dia de inscrições

As vagas são destinadas a estudantes de licenciatura em Letras, Física, Matemática, Artes, Biologia, Educação Física, História, Filosofia, Geografia, Sociologia, Química e Pedagogia

Terminam nesta segunda-feira (20) as inscrições para o Programa Bolsa Estágio Formação Docente, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Sedu). O objetivo é contribuir para a crescente melhoria da qualidade do ensino no Espírito Santo, por meio do aperfeiçoamento contínuo da formação inicial dos futuros professores.

As vagas serão destinadas a estudantes dos cursos de licenciatura em Letras, Física, Matemática, Artes, Ciências Biológicas, Educação Física, História, Filosofia, Geografia, Sociologia, Química e Pedagogia. Os interessados podem se inscrever, exclusivamente, pela Internet, no endereço www.ciee-es.org.br, preencher o formulário com as informações necessárias, realizar a confirmação e imprimir o comprovante de inscrição.

O número de vagas disponíveis será divulgado, por Superintendência Regional de Educação (SRE), no site da Sedu e do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) até o dia 24 de outubro. O quantitativo de vagas disponíveis poderá aumentar em virtude das cessações de contratos de estágio vigentes, ocasionando a liberação de vagas ocupadas.

Para participar, o candidato deverá residir no Espírito Santo, estar matriculado e frequentando regularmente curso de licenciatura em instituição pública ou privada nas áreas disponibilizadas e conveniadas à Sedu, ter disponibilidade de tempo para cumprir a carga horária total estabelecida no estágio e não ser beneficiário de outro programa de bolsa de estudo do Governo Estadual. Além disso, os candidatos classificados que assumirem as vagas devem estar cursando, no mínimo, o 4º período da faculdade.

O processo de seleção dos estudantes que concorrerão às vagas utilizará como indicador o coeficiente de rendimento escolar obtido no curso de licenciatura, com média mínima de 60%. A divulgação do resultado está prevista para o dia 31 de outubro. Os candidatos em melhores colocações serão convocados entre os dias 03 de novembro e 09 de janeiro de 2015. O início do estágio está previsto para fevereiro de 2015 e o valor da bolsa será de R$ 570,43.

“O programa oferece aos estudantes das licenciaturas a oportunidade de associar os conteúdos aprendidos no seu curso superior com a prática docente desenvolvida no cotidiano escolar. Assim, após a colação de grau ele estará mais preparado para assumir atividades em sala de aula”, destacou Débora Resende Maranhão, coordenadora do programa.

Veja as Instituições conveniadas

Confira o Edital

O programa

O Governo do Espírito Santo oferece oportunidades de estágio, não obrigatório e remunerado, aos estudantes de licenciaturas e pedagogia residentes no Espírito Santo. Desse modo, o estudante tem a oportunidade de integrar a teoria aprendida nas Instituições de Ensino Superior (IES) com a prática da docência em sala de aula, contribuindo, assim, para a formação profissional dos futuros professores.

“Em julho deste ano foi realizada uma pesquisa pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope) que constatou que 99% dos estagiários entrevistados deram grau de importância máxima para o programa em sua formação. O programa também é muito bem avaliado pelos diretores das unidades de ensinos, que servem como campo de estágio”, destacou a coordenadora Débora Maranhão.

A oferta das bolsas provém de um trabalho iniciado pela Sedu junto com a Fundação Carlos Chagas. Foi realizada uma pesquisa com as IES que promovem, no Espírito Santo, a formação inicial dos profissionais da Educação. A pesquisa teve como objetivo, entre outros, levantar questões pertinentes ao currículo dos cursos de Pedagogia, Letras, Ciências Biológicas e Matemática.

O Governo do Estado, de posse do resultado da pesquisa, decidiu reforçar a formação inicial dos futuros professores e assinou o Decreto 2563-R, regulamentando o Programa Bolsa Estágio Formação Docente nas escolas da rede estadual de ensino. Esse programa é coordenado pelo Cefope em parceria com a Subgerência de Pessoal Transitório (Supet), em cooperação com as Instituições de Ensino Superior.