Geral

Bolsonaro diz que Brasil poderá comprar vacina da Moderna contra a covid-19

O presidente voltou a afirmar que irá disponibilizar vacinas para a parte da população interessada em ser imunizada

Foto: Itamar Crispim/Fiocruz

Durante uma live em uma rede social, transmitida na última quinta-feira (31), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil poderá comprar a vacina contra  o novo coronavírus produzida pela farmacêutica Moderna.

Sem dar detalhes sobre a negociação, o presidente voltou a dizer que o governo irá disponibilizar vacinas para a parte da população interessada em ser imunizada. “Quem tá querendo a vacina a gente vai acertar, da nossa parte, grátis e não obrigatório”, disse. 

E, mais uma vez, afirmou que não pretende tomar a vacina contra a covid-19, alegando que já foi contaminado. Em diversos países do mundo, casos de reinfecção da doença já foram registrados. 

O Brasil ainda negocia a compra da vacina da Pfizer, desenvolvida com a Biontech. “Além da Pfizer, temos uma outra agora que se apresenta no momento, a Moderna, que poderá ser adquirida pelo Brasil”. 

O presidente disse ainda que as farmacêuticas irão dar entrada com a documentação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a liberação do uso da vacina no Brasil. “Parece que agora as empresas vão apresentar documentação junto à Anvisa. Caso ela certifique, nós podemos imediatamente, fazer as tratativas e consigamos comprar essas vacinas”, acrescentou.

O governo federal já tem um acordo com a farmacêutica AstraZeneca, que desenvolveu uma vacina contra a covid-19 em parceria com a Universidade de Oxford.

A vacina da farmacêutica Moderna foi autorizada para uso emergencial, no dia 19 de dezembro, nos Estados Unidos.

*Com informações do Portal R7!  

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros

Produtor web

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.