Geral

Investimento de R$ 5 milhões para acabar com alagamentos em Vila Velha

Sistema formado por sete bombas evitando alagamentos em bairros como Guaranhuns, Pontal das Garças, Darly Santos, Araçás, Praia das Gaivotas e Santa Mônica

Estação estará completa até o fim de janeiro Foto: Divulgação/Prefeitura

Até o dia 31 de janeiro estará completa e pronta para funcionar a primeira estação de bombeamento de canais de Vila Velha. O sistema, formado por sete bombas, irá drenar o excesso de águas do Canal de Guaranhuns diretamente para o Rio Jucu, evitando alagamentos em bairros como Jardim Guaranhuns, Nova Guaranhuns, Guaranhuns, Pontal das Garças, Darly Santos, Araçás, Praia das Gaivotas e Santa Mônica e beneficiando cerca de 60 mil moradores.  

Três desses equipamentos já estão em funcionamento desde outubro e drenaram cerca de 3,6 milhões de litros por hora no dia em que uma forte chuva alagou inúmeras regiões da Grande Vitória

No total, a capacidade de drenagem da Estação de Bombeamento do Canal Guaranhuns será de 21,5 milhões de litros de água por hora. Para a construção da estação, foram investidos cerca de R$ 5 milhões em recursos do município.

O subsecretário de Governo de Vila Velha, Alberto Pego, informou que houve um estudo hidrográfico sobre as quatro bacias existentes no município e após o fim da implantação do bombeamento em Guaranhuns, a Prefeitura iniciará um processo para drenar o Canal da Costa, que corta os bairros de Itaparica, Itapoã e Praia da Costa, ocupados por mais de 125 mil pessoas. “Além do sistema de comporta e bombeamento, serão necessárias outras ferramentas drenar o canal e evitar os alagamentos nessa região, que é mais ocupada e precisará de mais obras”, explicou.