Geral

Bombeiros do Estado vão representar o país no treinamento de cães da polícia americana

O anúncio foi feito durante na última sexta-feira (12), em Douglasville, Geórgia, Estados Unidos. A previsão é que o evento aconteça no Espírito Santo em 2017

Bombeiros com trajes para resgate em apresentação Foto: Divulgação/Governo

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo será o representante brasileiro na Polícia Americana, no que diz respeito ao trabalho com cães, a North American Police Work Dog Association – NAPWADA (Associação de Polícia Norte Americana de Trabalho com Cães).

O anúncio foi feito durante na última sexta-feira (12), em Douglasville, Geórgia, Estados Unidos. A previsão é que o evento aconteça no Espírito Santo em 2017. 

O tenente coronel Leonardo Meriguetti destaca o benefício desta indicação como representante da agência americana. “Para nós será de grande importância para que possamos criar um intercâmbio com a maior agência certificadora de cães do mundo, conhecer outras realidades e técnicas e submeter nossos cães à avaliação de instrutores master com mais de 30 anos de experiência trabalhando com cães”, enfatiza o oficial, que é o precursor da atividade de salvamento com cães no Corpo de Bombeiros.

Outro participante foi o sargento Adrisson Custodio Peris, membro do Comitê de Desenvolvimento de Atividades Técnicas de Salvamento com Cães que pela primeira vez frequentou um treinamento de nível internacional.

A Associação 

A NAPWADA é uma associação formada por membros das polícias, departamentos de xerife, serviço secreto americano, CIA, FBI, bombeiro, Boder Patrol, serviços de correição, entre outras agências de segurança. É a principal agência certificadora de cães de trabalho de polícia e de bombeiro dos EUA credenciada pelo Governo.

Esta organização foi criada em 22 de outubro de 1977, com o objetivo de ajudar equipes de cães trabalho da polícia em todo o mundo.

Os consulados americanos espalhados pelo mundo que possuem cães são obrigados por lei a certificá-los pela NAPWDA. Os EUA tem o maior número de cães de trabalho do mundo e nenhum deles trabalha para a sociedade antes de receber uma certificação. No país, as leis para acidentes com cães são muito rígidas, Inclusive para cães de polícia e de bombeiro. 

Os instrutores master são profissionais que atuaram no ataque ao Word Trade Center, nas guerras do Iraque e Afeganistão e outros eventos que marcaram a história mundial e demonstraram a importância da utilização de cães em tais situações críticas