Um boto-cinza assustou banhistas na Praia Secreta, em Vila Velha, na quarta-feira (15), enquanto crianças brincavam na água. Em um vídeo compartilhado pelas redes sociais, é possível ver duas crianças mergulhando na água enquanto a barbatana do animal aparece logo atrás.
Sem saber do que se trata e por conta da semelhança com um tubarão, a mãe, que estava gravando os filhos na água, pede para se retirarem. O boto-cinza é uma espécie que vive nas águas do Espírito Santo e tem tendência a se aproximar da costa.
Leia também:
> Arena de Verão terá evento de lutas marciais nesta quinta
> O que fazer ao encontrar um animal selvagem; saiba as orientações
> Obras de contenção serão realizadas para evitar deslizamentos
O biólogo Daniel Motta, mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), explica que o animal, geralmente, nadam em grupos, e o melhor a se fazer é se afastar.
“O animal do vídeo se trata de um golfinho devido ao seu movimento ondular. Dá para ver no vídeo que passa duas vezes a nadadeira dorsal dele ao nadar. Provavelmente, é o boto-cinza. Esses animais tendem a se aproximar das praias, das entradas de baías, para caçar ou desencasar. Eles costumam andar em grupo, mas tem relatos de serem encontrados sozinhos, como no vídeo. A mãe fez muito bem de chamar as crianças par saírem da água, pois os animais selvagens são imprevisíveis, por mais que os casos são raros com alguns golfinhos, todo cuidado é pouco”, explicou.
Veja o vídeo do golfinho na Praia Secreta: