O ano de 2024 foi de novidades na Casa do Serralheiro: a empresa inaugurou um centro de distribuição em Viana, que conta com 10 mil metros quadrados de espaço para produção e armazenagem de produtos, e centralizou as operações logísticas no município. Além disso, foi inaugurada a primeira unidade no sul do estado, em Cachoeiro de Itapemirim.
O diretor-executivo da Casa do Serralheiro é Brendo Bremenkamp, eleito líder empresarial na categoria Comércio de Aço e Ferragens. Saiba mais sobre o líder na entrevista a seguir.
Neste ano, Líder Empresarial tem como tema “Honrar o legado”. Que legado você já recebeu em sua vida? Por quem ele foi deixado? É um legado que te orgulha? Por quê?
O legado que recebi vem da trajetória de trabalho e dedicação construída pela minha família, especialmente pelos meus pais, que sempre me ensinaram o valor da honestidade, da responsabilidade e do esforço. Esse exemplo foi fundamental para que eu e minha irmã, Bárbara, pudéssemos trilhar nossos próprios caminhos com ética, determinação, respeito às pessoas e ao ambiente ao nosso redor.
E qual legado você gostaria de deixar, seja para no campo profissional, pessoal ou para a sociedade?
O legado que gostaria de deixar é o de contribuir para o desenvolvimento econômico e social das cidades onde atuamos, como a Casa do Serralheiro tem feito ao longo dos anos. No campo profissional, desejo ser lembrado por construir negócios que geram oportunidades e a oferta de produtos de qualidade. Pessoalmente, quero deixar o exemplo de dedicação, visão estratégica e comprometimento, inspirado na história de crescimento da empresa e na forma como nos envolvemos de verdade com clientes e colaboradores. Para a sociedade, busco ser alguém que promove o progresso e honra o valor do trabalho como ferramenta de transformação.
Qual é, na sua avaliação, o papel do líder para a construção de legados e futuros? O que o líder deve se esforçar para construir?
O papel do líder é ser alguém que inspira, orienta e promove o desenvolvimento contínuo das pessoas e da organização. O líder deve ter visão estratégica para identificar as oportunidades, entender as responsabilidades para implementar ações que gerem impacto positivo e se esforçar para construir relações de confiança, baseadas em valores sólidos como ética, respeito e comprometimento. O líder deve pensar além do presente, enxergando as necessidades futuras e trabalhando para proporcionar um impacto duradouro e positivo em seu entorno.
A que você atribui sua liderança, que foi reconhecida por líderes de outras organizações? Qual é a importância de ser reconhecido líder por eles?
Atribuo minha liderança à capacidade de unir visão estratégica com ações práticas que geram impacto positivo. Como uma liderança sólida é aquela que consegue identificar oportunidades, mobilizar equipes e transformar desafios em resultados, acredito que tenha sido por tudo isso, junto com o crescimento expressivo da Casa do Serralheiro, que motivou meu reconhecimento por outros líderes. Isso demonstra que meu trabalho também serve como referência e inspiração no mercado.
Inteligência artificial, ESG, inclusão, diversidade… Qual o papel da liderança na construção de estratégias e decisões no que se refere a essas novas realidades, demandas e expectativas do mercado?
O papel da liderança é fundamental para garantir que as organizações estejam alinhadas às demandas e expectativas do mercado atual. Uma liderança eficaz deve identificar tendências e implementar soluções que impulsionem o crescimento. Os líderes devem adotar uma postura proativa ao integrar tecnologias como a inteligência artificial para otimizar processos e gerar eficiência, além de implementar práticas ESG que fortaleçam a reputação da empresa e contribuam para a sociedade. Também é papel do líder criar um ambiente inclusivo e diverso, entendendo que isso traz inovação, fortalece o capital humano e atende às expectativas de um mercado cada vez mais consciente e exigente.
Em poucas palavras, ser um líder que honra o legado é:
Valorizar o passado, inspirar no presente e construir um futuro positivo e promissor.