Geral

Brincantes: a jornada de descoberta do mundo por meio de brincadeiras

O brincar é uma das formas como as crianças enxergam o mundo ao seu redor. Além disso, é a maneira que eles encontram para apresentar as novas experiências, os sentimentos, e as emoções. A brincadeira na primeira infância pode contribuir para o desenvolvimento social e criativo

Foto: Thaís Baioco

Brincar é a linguagem universal da infância. É por meio dela que as crianças vivem novas realidades e exploram o mundo de diferentes formas. Na primeira infância, todas as brincadeiras se tornam um aprendizado e representam, para os pequenos, uma alegre jornada. Um estudo de neurociência publicado pela Fundação Maria Cecilia Souto, em parceria com o caderno Globo Primeira Infância, destaca que o brincar é sinônimo de interação e de comunicação espontânea, livre e autêntica, visto que, sem ela, alguns aspectos principais como as competências emocionais, criativas e sociais podem ser menores. Desse modo, mais do que um processo natural de aprendizagem, a brincadeira pode representar uma experiência fundamental para a alegria e o desenvolvimento infantil.

Priscila Garcia explica que, para as crianças, o brincar representa um portal de imaginação, afinal, é ela que permite que os pequenos brincantes dêem vida às suas histórias e ideias de maneira única. “O brincar permite que as crianças sejam elas mesmas, é um momento em que podem expressar suas identidades, suas emoções. Aqui nós incentivamos a autonomia dos nossos pequenos, por isso acreditamos que brincar é importante, afinal, é por meio dela que eles se permitem revelar suas emoções, além de se sentirem mais seguros. Nós, como educadores, incentivamos nossos pequenos a sonharem e explorarem novos mundos, novas sensações e experiências, para nós é motivo de orgulho ver nos olhos e no sorriso das crianças a alegria ao brincar”, comenta a Coordenadora Pedagógica da Upuerê Educação Infantil.

Por que brincar é tão importante?

Um artigo realizado pelo Instituto NeuroSaber destaca a importância da brincadeira, principalmente, para o desenvolvimento infantil de se relacionar consigo mesmo e com as demais pessoas ao seu redor. O estudo supracitado indica, ainda, que existem mais chances das crianças que brincam na infância, tornarem-se adultos mais autônomas no futuro. Além disso, em um mundo cada vez mais acelerado, a brincadeira pode desempenhar um papel importante de refúgio, onde os pequenos brincantes podem se expressar e lidar com suas frustrações e emoções de maneira leve.

Foto: Thaís Baioco

Foto: Thaís Baioco

Foto: Thaís Baioco

O papel dos pais e educadores no processo brincante

Durante a brincadeira, a família e os educadores desempenham um importante papel, visto que as crianças buscam, muitas vezes, companhia. Os adultos podem promover um ambiente rico em oportunidades para brincar em casa, por exemplo, os pais podem realizar brincadeiras, desde as mais complexas até as mais simples com utilização de jogos com blocos, pás ou bola. Já na escola, os educadores podem promover brincadeiras ao ar livre, em contato com outras crianças para que assim os pequenos aprendam e explorem a empatia, interação social e a criatividade, além de proporcionar alegria e sorrisos aos pequenos.

Dia de Brincantes da Upuerê

Priscila Garcia explica que o Dia de Brincantes é uma proposta que visa oportunizar um dia de brincadeiras e cheia de encantamento e diversão para as crianças. “Nós prezamos pela valorização da infância e acreditamos que a aprendizagem perpassa pela ludicidade e brincadeiras. No entanto, no Dia de Brincantes, o objetivo é vivenciar algo diferente e surpreender os nossos pequenos. Por isso, neste dia nos encantamos com uma apresentação circense, com malabarismo, mágica, palhaçada e a participação das nossas crianças juntamente com os artistas”, explica a Coordenadora Pedagógica.

A alegria desse dia é estampada nos sorrisos das crianças e da equipe. O evento conta, também, com gostosuras como: bolo de chocolate confeitado, pipoca e chup chup. Além disso, o Dia de Brincantes da Upuerê promove a Gincana das Cores para cada turma, onde acontece a disputa entre as turmas sendo resgatado brincadeiras antigas, por exemplo, a corrida da colher, corrida do saco, cabo de “força” e coelhinho sai da toca”.

Foto: Thaís Baioco

Foto: Thaís Baioco

Foto: Thaís Baioco

Como a Upuerê promove a relação da brincadeira e aprendizagem?

Foto: Thaís Baioco

Somos uma escola à frente de nosso tempo, por isso nos preocupamos em promover atividades ao ar livre com as crianças. Acreditamos na aprendizagem pautada no contato direto com a natureza. Por isso, todo o ambiente da escola representa acolhimento e alegria para receber cada criança. “Nosso principal objetivo é fazer com que os nossos pequenos se sintam acolhidos e felizes aqui. Nós incentivamos a brincadeira uns com os outros e ao ar livre, onde eles podem brincar na natureza e aprenderem por meio dela, as cores, os sentidos, as emoções. Nós ensinamos de maneira leve, somos uma sala de aula sem parede”, comenta a Diretora Pedagógica, Aparecida Epichin.

E para tornar esse processo mais leve e divertido, dispomos de uma ampla estrutura de 3.000 m², que conta com ateliê de artes, biblioteca, espaço arborizado e aberto, com areia para as crianças brincarem e viverem novas experiências, educadores especializados e quadra.

Agende uma visita na Upuerê e saiba mais sobre o processo de ensino por meio de inovação e acolhimento que faz dela referência na educação infantil: https://www.upuere.com.br.