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Brincar é coisa séria: criança também precisa de férias

"Interagir com os colegas, estar em contato com brinquedos e praticar atividades lúdicas são exercícios fundamentais para a construção de conhecimento sobre o mundo."

Foto: Divulgação / Escola Monteiro
Atividades ao ar livre na escola contribuem para tornar o aprendizado mais atrativo e lúdico.

Final de ano é sinônimo de férias escolares e a euforia toma conta da garotada. Para os pais, nem sempre é fácil adaptar a rotina de trabalho aos quase dois meses de férias dos pequenos, mas é fundamental entender o período de férias como parte importante da vida e, inclusive, do desenvolvimento, da criança.

Um adulto que experimenta, por um motivo ou outro, um período de mais de um ano sem férias sabe o quanto descansar é fundamental até para produzir mais e melhor.

O mesmo vale para a criança, com o agravante de que ela ainda é criança, ou seja, precisa de mais tempo de descanso, mais tempo de sono e de tempo para brincar.

“Sabemos que muitas crianças e adolescentes têm hoje rotinas com agendas e compromissos que se assemelham ao dia a dia de um adulto. Somam-se à rotina escolar atividades esportivas, cursos extras de idiomas, entre outras atividades. Se não ter tempo para o lazer e manter uma agenda puxada e sem folgas, já é contraindicado para a saúde física e mental de um adulto, o cuidado deve ser maior ainda na infância e adolescência”, acredita Penha Tótola, diretora pedagógica da Escola Monteiro, com quase 35 anos de dedicação ao trabalho com esse público na instituição de ensino.

Foto: Divulgação / Escola Monteiro
Brincar desperta a criatividade e a imaginação

Segundo ela, a própria proposta pedagógica da escola leva em conta que o processo de ensino-aprendizagem se torna mais efetivo quando o conteúdo é oferecido incluindo elementos lúdicos, criativos e inovadores.

“Uma viagem para estudo do meio, uma experiência prática em laboratório ou no Espaço Maker que a escola mantém, a produção de uma peça de teatro e até uma gincana para marcar uma atividade avaliativa de Matemática são exemplos de iniciativas que envolvem e motivam os alunos. Incluir elementos que despertam a curiosidade e o interesse de crianças e adolescentes é uma forma de criar uma relação de entusiasmo pelo aprender. O conhecimento deixa de ser apenas formal e cristalizado para se mostrar como ele realmente é: um caminho para ampliar possibilidades e libertar”, diz.

Foto: Divulgação / Escola Monteiro
Experiência prática em laboratório da Monteiro: relação de entusiasmo pelo aprender.

Penha ressalta que as provas, os compromissos escolares, as atividades extracurriculares, o trânsito e a rotina cansam e desgastam também as crianças.

“Os pais precisam pensar nas férias como um período importante. Um tempo para descansar, sair da rotina e brincar sem compromisso. Aproveitar bem o período de férias pode ter uma repercussão positiva sobre o desempenho da criança no ano letivo que se inicia em fevereiro. Os adultos não voltam mais dispostos e revigorados depois de um período de férias? O mesmo acontece com as crianças”, considera.

A dica para os pais é, na medida do possível, incentivar o descanso e a brincadeira, permitindo experiências lúdicas e diferentes. “Sabemos que muitos pais continuam trabalhando enquanto a criança está de férias, mas é positivo tentar se organizar para proporcionar aos filhos algum tipo de lazer saudável, que não fique restrito ao celular, aos jogos eletrônicos e à televisão. Brincar é essencial para o desenvolvimento social, emocional e afetivo da criança.

Interagir com os colegas, estar em contato com brinquedos e praticar atividades lúdicas são exercícios fundamentais para a construção de conhecimento sobre o mundo. É isso o que vai ajudar a criança a ser mais ativa e criativa”, ressalta.

Foto: Divulgação / Escola Monteiro
A brincadeira contribui no desenvolvimento social e na construção de relações com os colegas.

Saiba mais:

– O grupo infantil Palavra Cantada tem uma música chamada Agenda Infantil, que brinca com o excesso de compromissos na rotina de criança e funciona como um alerta de um menino para seus pais. Ouça com seus filhos. É divertido e faz refletir. https://open.spotify.com/track/4q7kIzzxDx1f8B6EmKGEaG?si=0b497a0d307d4583

– A questão do tempo na tela atrapalha outras formas de brincar e interagir. Confira algumas dicas no link abaixo: https://monteiro.g12.br/quatro-conversas-para-ter-com-seu-sua-filho-a-sobre-os-habitos-de-tempo-na-tela/

Foto: Divulgação / Escola Monteiro
Brincar estimula a criatividade e a autonomia.

Fique ligado:

– As brincadeiras têm papel fundamental no processo de aprendizagem. É por meio delas que a criança desenvolve sua criatividade, autonomia e capacidade de reflexão. Elas contribuem para uma formação completa, englobando os âmbitos sociais, afetivos, culturais, cognitivos, emocionais e físicos.

– Brincar não significa apenas diversão, mesmo sendo algo muito importante. Além de se divertir, a criança desenvolve a memória, a concentração e aprende a se relacionar com o mundo.

– Por meio da brincadeira, a criança também exercita o seu relacionamento com os colegas, desenvolvendo seus sentimentos e habilidades para lidar com situações distintas.

– O estímulo motor propiciado pelo ato de brincar promove a melhora da capacidade motora da criança. A consciência corporal que é desenvolvida no brincar também está diretamente ligada à criação de mecanismos de autoproteção e autocuidado.