Após a recente polêmica da criança de oito anos que teve os cachos alisados e o cabelo cortado enquanto passava o final de semana com o pai, em Governador Valadares, Minas Gerais, um cabeleireiro de Araçatuba, no interior de São Paulo, decidiu ajudar a menina e se ofereceu para fazer um tratamento gratuito para que ela volte a ter o cabelo natural.
Gustavo Alves é cabeleireiro e especialista em cachos. Ele ficou assustado com o que viu e se ofereceu para ajudar a criança. “O que fizeram com ela foi um absurdo. Me compadeci com a situação dela e resolvi ajudar”, contou. Indignado, fez ainda um post no Facebook falando do caso.
O procedimento que o especialista em cachos quer fazer é a Remoção de Progressiva. De acordo com Gustavo, esse tratamento pode recuperar 90% dos cachos.
O procedimento
A Remoção de Progressiva é uma química que remove a progressiva do cabelo, estimulando o cacho natural da pessoa. O procedimento estimula o cacho natural, sendo assim, se o cabelo é ondulado, cacheado ou crespo, ele volta ao formato original.
O primeiro passo para o início da Remoção de Progressiva é o Teste de Mechas. Ele vai indicar se a progressiva ou alisamento é removível e o grau de remoção ou ondulação que conseguimos nesta remoção.
Passando no Teste de Mechas e após o procedimento de Remoção de Progressiva, em alguns casos consegue-se uma remoção de até 90% no primeiro dia.
Após o procedimento de Remoção de Progressiva e com o estímulo correto da ondulação em casa, a progressiva é totalmente removida dentro de seis meses a um ano, aproximadamente.
Gustavo Alves ainda disse que já tentou entrar em contato com a mãe da criança por mensagem nas redes sociais e vai estudar como pode tornar possível esse encontro, já que ele é do interior do Estado de São Paulo. Mesmo assim, vai fazer o possível para ajudá-la.
Entenda o caso
A menina, de apenas oito anos, foi passar o final de semana com o pai, em Governador Valadares, Minas Gerais. O caso viralizou nas redes sociais após a mãe da menina, Fernanda Taysa, fazer um desabafo em sua página particular. A atendente de padaria conta que soube da mudança de visual da filha pelo ex-companheiro, que ligou para avisá-la. Ainda assim, quando a pequena chegou em casa o susto foi grande.
— Na hora que eu vi, eu fiquei baqueada. Entrei em desespero. Ele falou que tirou as pontas do cabelo, mas cortou mais da metade.
O pai alegou que a menina pediu para alisar o cabelo. Segundo Fernanda, a criança confirmou o pedido, mas negou que quisesse cortá-lo. A “repaginada” teria sido feita pela madrasta. A mãe conta que a menina disse que, inicialmente, amou a mudança no visual, mas depois achou “feio” e chorou para ter os cachos de volta.
Fernanda defende que pai e filha sempre tiveram um bom relacionamento. Após a repercussão do caso, ele teria se desculpado pelo ocorrido e proposto pagar por um tratamento psicológico para a filha.