Duas cabras foram flagradas enquanto eram transportadas na carroceria de uma caminhonete durante a tarde do último domingo (1º). O carro com os animais seguia pela Terceira Ponte, sentido Vila Velha.
A cena inusitada chamou a atenção de motoristas que trafegavam pelo local, uma vez que os bichos estavam amarrados na caçamba do automóvel, junto a outros objetos, como sacolas.
O vídeo foi enviado à reportagem do Folha Vitória por leitoras que se depararam com a cena, no mínimo, incomum, e se compadeceram com a situação dos bichinhos.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Nas imagens, os animais não passam por nenhum tipo de maus-tratos e nem oferecem qualquer interferência no trânsito, o que levou muitos a se indagarem: é permitido transportar os animais daquela forma?
Passeio caprino é proibido
E para quem estava coçando a cabeça em dúvida se este tipo de transporte é autorizado. A resposta é não. Quem explica, é o responsável pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), capitão Anthony.
O transporte daquele tipo de animal em um carro como um da imagem é vedado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da resolução 291/2020,
Animais de criação, como caprinos, devem ser levados em veículo automotor com equipamento de contenção de carga fixo reboque ou semirreboque construído ou adaptado, mantido e licenciado para transporte de carga viva.
Em outras palavras, o passeio caprino neste tipo de veículo é proibido e configura infração grave. Quem for pego realizando este tipo de transporte pode sentir uma dor no bolso de R$ 195, 23, além da perda de cinco pontos na carteira de habilitação.
Leia Também: VÍDEO | Kombi escolar pega fogo após abastecer em posto de Linhares